Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 9 de maio de 2008



CQD – Como Queríamos Demonstrar

Quod erat demonstrandum é uma expressão em latim que significa "como se queria demonstrar". Pois, a notícia que está em todos os jornais hoje, já tinha sido divulgada no dia 14 de abril último aqui neste modesto blog de província. CQD!

A Polícia Federal e a sindicância interna da Casa Civil identificaram o secretário de Controle Interno do órgão, José Aparecido Nunes Pires, como o vazador do suposto dossiê elaborado no Palácio do Planalto com gastos do ex-presidente, professor Cardoso. Esta notícia está na Folha, hoje, e em todos os órgãos da mídia.

As investigações detectaram troca de e-mails entre José Aparecido e um assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Aparecido foi o único dos cinco secretários e diretores da Casa Civil a ter o computador apreendido pela sindicância aberta por Dilma Rousseff.

Aparecido é militante histórico do PT. Foi levado para a Casa Civil por José Dirceu, o antecessor da ministra Rousseff. Funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União, assessorou vários deputados petistas em CPI’s, incluindo Dirceu, cassado em 2005, e a quem ficou muito ligado. Aparecido chegou a disputar em 1994 uma vaga de deputado federal pelo PT de Goiás, mas não foi eleito.

CQD!

Leia o post “José Dirceu quer prejudicar ministra Dilma Rousseff aqui.

25 comentários:

Anônimo disse...

E a Álvara, onde anda aquela raposa felpuda, gente?
Agora ela pode contar tudo, contar que foi ela que mandou o "pacote" pra revista VEJA. Aquela traidora da classe operária.

Ophélia com Fêagá

Anônimo disse...

Engraçado como os petistas defendem até a morte Delúbio/Dirceu/Landrover, até que a casa cai. Daí passam a ser "inimigos contra o projeto do povo de Lulla e Dilma". Até que a casa caia para Dilma também. Esse filme já tá velho...

Anônimo disse...

De novo, insisto: Dirceu não tem nada a ver com isso. O trabalho do PIG está tendo sucesso, jogando uns contra os outros. A cada dia, aparece um dado novo, numa fenomenal conspiração de Dirceu cotra Lula e os petistas de verdade (sic). Devagar, pois a direita está morrendo de rir da ingenuidade de quem acredita nessa conspiração a la operação Cohen, sem comunistas.


armando

Anônimo disse...

Vamos ver na eleição o resultado do PIG.... O que eu tenho visto é a venda dos jornais impressos despencar.... Tenho visto a popularidade do Lula subir... A esquerda está se unindo, quem tá se matando é o PSDB e DEM.

Anônimo disse...

Dirceu não é esquerda há muitos anos, Armando.
Como que vc explica então o fato de ele ter ido à revista Piauí e declarar o que disse? Bancando o influente com mega-empresários, criticando Cuba, elogiando safados da direita, tendo intimidades com Don Carlos Slim, o cara mais rico do mundo, sugerindo que é um "new business man very fashioned", e dedurar o pessoal do PT do Sul, por ter tomado uns caraminguás com o PT Nacional.
Como vc explica, Armando, à luz de uma noção socialista e solidária?

Anônimo disse...

Olha aí o neoanarcopetismo que é contra o governo mas mama dele, tentando salvar a alma da ex-ex-ex-guerrilheira trabalhista Dilma. Agora tudo é culpa do Dirceu. O Dirceu virou o cú-de-plantão dos petistas de "esquerda" (isso existe?hahahaha). Tudo que é falcatruagem, tudo que dá merda: é culpa do Dirceu. Lá tá ele pronto pra tomar no cú. Afinal cú-de-plantão serve prá isso.
E dizer que o Pt do sul é diferente do resto do BR é imitar a múmia do Simom ou os falcas do PP, que diziam que do Mampitiba prá cima a coisa era outra. Por favor, me poupem....

Guto (no Moinhos de Vento, lendo o Clarín e tomando um belo capuccino)

Anônimo disse...

Zé Dirceu é consultor do homem mais rico do mundo no país, Carlso Slim. E Paulo Henrique Amorim levanta a hipótese de que Dirceu também trabalhe para Daniel Dantas, o homem que manda no Brasil (Opportunity, PROER, privatizações, BrOi).

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

"e dedurar o pessoal do PT do Sul, por ter tomado uns caraminguás com o PT Nacional."

Hahahaha.. que coisa linda ver os cupanheru se entregando.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Dirceu é o típico gramsciano ressentido, ou seja a chamada "moral burguesa" - que é que rege o mundo que estamos embutidos - para ele não vale um tostão. Por isso ele faz o que faz. Enganam-se aqueles que dizem que Dirceu não é mais de esquerda. Dirceu continua sim sendo de esquerda, porque assim também age certa esquerda. Picaretagens, canalhices, falcatruas são defeitos que podem ser encontrados em pessoas da direita, do centro e da esquerda. Que José Dirceu é um grande canalha, ninguém pode negar.

Anônimo disse...

Dirceu gramsciano!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carlos Eduardo da Maia disse...

Hélio, a idéia da Broi é do governo Lula do PT. Os fundos de pensão das estatais - Funcef, Previ, Petrus, administrados por companheiros petistas - têm o controle da Brasil Telecom. Tais fundos também têm uma boa fatia na Oi/Telemar. FHC teve o cuidado de desestatizar as estatais, mas deixar seus fundos de pensão nos controles das empresas. Aquela ligação do Mendonça de BArros interceptada dizia exatamente isso: para que a Previ fizesse parte dos consórcios dos fundos de pensão estatais para adquirir as teles. O PT, na época fez um alarde tremendo, mas hoje ele mesmo está se beneficiando daquilo, porque as antigas estatais privatizadas são controladas pelos fundos de pensão das estatais. A verdade é que Daniel Dantas vai embolsar uma grana da grossa com a venda da Brasil Telecom para a Telemar.

Anônimo disse...

Dirceu gramsciano!

(faltou espaço pra gargalhada)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dirceu é um quase analfabeto político, Maia. Nunca será gramsciano, porque para isso precisaria estudar.
ESTUDAR!!!!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Como queríamos demonstrar (CQD), caro Feil!

armando

Anônimo disse...

O que é preciso clarear é oseguinte:

1. Se o Alvaro Dias pagou pelos dados;
2.e se pagou, o dinheiro de onde veio;
3. e se folha de São Paulo e revista veja disponibilizaram algum recurso para a efetivação do negócio.

Claudio Dode

Anônimo disse...

4. e o conteúdo do "dossiê"...

Anônimo disse...

Não sou filiada, mas vi o nascimento do PT. Desde sempre, houve muito debate interno. Não seria agora, que petistas divergeriam e discutiriam até cansar sobre determinados temas. Apoiar ou não Dirceu está dentro deste contexto. Há quem relativize as ações dele e há os que não aceitam o que o "dirceuzismo" representou para o PT. Isto é um direito inalienável de qualquer indivíduo, e, no caso, de qualquer petista.
Resumindo: as pessoas de fora do partido sempre deram um caráter de briga, dissensão o que nunca compreenderam dentro do PT: disputa dentro do campo democrático. Muitos dos petistas que, até hoje, vêem no Dirceu um problema, continuam filiados.
Eu, como eleitora do PT e amiga de muita gente filiada, vejo uma diferença de posicionamentos. Tenho amigos que amam o Dirceu e tenho os que o odeiam.
Ao meu juízo, fico do lado dos que enxergam problemas com a política interna a partir da eleição do José Dirceu para a Presidência do PT. Foi o início do afastamento das bases partidárias para a lógica de vencer a eleição presidencial a qualquer preço.
Deu certo, mas temos um Lula sem base parlamentar, fazendo um governo de coalizão, mais preocupado em garantir a governabilidade e, como conseqüência disso,as suas idiossincrasias.

Anônimo disse...

Lembro a primeira vez que vi o Dirceu na TV, já com o Lula presidente, o que pensei foi: opa, esse nao é o PT que eu conheco....

Anônimo disse...

Afinal, esse blogue é de esquerda como se intitula? Não parece a julgar pelo estilo direitoso do articulista, mais chegado à delação e detratação de pessoas do que ao debate que deveria promover. Fica fácil, assim como faz o PIG e demais esquerdóides, simplesmente descarregar em cima de Dirceu todas as culpas e mazelas que eles próprios realizaram. Do mesmo modo, amanhã, se chegar-se à conclusão que os pais Nardoni são inocentes ninguém ficará sabendo, pois já foram condenados e a notícia foi vendida e não se devolve ingressos.
Caso o articulista não saiba, ou faz de conta que não, relembre o que ocorreu com Roberto Jefferson e com o irmão de Celso Daniel, em que ambos, para não serem punidos por calúnia e difamação tiveram que se desculpar frente à justiça pelo que imputaram a Dirceu: corrupção e assassinato. Esse articulista e seus leitores sabiam disso?
Então, meus amigos de "esquerda", cuidado com o andor pois ele é de barro. Amanhã vocês poderão queimar a própria mãe, a persistir nesta cruzada udenista.

Anônimo disse...

Teixeira, vejo que vc é pretencioso.
Quer dizer que o critério para saber se alguém é de esquerda ou não é se esta pessoa está de acordo com os desbundes do Dirceu?

O critério da verdade pela esquerda é dado pelo Dirceu?

Esse sujeito, Teixeira, é um desbundado, já endireitou há muitos anos, está comprovado pelos seus atos e amizades que busca hoje no mundo dos negócios, tudo meio obscuro e às escondidas. Quero saber se vc aprova o ato desse empregadinho do Zé de mandar documentos sigilosos para um senador tucano? Acho que nem o Cabo Anselmo agiu de forma tão vil e baixa.

Te convence, Teixeira, o ZéDirceu é um traidor.

Juarez Prieb

Anônimo disse...

Mas o que que é isso, hein?!

Zé Dirceu não é um político qualquer. Não esqueçam que Dirceu seria o candidato natural para suceder Lula, se não tivesse sido cassado num golpe da direita que não soubemos evitar. A direita e sua imprensa têm verdadeiro pavor até de imaginar a "possibilidade" de Zé Dirceu se tornar presidente do Brasil. Para ele que está sem mandato e é alvo todo dia da mídia, enfraquecer o governo seria o pior que poderia acontecer.

Não há argumentação que sustente alguma força de Dirceu sobre a atual casa civil... Se Dirceu derrubar Dilma, a quem ele beneficia?

Todos nós estamos carecas de saber que a briga interna no PT é titânica... Quem Lula ungir, será eleito o próximo presidente. Quantos não querem a unção de Lula? No momento, ela é de Dilma. Vcs não acham que há gente dentro do PT querendo derrubar a Dilma? Todos nós sabemos que há 'fogo amigo' envolvido. Mas daí a acusar Dirceu... vamos combinar que não faz sentido algum. Portanto, muita calma nessa hora!!
As semelhanças neste e em outros casos, não são meras coincidências?

Anônimo disse...

Prezado Anônimo,
Penso que o critério da verdade e, ainda mais pela esquerda, é dado por cada um, de acordo com sua consciência. E acredito ser esse o mais difícil exercício: vasculhar a si próprio.
Não acredito que Dirceu tenha "desbundado" para a direita, como afirma. Entretanto, considero que ele tem posições distintas de outros petistas, que nem sempre com elas concordo, como políticas de alianças em MG e mesmo aqui em São Paulo, com PSDB e PMDB, respectivamente. Mas, até onde eu saiba defende-as publicamente, no contencioso. Sobre suas vinculações escusas com o "mundo dos negócios" até o momento desconheço, mas acredito que, se elas existirem deverão vir à tona, por obrigação cívica de quem delas tenha conhecimento. E, neste quesito, acredito que se tais denúncias forem consistentes, como você propala, virão como um torpedo, por se tratarem de alguém do PT e ainda mais sendo o protagonista Zé Dirceu. Disso não tenho dúvida.
Não sei se o fulano da Casa Civil é um "empregadinho" de Dirceu. Não o conheço, até então, pelo que se apresenta nas investigações, não saberia dizer o que ele realmente fez e, se o fez, a mando de quem. E qual seria a lógica, considerando que fosse "empregadinho", detonar Dilma através de A. Dias. Seriam Dirceu e Dias coligados no mesmo objetivo: atrapalhar Dilma, Lula e o PT? Acho que nem o Diabo pensaria assim. Mas, considerando-se que "Dirceu, para muitos, é pior do que o Diabo" (grifo meu), tudo é possível. Partindo-se desta premissa, é só dar asas à imaginação,proceder como Mervais e expiar o Diabo.
Sugiro que não trilhe esse caminho da simplificação obscurantista.

Anônimo disse...

Teixeira, não sou anônimo, assinei embaixo.
Já notei que vc não lê com atenção.
Eu ratifico: Dirceu é um traidor, transformou o PT num partido comum, tradicional. Uma sigla que perdeu a fibra da luta. Onde anda a militância petista, as bandeiras e a velha vibração, Teixeira.
Vc diz que não sabe das ligações negociais do Dirceu, então vá ler a revista Piauí de dezembro de 2007. Ele próprio informa dessas ligações, critica Cuba abertamente, elogia megaempresários, se diz cupincha de Slim o cara mais rico do mundo, se gaba de ser uma pessoa influente e faz questão de se mostrar um negocista. Vá se informar, Teixeira. Deixe de ser ingênuo enquanto ainda é tempo.
E vá pesquisar porque caiu o Congresso de Ibiúna da UNE, vá investigar para ver se não tem o dedo do Zé.

Anônimo disse...

Senhores Teixeira e Juarez, tomei a liberdade de buscar algumas informações sobre o tema que abordaram acima. Então, aqui, no link abaixo, há algumas considerações do próprio Dirceu sobre a tal entrevista polêmica à revista Piauí. Atentem as matérias de título, "Nota à imprensa" e " Equívocos da reportagem da "Piauí"
"(http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=archivecategory&year=2008&month=01&id=27&module=1).
Minha intenção é apenas ajudá-los para promover e enriquecer o debate... que isso é muito bom. A reportagem em sí, deve estar disponivel na internet.

Saudações,

Vera Lúcia(Verinha)

Anônimo disse...

Prezado Juarez Prieb (a quem me referi como Anônimo),

Realmente cometi esse erro e não vi sua assinatura ao final de seu comentário. Peço-lhe desculpas e lhe digo que não foi intencional, como pode ter parecido. Afinal, para mim, o anonimato não é em si reprovável. Ele pode ser, como diria Simenon, "o resguardo da razão, da justiça e outras causas". Mas, de qualquer forma eu não quis, com meu erro, diminuí-lo moralmente em nada. Apenas quero debater idéias. Nem o conheço, portanto não faria qualquer juízo de valor sobre sua pessoa.
Não acredito e nem cultuo heróis, sejam eles lulas ou dirceus. Portanto, não acho convincente atribuir a uma única pessoa os erros e acertos do PT. Mas acredito que heróis, e também facínoras, são frutos das sociedades, sejam estas a que níveis pertencerem. Assim sendo, a culpa é coletiva, seja pelas vitórias quanto pelas derrotas. Entretanto, reconheço o papel das lideranças, como Lula, Mandela e etc. Mas sei que elas também são humanas, passíveis de erros, de serem criticadas quando necessário, da rejeição e até do perdão, quando solicitado com sinceridade.
Nunca li e apenas ouvi falar da revista Piauí, mas procurarei lê-la para me informar. O que li, à época, foi sobre a repercussão da entrevista de Dirceu na mesma, refletida principalmente na grande imprensa (eletrônica, pois há muito parei de comprar jornais).
Sobre Ibiúna o que sei foi o que li nos idos de 1973/1974 quando me ingressei no movimento estudantil. Naquela época líamos O Pasquim, Veja e Realidade. Fora isso, líamos panfletos clandestinos de várias organizações, das quais me orgulho de nunca ter feito parte de nenhuma, mesmo morando em república com vários colegas engajados. Nunca li nada especial sobre Dirceu ali, além de rebelde, agitador e, às vezes terrorista. Como traidor do ME, nunca.
Nunca aceitei e nunca aceitaria o tal "centralismo democrático". Penso e faço com meus botões, sem ser autônomo, pois vivo na sociedade e tampouco autômato. Sou filiado desde 1984 ao PT, mas pouco participo de sua vida diretamente. Por falta de tempo e, às vezes, de paciência, quando os debates são infrutíferos e fratricidas. Isso me deixa triste. Atuo na minha área, como geólogo que sou, defendendo as políticas de transformação que acredito. Não conheço pessoalmente José Dirceu, apenas na TV e de longe, dos antigos comícios. Portanto, não falo em seu nome, mas eu meu nome próprio.
Tenho muitas saudades dos tempos aguerridos do PT. Levantar de madrugada, pichar e distribuir panfletos, brigar com malufistas, tucanos e etc. Tudo isso fazia levando meus filhos. Hoje o mais novo tem 23 anos. Não é alienado, mas não teve a minha história: cresceu na "democracia". Seus perigos são outros, que não foram os meus: consumismo, egoísmo e a preguiça de pensar além do pré-estabelecido. Essa é uma luta que travo com ele, meus outros filhos e no meu trabalho.
Eu não quero dividir, apenas somar. Mas reconheço que às vezes mereço o estigma de "chato petista" por não me convencerem argumentos frágeis para explicar questões complexas. Faz parte de meu pensamento e é minha filosofia. De resto, o que quero é um futuro melhor para todos e futuras gerações. Para isso tento contribuir.
Vou procurar ler as fonte que você me indicou, para minha apreciação, sem querer dar por encerrado este debate.
Abraços.

Anônimo disse...

Para o senhor Antônio Teixeira e quem mais desejar ler, disponibilizo aqui o link da polêmica entrevista de Zé Dirceu à revista Piauí.
Conceitos existem e nada impede que sejam revistos e refeitos.

(http://plenoemprego.files.wordpress.com/2008/01/entrevista-jose-dirceu-revista-piaui.pdf)

Obs: Zé Dirceu deu chance pro azar ao aceitar que a jornalista Daniela Pinheiro o acompanhesse em viagem de trabalho e também na intimidade de sua família - e 10 dias antes do depoimento do ministro no STF. Mas sua assessoria não podia ser mais imcompetente do que foi. Foi fritado por petistas e apoiadores. A mídia vagabunda deitou e rolou. Naqueles dias diziam: "E agora Zé?"

Boa leitura.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo