Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.
Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?
sábado, 19 de dezembro de 2009
RBS: cinismo e caradurismo
Cerveja (ruim) patrocina o circo teen da RBS
Os adolescentes de Porto Alegre são campeões nacionais em consumo precoce de álcool, especialmente a cerveja. É o que diz uma pesquisa do IBGE, divulgada ontem.
O jornal Zero Hora, o principal veículo da RBS, edição de hoje, faz uma chamada de capa para a pesquisa, e dedica toda a página 32 a comentar o fato, sempre em tom de preocupado moralismo e discreta censura... ao álcool. Deduz-se, depois da leitura, que a responsabilidade é toda dos pais da meninada, uma vez que um especialista consultado afirmou empiricamente que "a explicação para a posição incômoda é cultural, muitos pais de Porto Alegre querem ter uma postura liberal com os filhos, mas acabam se tornando condescendentes".
A matéria de ZH jamais cogita de examinar a influência da propaganda do álcool na televisão, a qualquer hora do dia, e muito menos de mega-eventos teen patrocinados por fabricantes de bebidas alcoólicas.
Portanto, nada mais cínico, nada mais cara-de-pau. Logo a RBS, que detém o controle de uma empresa de eventos e explora o negócio responsável por montar anualmente dois circos, um em Florianópolis, outro em Atlântida, no litoral norte do RS. No circo, numa maratona de 72 duas horas seguidas, apresentam-se atrações musicais e bebe-se muita cerveja - mas apenas de uma marca, já que o principal cotista-patrocinador é um fabricante de cerveja de qualidade discutível. Público alvo do circo etílico rebessiano: crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
Coisas da vida.
Em Tempo: E o Ministério Público/RS e SC onde estão? Têm algo a dizer? Agirão ou permanecerão impassíveis?
Clique nas imagens para ampliá-las.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Contato com o blog Diário Gauche:
cfeil@ymail.com
Arquivo do Diário Gauche
-
▼
2009
(829)
-
▼
dezembro
(46)
- Comprovado: Yeda dorme em beliche...
- Termina 2009 e Lula não aprova os novos índices de...
- Agricultura Camponesa versus Agronegócio
- Socorro
- TVE: Yeda faz o jogo da RBS
- Faltaram esclarecimentos no balanço anual do minis...
- O gigante Keith Jarrett
- Amy Jade
- A blasfêmia da palavra perfeita
- RBS: cinismo e caradurismo
- Uma loura muito falsa e ordinária
- A São Paulo demo-tucana
- Feira da Economia Solidária vai até 22 de dezembro...
- Dos movimentos libertários à hegemonia neoliberal
- Vampiro Brasileiro e Arruda estão em Copenhague
- Ruralistas querem que qualquer prefeito possa revo...
- Isto é Ska!
- O significado do slogan da Nike
- É muito punk! - disse a tia Maggie
- Lula condena jornais que desprezam os fatos e emba...
- Ipea mostra presença do Estado no Brasil
- Arruda teria ajudado Yeda?
- Depois de dez anos...
- O vício de origem das pesquisas eleitorais
- Zero Hora corre para o vinagre
- Aquecimento global irá originar um bilhão de refug...
- Liberou geral: avaliação de riscos dos transgênico...
- Inscrições para o vestibular da Uergs encerram seg...
- A saúde do planeta está sendo debatida na Dinamarca
- Parabéns, povo boliviano!
- Mistério no Rio Grande: Gerdau doa dinheiro grosso...
- A cultura melhora o ser humano?
- Yedismo de fracassos liquida emissoras públicas
- Viva Bolívia!
- Fogaça e a Legolândia de Porto Alegre - parte 2
- FHC, Serra e as privatarias
- Resta uma saída: mudar de nome, pela oitava vez
- Aquele resultado selou o destino do Internacional ...
- Fogaça e a Legolândia de Porto Alegre
- Falta alguém em Nuremberg
- A imprensa aloprou
- Lembrando o Serjão Motta
- O estatuto da democracia tem caráter inegociável
- A bela voz e a fina estampa de Concha Buika
- Os apetites dos homens de bem
- O problema é o deficit hídrico dos organismos vivos
-
▼
dezembro
(46)
Links recomendados:
- Agência Brasil
- Agência Carta Maior
- Agência Pulsar
- Animot
- Biscoito Fino e a Massa
- Blog do Merten
- Blog do Nassif
- Blog do Planalto
- Blog Rádio COM
- Blogoleone
- Brasil de Fato
- Bullet Proof Blog
- Celeuma
- Cidadania.com
- Cloaca News
- Coletivo Catarse
- Coletivo Subverta
- Conversa Afiada
- Dialógico
- Diário Gauche (textos anteriores a Ago/2007)
- EconoBrasil - Economia Internacional
- Editora Expressão Popular
- Fórum de Reforma Urbana
- Grain.org
- Historiando
- Impedimento (Futebol)
- Instituto Humanitas - Unisinos
- Irã News
- Jornalismo B
- La Latina - Cinema
- La Vaca
- La Vieja Bruja
- Letteri Café
- Levante da Juventude
- Movimento Consulta Popular
- MST
- O petróleo tem que ser nosso
- Paideia Gaucha
- Partisan RS
- Pimenta Negra
- Ponto de Vista
- Porto Alegre Vive
- PT_Sul
- Página 12
- Pública, Jorn. Investigativo
- Radioagência NP
- RS Urgente
- Rádio da Universidade
- Sakamoto
- Sin Permiso
- Somos Andando
- Sátiro
- Tijolaço
- Varanda Cultural
- Vi o Mundo
- Via Campesina
Perfil do blogueiro:
- Cristóvão Feil
- Porto Alegre, RS, Brazil
- Sociólogo
10 comentários:
A Schin e a RBS se merecem, foram feitos um para o outro. Um chinelo velho sempre acha um pé torto.
- Desconhecia essa, Gustavo, do chinelo velho!! Dei uma bela de uma gargalhada. Quanto a Schin não era a empresa que recebeu incentivo do governo guasca e ao mesmo tempo está respondendo por sonegação fiscal?
Se eu estiver enganada, me corrijam, mas em estádios de futebol, em fardamento dos jogadores, na TV (antes das 22h), os comerciais de cerveja não foram proibidos? Se foram, como é que em eventos desta natureza, destinado à adolescentes, pode? Segundo os promotores, tudo transcorre sem "nenhum incidente"!!!
Você é desinformado, amigo: a venda de bebia alcoólica é proibida para menores dentro do Planeta Atlântida. Outra: as marcas que compram o evento o fazem muito mais pelo grande pacote de mídia que recebem (rádio, tv, jornal, internet, etc) do que pelo evento isoladamente. Em especiais com esse, o custo unitário de cada comercial cai a menos de 50%. Sem contar o grande número de chamadas. Quem trabalha com propaganda sabe do que estou falando. Sou a favor da propaganda de bebidas? Não. Mas não queira colocar um setor ou empresa como único culpado. Nesse particular, vale lembrar que os governos, todos eles, inclusive o atual, faturam alto com os tributos cobrados do setor. Logo, é o tema envolve um grande cinismo que começa pelo poder público.
Mais um deplorável dado estatístico que comprova a situação calamitosa em que se encontra o Rio Grande do Sul. O RS virou um referência de política sem ética, falta de consciência social, cidadania apática, obesidade... aqui predomina a incivilidade. Já ouvi várias pessoas dizerem: "se eu fosse mais jovem sairia daqui". Realmente, para os cidadãos com consciência social e lucidez e conhecimento sociológico é duro viver aqui.
Por isso precisamos buscar suporte em Borges, Goethe, Foucault... Ainda bem que temos um Presidente como o Lula, que é uma inspiração de vida com justiça, ética e solidariedade...
Ja tinha pensado nisso há uns 3 anos qdo RBS fez campanha contra alcool e TVCOM mostrava gurizada embriagada no Planeta (e achando isso divertido) c/ o tal do Piangers et caterva.
Cinismo, hipocrisia....
Estagiário da RB$ detected...
Anônimo das 15:19 :
Tu que és desinformado. A venda de bebidas alcoólicas não é proibida para menores DENTRO do Planeta Atlântida.
A venda de bebidas alcoólicas para menores é proibida DENTRO E FORA deste e qualquer outro evento.
Flics
Uma hipocrisia tacanha mesmo. Quanto a proibição, esta não deveria ser da venda, mas do consumo, afinal, todos sabemos que um ´´maior´´ compra um monte de cerveja e logo ali, os ´´menores´´ se divertem bebendo com ele as cervejas compradas e ninguém faz nada dentro ou fora do ``Planeta´´. O lance é cultural, mas, ao mesmo tempo, há uma condescendência brutal por parte de todos, portanto, Hipocrisia pura e simples!
HAHAHAHAHAHA
Alô, MP?
Postar um comentário