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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

'Trabalho Interno', o documentário na íntegra


Um documentário que custou 20 trilhões de dólares. Cifra exorbitante? Talvez não para os responsáveis pela quebradeira que ocasionou o tsunami da crise financeira de 2008, quando milhares de pessoas perderam seus empregos e suas moradias.

Indicado ao Oscar como melhor documentário e conduzido pelo diretor Charles Ferguson, "Inside Job" (Trabalho Interno) é mais um filme que retrata os lados obscuros de Wall Street. 

Narrado por Matt Damon, o documentário revela verdades incômodas da pior crise já vista desde 1929.

Baseado em uma extensa pesquisa e séries de entrevistas com políticos profissionais, economistas e jornalistas, o filme revela as corrosivas relações de governantes, agentes reguladores e a Universidade. “Inside Job” expõe também uma teia de mentiras e condutas criminosas que prejudicaram seriamente a vida de milhões de pessoas, principalmente pela cobiça, cinismo e mentiras.
“Se você não ficar revoltado ao final do filme, você não estava prestando atenção”, diz uma das frases promocionais do documentário. A revolta é clara: a principal economia do mundo mergulhou em uma forte crise, levando consigo diversas nações.
Os causadores de tudo isso já voltaram a dar “conselhos” para governos e sociedades.
Legendas em espanhol, 1h 48 minutos de vídeo (na íntegra).   

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Assisti esse filme em 2011, o diretor Charles Ferguson tem um alvo bem identificado: mostrar ao mundo que Wall Street é podre e que seus agentes ingressam nas entranhas dos governos, inclusive de Obama, para espoliar a tadinha da humanidade.

É claro que nem tudo que está no filme é mentira. Vivemos ainda na "fogueira das vaidades" onde a cobiça, a ambição e, sobretudo, a hipocrisia continuam a ser valores em alta neste mundo de competição. Mas será que a vida é assim mesmo?

Muitas pessoas citadas no filme, como vilãs, não quiseram dar seu depoimento e o diretor astutamente joga esse jogo: os cabras omissos são culpados, sem maiores questionamentos.

Muito fácil vender um filme assim. E o cara vendeu porque levou o Oscar de melhor documentário.

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