Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 20 de maio de 2008


A boa alma de Setsuan

Setsuan é uma cidade chinesa criada pela imaginação de Bertold Brecht para falar dos buracos que o cupim do dinheiro e da cobiça fazem na alma de homens de bem. Na peça, a única criatura da cidade que deu abrigo aos deuses disfarçados foi uma prostituta.

Já no Rio Grande, a “boa alma” mesmo é o senador Pedro Simon (foto). Vejam o trecho de um artigo do senador publicado hoje na Folha, vale a pena ler, é comovente:

A virtude de uma República não se sustenta somente em boas leis. Nem depende apenas de homens honrados e de boa-fé. Há que avaliar o respeito que impõem os códigos legais ao conjunto da sociedade e se eles são cumpridos integralmente, anulando ou reduzindo a impunidade ao grau mínimo.

No Brasil, com referência ao crime organizado e sua sofisticação, sobretudo em ocorrências que envolvem cofres públicos, nem boas leis existem. Tanto que é relativamente fácil atravessar sua complexidade e, tendo o tempo como aliado, chegar ileso a um porto seguro.

Nesse cenário, consciente de que vivemos no país da impunidade, onde as leis valem mais para os pobres - que conhecem, sim, a polícia, desconhecendo, porém, a Justiça. [...]

E por aí vai a retórica afetada, inconseqüente e irresponsável de Pedro Simon, sempre com aquele dedo indicador em riste. Mas nenhuma referência ao roubo de 44 milhões de reais dos cofres públicos do Detran/RS ocorrido por cinco longos anos, durante governos articulados e apoiados por Sua Excelência.

Até quando o senador Simon vai bancar a boa alma de Setsuan e enganar os deuses da virtude?

3 comentários:

Fabrício Nunes disse...

É notório que Simon é uma fraude. Mas o seu discurso - hipócrita - não lembra a postura retórica do atual PT?
Não à toa, aliás, serem alaiados no plano federal - que é o que realmente interessa em termos de governabilidade dócil aos mercados...

Anônimo disse...

Pessoal, temos agora um Maia (mala) de esquerda. Bate sempre na mesma tecla.
Deve ser massinha da Luciana Genro, aquela que baba o ovo da RBS e quando era do PT sempre votava nos mais atrasados.
Até que conseguiu um partidinho pra ela.

Anônimo disse...

Está cada vez mais evidente que Simon faz parte dessa Rede Gaúcha do Corruptos (RGC). E o que ele escreve aí no texto é revelador de uma longa trajetória "política" e "ética", que na sua visão, consegue "chegar ileso a um porto seguro".
Está na hora senador de explicar o que o seu apadrinhado está fazendo no banrisul, e também, demonstar a origem do dinheiro que tem financiado as suas camapanhas e de seus aliados, tanto no Estado, como na Prefeitura de POA.
Falizmente, o Porto Deixou de ser seguro, em especial para os corruptos, graças a PF que está fazendo a sua parte.
Cêdo ou tarde a verdade sempre aparece.
Cândida

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo