Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Centenas de jovens fazem manifestação pela qualidade da educação no País


Nesta quarta-feira (28), cerca de 800 jovens de diversas regiões do estado (Erechim, Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, São Borja, Alegrete, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul) estarão mobilizados em Porto Alegre em defesa da educação. 

A mobilização ocorre concomitantemente em doze estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Distrito Federal, Pará) do país e visa denunciar as precárias condições da educação brasileira e apontar alternativas para a sua transformação.

Em Porto Alegre, a mobilização inicia com concentração em frente à Prefeitura às 8h. Logo após, haverá a entrega das pautas da mobilização à administração municipal, principalmente referente à Educação Infantil. O ato segue com marcha até o Palácio Piratini, que culminará com audiência junto ao Governo do Estado, no qual a juventude apresentará a proposta de tornar o estado território livre de analfabetismo. 

Após, os jovens realizarão uma caminhada até a Universidade Federal do RS (UFRGS), onde serão recebidos na Reitoria para realização de audiência. A principal reivindicação é a implementação imediata da Lei Federal que assegura 50% das vagas do vestibular para alunos negros e de baixa condição sócio-econômica. No período da tarde, oficinas e intervenções serão realizadas.

A mobilização em Porto Alegre integra a campanha nacional por um Projeto Popular para a Educação, promovida desde o início de novembro pelo Levante Popular da Juventude. A campanha busca apontar respostas para a educação, que atendam as demandas históricas da população brasileira. Tornar o Brasil um território livre do analfabetismo é uma das pautas da Campanha, visto que, atualmente, 9,6% dos brasileiros acima dos 15 anos não sabe ler e escrever, segundo o IBGE. A criação de creches para mães estudantes, o acesso pleno à Universidade, a oferta de cursinhos pré-vestibulares e pré-ENEM à população, a educação do e para o campo, o acesso ao transporte e à cultura e a regulamentação das Universidades e faculdades particulares são também pontos de reivindicação.

O Levante Popular da Juventude é um movimento social organizado por jovens que visa contribuir para a criação de um Projeto Popular para o Brasil. Não é ligado a partidos políticos.
 
Com caráter nacional, tem atuação em 17 estados do país. Sobre a mesma identidade se propõe a organizar a juventude seja ela do campo ou da cidade, estudantes ou moradores das periferias urbanas, para defender os seus direitos.

Além disso, o Levante organiza a juventude para fazer denúncias à sociedade, por meio de ações de Agitação e Propaganda. Em 2012, organizou manifestos pela responsabilização dos militares acusados de tortura durante o período da ditadura civil-militar. O Levante Contra a Tortura foi realizado em vários estados do país, através de ações de escrachos em frente à casa e locais de trabalho dos militares.

3 comentários:

Paulo Augusto disse...

Quero ver se a RBS vai noticiar... Afinal a educação é a nova bandeira do Partido...

Anônimo disse...

Muito bom, só que dizer que o Levante não é ligado a partido é olhar apenas pela perspectiva institucional. O Levante vota (e elege) muitos candidatos do PT.

Anônimo disse...

Como fico feliz em ver movimento "não ligado a Partido Político".
É disso que precisamos. Meu Sindicato, o SINTAE, o qual participei ativamente nas décadas de 80 e 90, depois disso, se filiou a CUT e se encostou no PT e desapareceu em relação as prioridades da classe. Seus membros são ativos e muito ativos, na época de eleições distribuindo santinhos de candidatos petistas nas escolas. É lamentável que uma Entidade representativa de classe (pretos, brancos, gremistas e colorados, católicos e umbandistas, Arena e MDB) tenha lado.
Mas não se iludam muito. Se esse movimento se tornar popular, lá estarão os urubus políticos tentando tirar suas casquinhas para depois colher os frutos da glória via corrupção, nepotismo e outras tantas falcatruas.
Vamos esperar

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo