Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 12 de maio de 2008


A taipa do Piratini

Está muito boa a matéria da revista semanal CartaCapital (aqui ) sobre os percalços da tucana Yeda Crusius ao (des) governar o RS. Mas acho que o repórter da revista, Leandro Fortes, erra a mão ao caracterizar o estilo de dona Yeda de “aristocrático”.

Eu discordo, Yeda Rorato Crusius não tem nada de aristocrática. Esse adjetivo é atribuído a pessoas que apresentam ou cultivam maneiras sofisticadas e requintadas. Dona Yedinha não tem nenhum destes atributos, não cultiva o mais mínimo apuro político ou intelectual.

Aliás, é sabido que a governadora tucana é de uma indigência cultural de causar compaixão. Neste quesito, ela compete com o ex-governador nomeado pela ditadura, o coronel-brigadiano, Walter Peracchi Barcellos (1966-1971). O coronel era uma verdadeira taipa fardada.

Me explico: no RS diz-se que uma pessoa é uma “taipa”, quando - figurativamente - representa uma muralha impermeável à educação e à cultura.

28 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos a tia Yeda está "afamada", saiu na capa da revista. Pobre de nós, que vergonha de ser gaúcho...

Mas vamos convir, é feia essa mulher, "crusius credo"!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Discordo que Yeda seja uma taipa. Ela é professora e foi diretora da faculdade de economia da UFRGS. Fez mestrado na Universidade Vanderbilt, Nashville, Eua e pós graduada na Universidade do Colorado, EUA e pelo Instituto de Pesquisa Econômica da USP. Se uma pessoa com esse currículo é uma taipa, o que é, afinal, uma taipa?

Anônimo disse...

Obrigado, Maia, por todos esses títulos é que ela é mesmo uma taipa. É refratária ao aprendizado. Fez todos esses cursos, MAS NÃO APRENDEU NADA, NADA, NADA...

Ficou 70 dias no Ministério do Planejamento do Itamar e foi corrida por incompetente.
Ela é cria de outro luminar, o senador Pedro Perdigoto Simon, o Velho!

Anônimo disse...

E daí, Maia? Sua pergunta, lembra o general Figueiredo, que não conseguia entender porque consideravam Chico Buarque um intelectual e, ele um ás em Matemática e general, não.

armando

Anônimo disse...

Discordo, Feil.
O senador Simon é o mais burro que já passou pelo Piratini.
Me desculpe, mas esse ganha lejos do Peracchi e da Ieda.

Anônimo disse...

Quantos livros e artigos acadêmicos a taipa, ou anta, publicou até agora? Quais as linhas de pesquisa ela se dedicou na vida acadêmica? Que contribuição deu ao entendimento dos problemas econômicos do RS?

Quem souber, aponte.

Anônimo disse...

É isso aí, anônimo das 10:17h.
É só entrar no Google e lançar o nome da tia pra ver o que sai de produção acadêmica.

NADA

Essa senhora é uma fraude.

Anônimo disse...

Ela é tão taipa quanto o Maia, isto é. incapaz de aprender que tem que ficar an casinha dele.
Maria Eduarda

Anônimo disse...

Maia,

Conheço muita gente de várias idades, ideologias, profissões e origens sociais ou que estudaram, ou que estudam, ou que trabalharam ou que trabalham na UFRGS.

Quanto à atual desgovernadora do Bovinão (uma das raras expressões interessantes da Nova Corja) ou, como prefiro, da Republiqueta Oligárquica e Impopular Gaudéria, segundo não um, nem mesmo um militante de esquerda mas, sim, algumas dezenas de ex-alunos da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, ela não admitia seguir adiante com alternativas microeconômicas solidárias e verdadeiramente desenvolvimentistas, ao contrário de boa parte dos demais professores.

Além disso, pediu licença uma infinidade de vezes, dando um mau exemplo do que seria um funcionário público exemplar, consciente de suas obrigações, interessado pelo seu ofício e devedor de satisfações não apenas ao microcosmo acadêmico ao qual lecionou e coordenou (muito mal, por sinal) mas, sobretudo, à sociedade.

Ela se achava "dona" de uma vaga aonde bem entendesse que seu carro deveria ser estacionado dentro da Universidade, quando NUNCA houve área reservada nem ao reitor, nem a algum poró-reitor, nem ao chefe de departamento, nem ao coordenador do respectivo curso. Ela olhava atravessado para alunos que ignoravam esse seu "capricho".

Trata-se de uma pessoa desprezível. Infelizmente, ainda mais do que Antônio Britto.

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

é isso, véia desprezível!

ser humano com falhas de caráter!

Anônimo disse...

o Britto foi entreguista e neoliberal até a raiz, mas essa tia além disso é burra, sem educação, grosseirona e mais cheia que pinico de hospício.

aquela resposta que ela deu ao Nassif sobre uma lama que correu no ministério do planejamento é de última. ela perguntou ao Nassif "que culpa tenho eu de ser alta, bonita e inteligente?"

Foi o próprio Nassif que contou essa no seu blog tempos atrás.
o principal inimigo de Yeda é o próprio ego de Yeda.

Anônimo disse...

Não tem sequer um currículo no Lattes, logo é uma nulidade.

Anônimo disse...

Yeda Crusius é uma nulidade acadêmica tão grande que, além de não possuir currículo Lattes, ser coordenador de curso não significa absolutamente nada, tendo em vista que quase todos os professores de uma mesma unidade que tenham disponibilidade de tempo revezam-se no cargo, pois ele representa um pequeno acréscimo no salário durante os dois anos de mandato.

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Yeda Crusius é uma nulidade acadêmica tão grande que, além de não possuir currículo Lattes, ser coordenador de curso não significa absolutamente nada, tendo em vista que quase todos os professores de uma mesma unidade que tenham disponibilidade de tempo revezam-se no cargo, pois ele representa um pequeno acréscimo no salário durante os dois anos de mandato.

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

dona yedinha é um farol opaco de burrice e estupidez

Anônimo disse...

pANTAlha

Carlos Eduardo da Maia disse...

Hélio, Yeda é professora da UFRGS e foi diretora e vice-diretora da faculdade de economia. Têm duas pós graduações nos EUA e uma na USP. E os americanos são extremamente exigentes em seus cursos de pós graduação;ao contrário do que ocorre com o ensino médio. Dizer que Yeda é uma taipa ou de que é uma muralha impermeável à educação e cultura é o absurdo dos absurdos, além de ser uma lição de grande arrogância. Entre Yeda e Olívio ( e essa foi a opção do povo gaúcho) sou muito mais Yeda: Olívio entrou como escriturário no Banrisul e saiu do banco - décadas mais tarde -- na mesma função, como escriturário... E a Yeda que é a taipa....

Anônimo disse...

Como alguém já afirmou acima - acadêmico sem curriculum lates é a mesma coisa que casamento sem sexo.

Cadê o lates da Tia para avaliar a produção? Quantos livros foram publicados?

Se o Bigode é tão desqualificado, porque não comparar a Tia com a produção dos príncipes dos sociólogos? O FHC tem uma produção, pode-se discordar ou concordar, a Tia é um deserto, mais seco que o Atacama.

Anônimo disse...

A produção da Tia é igual ao curriculum do taipa Celso Roth - só tem miudezas. Sem querer ofender o Roth.

Anônimo disse...

Maia, seja menos cínico. Olívio nunca foi promovido no Banrisul porque era líder sindical, durante a ditadura jamais seria promovido por merecimento, nem que as vacas voassem. Seu argumento é pífio e mal intencionado.
Mas veja que ironia, para governador ele teve competência, mas para ganhar promoção no Banrisul era incompetente. Se nota que os quadros do Banrisul são formados só de mestres e doutores.
Aliás, falando em Banrisul, como anda a bandalheira por lá? Dizem que é como no Detran. E as denúncias do vice Feijó? Acho que a AL tem que fazer a CPI do Banrisul e já.
JÁ!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Hélio, não és a primeira pessoa que fala desta bendita vaga no estacionamento... Que coisa horrorosa!!!

Anônimo disse...

É incrível, quanto mais boçal e arrogante é o sujeito ou a sujeita, mais chance ele tem de ser reconhecido como alguém que merece respeito. Isso deve ser devido àquela "herança genética", que nós temos, em relação ao patrão da estância que podia tudo e mandava tudo (e que ainda pode pelo jeito).
E viva a politização do povo gaúcho!

Anônimo disse...

Yeda é taipa, taipuda, pantalhuda!

Anônimo disse...

O Olivio segue morando no mesmo endereço, enquanto a Yeda...

E o Maia se desdobrando para explicar o inexplicável...

Porque não vai para o shopping, Maia te faz tanto bem....

O teu Blog continua vazio.

Claudio Maia

Anônimo disse...

O blog do Maia é a caixa de comentários do Diário Gauche.

Sobre a suposta competência acadêmica de Yeda Crusius, convém perguntar a opinião dos antigos colegas, alunos e funcionários da UFRGS.

Anônimo disse...

O Blog do Maia, o tal deposito do maia, é um deserto. Se olharem só tinha até ontem tres comentários, dois de um unico visitante e outro do prórpio Maia, para fortalecer a presença.

Fora isso ele passa o tempo aqui enchendo o saco de todos, e o blog de reacionarismo e defesa da Yeda, e de qualquer direitoso que precisar.

Claudio Dode

Anônimo disse...

para Carlos Eduardo da Maia:

Olivio Dutra foi escriturário do Banrisul, mas essa não é sua formação, caro Carlos. Olivio é formado em Letras pela UFRGS, e na verdade, juntamente com Antônio Holfeldt, um dos políticos que mais entendem de cultura gaúcha.

Não me venha falar em inteligência de uma senhora que governa e que mal conhece esse estado. Aliás, às vezes a inteligência está ligado muito mais à maneira com que se usa o que se tem, do que o acumulo de informações na cabeça.

Aliás, pra quem já fez uma pós-graduação lato sensu nos EUA, mesmo em universidades renomadas, sabe que isso não é lá muita coisa e que eles não são lá tão exigentes assim.

abraço,

Anônimo disse...

claro, certamente é o lula quem merece os créditos da cultura e do saber.
nunca vi tanta ignorancia em uma página só. raciocínio e coerência nos argumentos é coisa rara por aqui.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo