Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mais crimes da ditadura, ou de como transformar um índio em torturador




Este pequenos vídeo mostra que a ditadura civil-militar 1964/85 incorporou como prática de Estado a tortura e o crime para combater os seus adversários. O desfile público mostrando o pau-de-arara (foto abaixo) evidencia o grau de naturalidade com que o regime ditatorial encarava a tortura, bem como o uso de indígenas como agentes do Estado no combate aos inimigos do regime.

O filme é parte do acervo sobre 60 povos indígenas, coletado durante quatro décadas pelo documentarista Jesco von Puttkamer (1919-94) e doado em 1977 ao IGPA (Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.


5 comentários:

Ary disse...

Duvido que haja cena mais triste e chocante do que esta. É isso que um ministro da mais alta Corte do país chama de "mal necessário". É esse regime que a Folha chama de ditabranda. Plateias em camarotes aplaudindo. A bandeira do Brasil tremulando. Que tempos! Se faziam isso em desfile público, na presença de altas autoridades, o que faziam nas matas, longe das câmaras e holofotes? É de causar vergonha pertencer à espécie humana. Não há cena mais chocante do que essa.

Anônimo disse...

O pau de arara em si já é horrível, mas ele é só a ponta do processo. Há no vídeo bastante evidências de que os índios foram educados para a violência, a agressão e a tortura. A tribo devia servir de exemplo. É muito triste. Não podemos deixar isso acontecer nunca mais. Não há retorno. Esses índios tornaram-se certamente pessoas muito violentas ou então completamente loucos.

Anônimo disse...

Mas bah tche! Me cairam os butiás do bolso. Só podia ser coisa do PT no Governo. É verdade que o Tarso transferiu o ponto Facultativo do dia do funcionário público já passado (28/10)que caiu num domingo para sexta feira próxima para legalizar um feriadão? Mas que capacidade tem essa gente de inventar maracutaia, minha gente.
Coitado desse Estado.

Nelson disse...

Como bons alunos, os torturadores aprenderam à risca as lições recebidas da grande democracia do norte (Escola das Américas). Já professores na arte de torturar, quiseram repassar seus conhecimentos para ampliar o time de terroristas.

Anônimo disse...

Isso é estarrecedor!O número de mortos pela ditadura é MUITO MAIOR do que se costuma apresentar.Praticaram genocídio!Deveriam ser enforcados em praça pública os responsáveis por isso.Chama a atenção o comentário da jornalista: como o Jesco não era jornalista,ele não recebeu nenhuma ordem para "sumir com isso"!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo