Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O poeta Orelhinha e o revolucionário Bonito



Direitos Humanos, Movimento Estudantil e Comissão da Verdade”: esse é o tema do painel que será realizado dia 24 de novembro (sábado), das 9 às 12 horas, no anfiteatro do Colégio Julio de Castilhos, Av. Piratini, 76 - Bairro Santana, Porto Alegre.

Participarão do encontro Claudio Gutierrez (que falará sobre Luiz Eurico Lisboa, assassinado em São Paulo), Luiz Alberto Basso (que falará sobre seu irmão Jorge Alberto Basso, desaparecido na Argentina, durante a ditadura de 1976) e Calino Pacheco Filho (que falará sobre Nilton Rosa da Silva, assassinado em Santiago do Chile, por um comando de ultradireita, durante a ditadura pinochetista).

As fotografias deste post são registros do concorrido enterro do militante brasileiro, nascido em Cachoeira do Sul (RS), Nilton Rosa da Silva, conhecido como Orelhinha ou Bonito, dublê de revolucionário e poeta. 

No Chile, Orelhinha militou no MIR (Movimiento de Izquierda Revolucionaria). Foi assassinado com um tiro na testa, numa avenida de Santiago  
por franco-atiradores fascistas, postados no topo de edifícios, durante uma manifestação de massa contra o golpe que viria a acontecer meses depois, em 11 de setembro de 1973. 

O golpe no Chile contou com a ajuda secreta dos governos dos Estados Unidos e do Brasil. 

Em Santiago, hoje, há uma avenida com o nome do poeta Orelhinha ou revolucionário Bonito, Nilton Rosa da Silva.






3 comentários:

Anônimo disse...

Onde foi esse enterro Feil? Em Satiago do Chile?

Anônimo disse...

Onde consigo o DVD do filme Missing de Costa Gravas?Um relato brilhante desse periodo e da participação da CIA e de brasileiros ministrando aulas de tortura no estadio nacional.Atuaçoes memoraveis de Sissy Specek e Jack Lemmon

Cristóvão Feil disse...

Sim, o Bem Bolado (outro apelido do cara) está enterrado em Santiago.

Abç.

CF

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo