Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O quarteto Danças Ocultas



Danças Ocultas é o nome de um grupo musical português constituído por Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel. Eles executam o acordeão diatônico, em Portugal conhecido como concertina. É para ver como a música platina e mesmo a do Rio Grande do Sul não é tão original e autóctone como se poderia supor. 

bandoneón platino, por exemplo, que está na raiz do tango, é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante à concertina, embora o bandoneón não seja diatônico (quer dizer, ele tem o mesmo som ao abrir e ao fechar o fole). Aliás, me perdoem os argentinos e uruguaios, mas saibam que o bandoneón foi inventado na Alemanha, por um certo músico chamado Heinrich Band, que morreu em 1860. Daí o nome: bandoneón.   

No Rio Grande do Sul já tivemos uma fábrica de bandoneões, a Danielson & Goettems, de Santa Rosa. A Alemanha ainda é a grande fornecedora deste instrumento musical, hoje. 

Um comentário:

Jean-Pierre Bianchi disse...

Amigo, o bandoneón que se usa no sul da américa do sul produz notas distintas ao abrir e fechar o fole apesar de não ser diatônico.

http://www.bandoneon.com.br/2010/07/diatonicocromatico-terminologia-correta.html

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo