Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Encolhimento do espaço público e alargamento do espaço privado



Trecho de palestra da professora Marilena Chauí, que fala da classe média, esse suporte social da ideologia conservadora, do atraso e da violência simbólica no Brasil, mas sobretudo em São Paulo. 

Im-per-dí-vel! Quem ignorar esse vídeo de 23 minutos é porque é um serrista empedernido e uma "abominação política", como diz Marilena nesta fala, com muito humor. 

8 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Marilena Chaui que se acha acima do bem e do mal, dona dos melhores argumentos e da super inteligência, é mesmo uma aberração cognitiva. Ela até tem razão na discussão com certos trogloditas, mas o conservadorismo classe média faz parte do pacote de inclusão social. Tudo passa por um investimento chamado educação. Infelizmente certa esquerda -- que ela representa -- não tem nenhum interesse em esclarecer e desalienar o povo brasileiro.

Anônimo disse...

Grande professora. Tenho orgulho de ter sido seu aluno. Continuo aprendendo com suas aulas, como essa - aula sobre o dia a dia da perdida são Paulo. A idiotia e o fascismo estão com a classe média paulistana. É a demonstração de poder da classe média predadora e separatista paulistana. Foi assim em 30,32,54, 64,89, 2005 e hoje.

armando do prado

Anônimo disse...

Glauco F. Menezes

Que lindo, eu achava que delirava por perceber algumas coisas deste modo, sobre esse incosciente coletivo Paulistano, aí vem essa grande Figura, e tudo cai como uma palavra justa...verei várias vezes este discurso...lembro que na faculdade eu ficava 1 mês para assimilar 1 capítulo... mas quando "caía a ficha" ...eureca...Essa moça ajuda a gente digerir grandes "não ditos" ...obrigado

Anônimo disse...

Essa senhora fala como se estivesse ainda em 1980 e como se o Marx tivesse publicndo seus livros ano passado. Todos esses conceitos que ela usa ja estao ultrapassados! Entrei aqui por que falava em apropriacao do espaco publico pelo capital privado. Esse, sim, um tema muito atual, mas o assunto esta todo desvirtuado, sem pe nem cabeca... O fenomeno da privatizacao do espaco publico ocorre no mundo inteiro, nao soh em sao paulo, pois tudo virou mercado. Infelizmente, nessa historia, quem vende o espaco (e da condicoes pra que o capital privado faca dele o que quiser) eh o proprio governo! E quem esta comprando nao eh ninguem da classe media, eh da classe alta. Essa sim comanda os rumos da sociedade, essa sim controla quem entra e quem sai do governo, ela tem membros em todos os niveis do governo (e.g. Sarney, coronel eterno de Brasilia, um dos carrapatos mais gordos agarrados no couro do pais, e que ta mais como uma carrapata, deixando suas crias antes que se va embora, ja tarde, mas eh soh um exemplo). Acima de tudo, foi a essa gentalha que a cuscada que ta hoje no governo federal teve que se vender pra chegar onde estao hoje. Por isso estamos com tantos ministros incompetentes, e tantos escandalos, pois pra pagar pelos muitos favores que devem tiveram que deixar a porta dos fundos aberta. Ai esta outro mercado, o loteamento de cargos no governo. Ou seja, apontem o dedo pros responsaveis, que estao la em cima. Que deixem o pobre do Serra em paz ou que ao falar dele, mencionem quem esta em Brasilia, e no Maranhao. Pra mim que soh nao gostam dele porque tambem eh um velho feio e sem carisma, mas que tem uma ideia muito melhor sobre o tema do que essa tia.

Anônimo disse...

serra, vendilhão da pátria como seu chefete e seus comparsas, é um pilantra e um canalha, igual aos que o defendem.

Anônimo disse...

"Aí está talvez a grandeza de "Retrato Calado", livro reeditado agora, no qual Salinas Fortes descreve suas prisões e torturas na ditadura militar e, assim, elabora o mais profundo dos traumas, este que nos leva à "cena primitiva": o trauma de descobrir um país sem argumentos. País que periodicamente entra na via larga da porrada e sai sempre com as mãos ilesas."

Eugênio

Anônimo disse...

Fazia tempo que não escutava tamanhas sandices como ouvi da boca dessa mulher.
Lamentável observar tamanha cegueira mental, revestida por evidente ódio e inveja alheios.
Triste.

Anônimo disse...

Quando alguém denuncia a injustiça social no Brasil, a direita levanta a alegação primária, que não convence nem as crianças, de que se trata de INVEJA. Olha a miséria mental dessa gentalha direitosa...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo