Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 19 de maio de 2012

Luta de raças explícita na mídia brasileira



O vídeo, a produção e a exibição são da TV Band. A jornalista - branca e de cabelo pintado de louro - não se sabe quem é. Só sabemos que é racista, debochada, boçal, covarde e ignorante. Não precisa ler ''Casa-Grande & Senzala'', do Gilberto Freyre. Basta ver esse pequeno vídeo de três minutos. Está tudo ali, e mais Foucault: luta de raças explícita, ao vivo, sem censura, na TV brasileira.

Cabe uma só pergunta: a jornalista agiria assim, ficaria tão à vontade, folgada, se o rapaz fosse branco e filho de papai da classe média ou alta?

Essa é a mídia que temos, e não é essa mídia que queremos. Fica provado que faz falta um marco regulatório na imprensa brasileira, para que lixo como esse não seja exibido como programa de entretenimento e formação.

24 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sim, a repórter é cretina e limitada, mas o cara também não é anjinho. Só faltava essa, querem que os crentes do Foucault ditem as regras do que é bom e do que é ruim.

Anônimo disse...

Ô Maia, deixa de ser ignorante, rapaz. Não se trata de ver se é santinho ou não. Tu também não é. O caso é o cara passar por um julgamento em foro adequado, tendo provas produzidas legitimamente e não sendo submetido ao ridículo por não possuir educação que gente como tu e essa repórter pretensamente possuem para poderem desrespeitar tudo o que acabei de dizer e ainda fazer pretensa graça disso.

Anônimo disse...

Olá,

O nome da moçoila é Mirella Cunha e trabalha na Band Bahia:

http://www.band.com.br/tv/bahia/noticias.asp?id=100000503087

abraços

uma leitora disse...

nossa, bem ridiculona... mas a tv brasileira está cheia de programas que humilham gente pobre e com pouca escolaridade, é revoltante, o Brasil, pais miscigenado e "sem preconceitos" é um ovo de serpente

Nadya Polli disse...

Independente da culpa ( ou não do rapaz) não cabe essa idiota julgar e sim o judiciário. Cobertura jornalística de ordem racista e classista , bem aos moldes do Império Midiático acostumado a por cabresto no povão. Gostaria de ver a debochada frente a frente com um filhinho de papai , acusado de estupro. Despreparada e sem educação.

Anônimo disse...

Quando o estuprador (de fato) era o filho de Sergio Sirotsky não vi jornalista nenhum ter comportamento nem parecido com o dessa idiota. Quem denunciava, o Blogueiro Mosquito, foi misteriosamente encontrado morto em seu apartamento...

Enfim.. o filho do bacana, mesmo tendo sido comprovado não só o estupro, mas o comportamento delinquente do boçalzinho, não recebeu nem de perto o tratamento que esse rapaz recebeu em rede nacional.

Karla disse...

A questão não é a culpa ou inocência do suspeito,mas sim a forma debochada que a "jornalista" o tratou como pessoa.Me revolta,tenho nojo de peddoas assim.

felipe disse...

COMO QUE NAO ACONTECE NADA COM GENTE QUE HUMILHA E DESRESPEITA UMA PESSOA ASSIM.. NA CARA DURA.. PRA TODO MUNDO VER????? LIXO!!!
ESSA MIRELLA CUNHA É UM LIXO DE REPORTER/SER HUMANO/MULHER.. INDEPENDENTE DO QUE ELE TENHA FEITO.. NAO JUSTIFICA A ATUAÇÃO DELA..

DEVE TA PROCURANDO UMA PROMOÇÃO NA TV PRA QUEM SABE APARECER NUMA REVISTA MASCULINA..

NADA CONTRA AS LOIRAS.. MAS REALMENTE ESSA É UMA LOIRA BURRA!

Anônimo disse...

https://twitter.com/#!/MMirellacunha

Anônimo disse...

Chocada com a atitude da repórter...não foi nada ético nem profissional a forma como ela conduziu a entrevista. Infelizmente, é muito disso que tem sido veiculado na mídia atualmente. Pseudo jornalismo!

Alexandre Haubrich disse...

A violência eufemismada de jornalismo: “Paulo Sérgio, estuprador” http://jornalismob.com/2012/05/21/a-violencia-eufemismada-de-jornalismo-paulo-sergio-estuprador/

lizete disse...

Repugnante o deboche dessa reporter, o rapaz não flor que se cheira, mas isso não dá o direito dela ficar tripudiando em cima dele, sabendo que é uma pessoa que não tem cultura nenhuma, foi covardia muito nojento!! alguem deveria tomar providencias contra essa reporter para ela aprender como lidar com seres humanos.

Gabriel disse...

nossa, como diriam os replicantes: pra onde vai o mundo? Esse é o nosso senso de entretenimento, humilhar ou ver alguém sendo humilhado.

Mas às vezes parece que o vídeo é até meio combinado... sei lá
mas a repórter até que parece bem gostosinha

Anônimo disse...

Sem comentarios,o trabalho dessa moça.

Maestro Carlos Fagundes disse...

Olá, está na hora de acordar meu povo, isso é puro preconceito.Já que essa jornalista de meia tigela é tão instruída, custava informar ao acusado, ficou fazendo gracinha com a pessoa, porque ela não se imagina no lugar dele, sem oportunidade de vida, sem oportunidade de ter uma boa educação. Manda essa idiota vir falar comigo, vou fazer perguntinhas que ela não vai saber responder, e vou agir da mesma forma que ela agiu com o jovem aí, me perdoem o desabafo, mas to cansando preconceito.


vou deixar meu email e site para ver essa idiota tem coragem, de me processar.


www.maestrohortmann.com

carlos@maestrohortmann.com

http://www.facebook.com/carlos.hortmann

Anônimo disse...

eu gostria de ver um programa policial de auditório em que o moderador é um sujeito meio irritado que ameaca dar porrada em banqueiros de olhos azuis e baroes midiáticos. Ai eles mesclariam cenas de estúdio com cenas de repórteres tendo que pegar empréstimo nos bancos e passando por revista policial e o diabo-a-quatro. O ponto alto vai ser quando o apresentador ameaca fazer justica com as próprias maos e o auditório vai ao delírio!!!
marcelo

Aldo disse...

Hum.... gostaria de ver essa repórter entrevistando o Thor BAtista, filho do Odin, ops... do Eike... será que ela ficaria tãooooo à vontade.... zombaria dele também???? Faria piadinhas a respeito dos pontos dele na carteira, da velocidade, do carro, do pai... ou da mãe?????????????? ahhhhhh essa eu queria ver.....

Anônimo disse...

reporterzinha bagaceira de um programete mais bagaceiro ainda. esse é o (baixo) nível da imprensa brasileira.
ps: parece que rede bunda suja tá querendo contratar a rapariga, pra fazer parelha com a abelhinha, o santaninha filhote do boçal-mor, lassiê e outras imundícies quetais.

Gilnei J O da Silva disse...

Nesta terça-feira (22.5), jornalistas baianos divulgaram uma carta aberta repudiando os abusos cometidos por programas policialescos na Bahia. A nota foi emitida após reportagem do "Brasil Urgente" com a repórter Mirella Cunha, da Band-BA, ganhar repercussão nacional nas redes sociais.
De acordo com o texto, "provoca a indignação dos jornalistas abaixo-assinados e motiva questionamentos sobre a conivência do Estado com repórteres antiéticos, que têm livre acesso a delegacias para violentar os direitos individuais dos presos, quando não transmitem (com truculência e sensacionalismo) as ações policiais em bairros populares da região metropolitana de Salvador"
Além disso, os autores da carta ressaltam que “a responsabilidade dos abusos comumente cometidos no Estado não são apenas dos repórteres, mas também dos produtores do programa, da direção da emissora e de seus anunciantes- e nesta última categoria se encontra o governo do Estado que, desta maneira, se torna patrocinador das arbitrariedades praticadas nestes programas. O governo do Estado precisa se manifestar para pôr fim às arbitrariedades; e punir seus agentes que não respeitam a integridade dos presos”.
Por fim, o documento pede aos órgãos competentes que acompanhem o caso e garantam que o acusado tenha seus direitos garantidos e seja julgado com imparcialidade.
Ler o texto na íntegra >> http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/ultimas_noticias/50006/jornalistas+baianos+repudiam+atitude+de+reporter+da+band+ba+em+carta+aberta

Katia Fonseca disse...

Senti náuseas e não consegui assistir ao vídeo até o fim (e são só 3 minutos...). É revoltante a postura da pseudorepórter!!! Devia ser demitida por justa causa alegando-se violação de Direitos Humanos...

Katia Fonseca - Campinas

Oscar T disse...

Está no Facebook Mirela Cunha.9.
Só podia ser da Band: emissora tucana, que só olha p/ SP como um paraíso.
Caso não saibam, tinhamos pior no RS, PAULÂO do Policia Em Ação. Adivinharam p/ qual emissora trabalhava? Recentemente falecido em acidente.

Anônimo disse...

Tah parecendo que o deboche da jornalista foi mais grave que esse delinquente fez! O povo brasileiro que soh tem pena! O cara roba as correntes de ouro de uma inocente, aí porque é debochado na entrevista vocês tem pena dele? Acordem! Eu falo bem feito pra esse marginal! Se ele não tivesse roubado nao estaria sendo entrevistado!!!

Gilnei J O da Silva disse...

Enquanto um marco regulatório da mídia não vem, ao menos o MP e MPF da Bahia cumprem com suas funções, para que esse tipo de jornalixo não passe impune:
MP-BA apurará abusos cometidos por programas sensacionalistas
para tentar impedir que abusos e graves violações aos direitos humanos continuem a ser praticados por programas sensacionalistas, o Ministério Público do Estado da Bahia adotará as providências exigidas por lei para responsabilizar os profissionais e agentes públicos envolvidos nessas práticas, bem como alertará os responsáveis pelos veículos de comunicação sobre a necessidade de respeito aos dispositivos constitucionais...
Ler+ » http://www.mp.ba.gov.br/visualizar.asp?cont=3833
+++
MPF/BA representa contra repórter do Programa Brasil Urgente por indícios de violação de direitos constitucionais do “entrevistado”, que se encontrava preso, à disposição do Estado, em uma delegacia de polícia
A Ban, os responsáveis pelo programa "Brasil Urgente" e a repórter Mirella Cunha podem ser condenados pela Justiça baiana pelo crime de abuso de autoridade e ofensa contra o homem detido entrevistado
De acordo com a Procuradoria também há indícios de abuso de autoridade, de ofensa a direitos da personalidade, bem como de descumprimento da Súmula Vinculante do STF, que limita uso de algemas a casos excepcionais...// o uso da algema deve ser aplicado a casos de resistência de prisão, entre outros excepcionais. "Curiosamente, a entrevista foi exibida há alguns dias, mas ganhou repercussão ontem (segunda, 21), mesmo dia em que Carlinhos Cachoeira depôs na CPMI. Com um bem remunerado advogado (o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos), sem algemas, Carlinhos Cachoeira não produziu provas contra ele mesmo. O tratamento que recebeu em Brasília foi bem diferente dado ao rapaz da reportagem aqui em Salvador"...
Ler+ » http://www.prba.mpf.gov.br/mpf-noticias/direitos-do-cidadao/mpf-representa-contra-reporter-do-programa-brasil
Ler+ » http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ba/2012-05-23/procurador-pede-providencias-contra-reporter-da-band-na-bahia.html

Ana Angelica disse...

Essa "jornalistazinha cretina" não deve ter cursado uma "faculdade" quisa uma "Universidade" de jornalismo. Uma "Boçal" que se auto intitula "Paladina da Cultura". Concordo que o meliante deva ser punido com os rigores da lei, mas acima de tudo dever ser respeitado como ser humano. E viva a "CASA GRANDE E SENZALA". Expresso aqui meu total repudio. CAD^o DATENA agora?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo