Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Lula: o político mais popular do mundo



Isso consome FHC por dentro, ele que é o mais popular entre os usuários de THC

A revista semanal novaiorquina Newsweek traz uma longa matéria com o presidente Lula. Ele é apontado como "o político mais popular do mundo". Entrevistado pelo repórter Mac Margolis, Lula defendeu a democracia bolivariana do presidente Hugo Chávez.

A Newsweek é uma publicação liberal que circula por quase duzentos países do mundo, com cerca de três milhões de exemplares, pertence ao grupo educacional Kaplan que também detém o controle do influente jornal The Washington Post e serviços de broadcasting.

Em Tempo: FHC está com entrevista publicada nesta semana nas páginas amarelas de Veja (acima). Assunto: THC, a sigla que define a fórmula química do princípio ativo da maconha. O Farol de Alexandria agora é "especialista" em drogas consideradas ilícitas.

8 comentários:

Jordi disse...

Caro Feil, como leitor frequente do blog, gostaria de entender teus critérios: a Neewsweek é 'liberal' e o El País, da Espanha, é 'conservador', como sempre o chamas? Em que sentido usas os termos?

Independentemente disso, parabéns pelo blog e viva a popularidade de Lula.

argus disse...

dg.
olhe seu email do gmail.
tem um material ali para você.

Suzie disse...

FHC é coerente Feil: ele é uma DROGA!
Não por acaso, a sua especialização no mometo é:o THC.
THC/FHC muda o quê?
Doou este país, para o mundo falido!

Anônimo disse...

Dona Ruth morreu e ele de vez perdeu as tamancas. Soltou a franga.....

Cristóvão Feil disse...

Jordi, não esqueçamos que o El País apoiou o golpe contra Chávez em 2002.
Esse jornal pertence ao poderoso grupo Prisa que tem jornais em toda a América Latina, editoras (Alfaguara), rádios, tv a cabo, etc. Historicamente sempre foram ligados ao PSOE (partido social democrata), setor de Felipe Gonzalez, um notório corrupto e que mergulhou a Espanha no neoliberalismo antes dos neofascistas do Aznar (PP). Portanto, abreviando, eu diria que é sim conservador, embora em termos de Brasil seria um jornal de extrema esquerda. As coisas sempre são relativas, não?

Abç.

CF

Jordi disse...

Obrigado, Feil.
Acho que no geral concordo, tanto que nunca questionei chamares o EP de conservador. Acho que minha estranheza foi realmente chamares a Newsweek de liberal, pois a considero uma Veja norteamericana, principalmente nas questões internacionais, Palestina, etc. Esse repórter Margolis escreve barbaridades inclusive factuais, mesmo estando há muito no Brasil. Não li essa matéria, mas imagino que o “spetacular job” do Lula inclua não mexer nos bancos, na terra e, principalmente, diferenciar-se de Chávez. Mas que é bom ver os sorbonnistas do PSDB se roerem de inveja, isso é.
No entanto, mesmo para o contexto Espanhol, o EP está mais à esquerda (e Zapatero é um político um pouco melhor do que Felipe). Na Espanha há todo um espectro de imprensa realmente de direita, como o ABC, La Razón, El Mundo, todos franquistas e aznaristas até hoje. Tens razão, o EP investe semanalmente contra Chávez e faz campanha aberta contra o governo da Argentina (que não é nenhuma maravilha, claro), mas também faz campanha permanente pela chamada memória histórica da guerra civil, algo impensável numa Newsweek (ou para a deputada Manuela, que a uma pergunta “Ditadura militar?” responde: “Passado”, desonrando inclusive os seus, Crimeia e companhia.
As coisas são mesmo sempre relativas e contraditórias. Mal de imprensa estamos nós, mesmo, em termos quase que absolutos.
Um abraço e parabéns pelo bom debate.

Anônimo disse...

Isto´tudo é muito coerente com o FHC, inclusive o apoio ao mico "Bush" amestrado Uribe.

O negócio deles é esse...

Claudio Dode

Katarina Peixoto disse...

FHC está seguindo a agenda de uma ONG pró-liberalismo na AL, que andou reunindo ex-presidentes dos anos 90 há uns meses. Ele repete o beabá como o dirigente da oposição, disputando a juventude. Agora, sim, ele ainda é o dirigente da oposição - o que depõe terrivelmente contra ela - e não, não é verdade que a população maconheira apóia FHC. Custo muito a crer nisso, salvo como gague careta.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo