

Cerveja (ruim) patrocina o circo teen da RBS
Os adolescentes de Porto Alegre são campeões nacionais em consumo precoce de álcool, especialmente a cerveja. É o que diz uma pesquisa do IBGE, divulgada ontem.
O jornal Zero Hora, o principal veículo da RBS, edição de hoje, faz uma chamada de capa para a pesquisa, e dedica toda a página 32 a comentar o fato, sempre em tom de preocupado moralismo e discreta censura... ao álcool. Deduz-se, depois da leitura, que a responsabilidade é toda dos pais da meninada, uma vez que um especialista consultado afirmou empiricamente que "a explicação para a posição incômoda é cultural, muitos pais de Porto Alegre querem ter uma postura liberal com os filhos, mas acabam se tornando condescendentes".
A matéria de ZH jamais cogita de examinar a influência da propaganda do álcool na televisão, a qualquer hora do dia, e muito menos de mega-eventos teen patrocinados por fabricantes de bebidas alcoólicas.
Portanto, nada mais cínico, nada mais cara-de-pau. Logo a RBS, que detém o controle de uma empresa de eventos e explora o negócio responsável por montar anualmente dois circos, um em Florianópolis, outro em Atlântida, no litoral norte do RS. No circo, numa maratona de 72 duas horas seguidas, apresentam-se atrações musicais e bebe-se muita cerveja - mas apenas de uma marca, já que o principal cotista-patrocinador é um fabricante de cerveja de qualidade discutível. Público alvo do circo etílico rebessiano: crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
Coisas da vida.
Em Tempo: E o Ministério Público/RS e SC onde estão? Têm algo a dizer? Agirão ou permanecerão impassíveis?
Clique nas imagens para ampliá-las.
10 comentários:
A Schin e a RBS se merecem, foram feitos um para o outro. Um chinelo velho sempre acha um pé torto.
- Desconhecia essa, Gustavo, do chinelo velho!! Dei uma bela de uma gargalhada. Quanto a Schin não era a empresa que recebeu incentivo do governo guasca e ao mesmo tempo está respondendo por sonegação fiscal?
Se eu estiver enganada, me corrijam, mas em estádios de futebol, em fardamento dos jogadores, na TV (antes das 22h), os comerciais de cerveja não foram proibidos? Se foram, como é que em eventos desta natureza, destinado à adolescentes, pode? Segundo os promotores, tudo transcorre sem "nenhum incidente"!!!
Você é desinformado, amigo: a venda de bebia alcoólica é proibida para menores dentro do Planeta Atlântida. Outra: as marcas que compram o evento o fazem muito mais pelo grande pacote de mídia que recebem (rádio, tv, jornal, internet, etc) do que pelo evento isoladamente. Em especiais com esse, o custo unitário de cada comercial cai a menos de 50%. Sem contar o grande número de chamadas. Quem trabalha com propaganda sabe do que estou falando. Sou a favor da propaganda de bebidas? Não. Mas não queira colocar um setor ou empresa como único culpado. Nesse particular, vale lembrar que os governos, todos eles, inclusive o atual, faturam alto com os tributos cobrados do setor. Logo, é o tema envolve um grande cinismo que começa pelo poder público.
Mais um deplorável dado estatístico que comprova a situação calamitosa em que se encontra o Rio Grande do Sul. O RS virou um referência de política sem ética, falta de consciência social, cidadania apática, obesidade... aqui predomina a incivilidade. Já ouvi várias pessoas dizerem: "se eu fosse mais jovem sairia daqui". Realmente, para os cidadãos com consciência social e lucidez e conhecimento sociológico é duro viver aqui.
Por isso precisamos buscar suporte em Borges, Goethe, Foucault... Ainda bem que temos um Presidente como o Lula, que é uma inspiração de vida com justiça, ética e solidariedade...
Ja tinha pensado nisso há uns 3 anos qdo RBS fez campanha contra alcool e TVCOM mostrava gurizada embriagada no Planeta (e achando isso divertido) c/ o tal do Piangers et caterva.
Cinismo, hipocrisia....
Estagiário da RB$ detected...
Anônimo das 15:19 :
Tu que és desinformado. A venda de bebidas alcoólicas não é proibida para menores DENTRO do Planeta Atlântida.
A venda de bebidas alcoólicas para menores é proibida DENTRO E FORA deste e qualquer outro evento.
Flics
Uma hipocrisia tacanha mesmo. Quanto a proibição, esta não deveria ser da venda, mas do consumo, afinal, todos sabemos que um ´´maior´´ compra um monte de cerveja e logo ali, os ´´menores´´ se divertem bebendo com ele as cervejas compradas e ninguém faz nada dentro ou fora do ``Planeta´´. O lance é cultural, mas, ao mesmo tempo, há uma condescendência brutal por parte de todos, portanto, Hipocrisia pura e simples!
HAHAHAHAHAHA
Alô, MP?
Postar um comentário