Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 25 de agosto de 2012

Chargista boçal faz apologia de crime no jornal ZH



O chargista, de forma oblíqua, está fazendo a apologia de crime (veja a charge acima). Qual crime? O crime ambiental contra a fauna silvestre, no caso, da perdiz (tinamídeo) que representa um dos mais antigos grupos de aves do continente americano, com registros fósseis do Mioceno (estamos falando de cinco milhões de anos atrás, segundo a Wikipédia).

A caça esportiva ou amadorística está proibida no Rio Grande do Sul (de resto, no Brasil todo) desde 2005, com ratificação proibitória pelo Poder Judiciário, em 2008.

A punição à apologia de crime (ou de criminoso) está prevista no Código Penal Brasileiro, artigo 287.

O referido chargista sem graça está brincando com algo sério. Na qualidade de jornalista de um diário com grande circulação e variado número de leitores de todas as idades, deveria reprimir os seus impulsos antissociais, ecocidas e transgressores da lei. 

De outra parte, é de lamentar a linha editorial da empresa que o contrata, por demais comprometida com tipos antissociais e portadores de um anti-humor casca-grossa e boçal. 

8 comentários:

Anônimo disse...


A criminalização dos movimentos sociais, o corte no orçamento do INCRA/2012 em 70%, o trancamento no congresso da revisão do índice de produtividade pelos políticos ruralistas inclusive do PT: Inviabiizaram o INCRA marginalizando seus funcionários com um salário aviltante, defasado 70% em relação aos funcionários do MAPA que trabalham em atividades correlatas para o Agronegócio. Dilma mudou de lado a tortura e o torturado. Dá a entender que os seus ideias, agora no governo, são outros. Esperamos estar enganados!...

Anônimo disse...

Ai eu fico pensando da diferença do discurso com a realidade. FHC que o discurso afirma que era um neoliberal excludente assentou mais fámilias que durante todo o governo Lula e Dilma que tem um discurso socialista e que na prática assentou menos que FHC. Durama-se com um barulho deste.

Anônimo disse...

Mas o que está em questão não é justamente a falta de senso desse personagem? É um cara que tem o Mussolini como ídolo, nem por isso está fazendo apologia do fascismo. Concordo que o Iotti é tosco, que a piada é sem graça, mas não dá pra considerar apologia ao crime.

Anônimo disse...

A espingarda na mão do bonequinho deixa claro a intensão de predar do desenhista.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Se houvesse controle social da mídia no Brasil, o Iotti estaria frito. No seu lugar, ingressaria um chapa branca qualquer.

Todo meu apoio ao Iotti, não existe nada melhor do que perdiz (que não está em extinção), o prato faz parte da cultura culinária dos gringos com polenta.

Oscar T disse...

Chamar o Iotti de boçal é elogio: então ele é algo mais que medíocre e sem graça.

Anônimo disse...

O que o Brasil precisa, em especial a imprensa gaúcha é de Controle Social da Imbecilidade, para impedir que a indigência intelectual de gente como o Iotti se propague.

Anônimo disse...

Aliás, o Maia, qualquer coisa que se mexa faz parte da 'cultura' culinária dos gringos da serra. É notória a devastação que fizeram ao se instalarem lá com a maioria dos pássaros.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo