Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A guerrilha infantil pelo conhecimento



Sede de conhecer (no Afeganistão). A comunhão pelo conhecimento. Em francês, a expressão connaissance é mais rica que em português, quer dizer co-naissance, comunhão, co-nascimento, nascer junto (na sala de aula coletiva, com os demais). Relaciona nascimento com comunitário. Conhecer é nascer-crescer em comum, de forma compartilhada, com o outro. É renascer, nascer novamente, agora em comunidade. Na sala de aula, como na caso da foto, em meio a uma guerra inútil nos confins do Afeganistão. 

Essas crianças (na praxis) fazem a antítese da guerra, derrotam a morte através do conhecimento que adquirem em comunhão e solidariedade.

Fotógrafo desconhecido.

Um comentário:

Eduardo disse...

BELÍSSIMA foto.

Aliás, as fotos/ilustrações do cabeçalho do blog são sempre sensacionais. É uma pena que o leitor perca as imagens de vista a cada atualização. Sugiro que cries um "arquivo" das fotos de cabeçalho. Poderia ser uma galeria no Flickr ou no Picasa ou até uma postagem normal do blog, atualizada a cada troca de foto. Que tal?

Sobre a ausência de meninas na sala de aula afegã: é um absurdo lamentável. Assim como é lamentável que as salas das escolas públicas brasileiras estejam cheias de meninas e meninos e quase todos, independente do sexo, saiam de lá com lacunas gravíssimas (o tal analfabetismo funcional). O Afeganistão e o Brasil ainda têm muito a avançar.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo