Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PT rouba fala de editorial de ZH








Presidente do Legislativo não tem nada a dizer sobre a crise estadual

É curioso o quanto o PT/RS ficou baratinado com as denúncias do PSOL ao governo tucano de Yeda Rorato Crusius. O PSOL é um partido microscópico que ainda não disse a que veio, sem base social, ou melhor com base social exclusivamente em traços da barnabelândia federal, e só. Mas ainda assim, no Rio Grande do Sul está conseguindo deixar o governo tucano e a direita como um todo à beira de um ataque de nervos e sobretudo logrando êxito na ocupação da boca de cena pública com fala própria.

O PT – que perde protagonismo na razão inversa da popularidade do presidente Lula – ficou sem fala no RS. Para tanto, reuniu Executiva e Bancada estadual semana passada, um dia depois das denúncias dos dirigentes do MES, ops, PSOL, e tirou uma nota bisonha. Sem fala, roubou a fala do editorial de Zero Hora que circulou naquela escaldante sexta-feira, 20 de fevereiro.

O que quer o PT? O mesmo que ZH: que o direito de conhecer o conteúdo das provas das denúncias é de todos e que o MPF deve esclarecer, confirmando ou desmentindo, sobre o andamento de seu trabalho acerca das Operações Rodin e Solidária. Desse mínimo denominador comum, o PT não se afasta nem para pensar.

Quis o destino que a profunda crise do Executivo estadual ocorresse quando um dos deputados do PT fosse o presidente do Legislativo. Que papel está desempenhando este chefe de Poder no Estado, em face a crise de legitimidade e falência do Executivo, quando tantas coisas precisam ser ditas e caminhos políticos clamam por serem apontados?

Nenhum. Zero. Nada a declarar. O pensamento é uma faca sem lâmina e sem cabo. Nulo.

O Poder Legislativo, hoje liderado por um petista, afirma candidamente que “prefere não interferir” e repetindo a cantilena de nove entre dez próceres da direita guasca afirma:

“Por enquanto, temos uma denúncia sem confirmação. Cabe ao MPF concluir o inquérito e dar publicidade à investigação feita. Não há necessidade de a Assembleia interferir” – argumenta o presidente Ivar Pavan.

Uma declaração do folclórico Pedro Pereira, deputado tucano e fuinha de Pelotas, não seria tão mitigador e balsâmico ao Piratini, hoje, quanto o foi a omissão do chefe do Legislativo. Um outro editorial de ZH não faria tão bem aos ouvidos da governadora.

Como se vê, o velho Partido dos Trabalhadores está em processo de interrupção definitiva do pensamento, ocasião em que aproveita para roubar falas de cenas que não protagoniza, rebaixando-se ao papel de coadjuvante secundário no palco vivo e candente da crise de legitimidade da direita sulina – um espectro de si mesmo.

24 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a cautela do PT procede pelo menos em um primeiro momento. Pontos a considerar:
1. O PT é o principal partido de oposição na AL e comandou a CPI do Detran que levantou varias pontas deste escândalo!
2. Pela primeira vez o PT assume a presidência da AL e dias depois o PSOL larga esta bomba no estado. Convém manter certa distancia das denuncias, pelo menos até serem provadas!
3. Ivar Pavan, assim como eu, está esperando as provas (indispensáveis), pois se confirmadas, fulmina o governo que está no piratini! Portanto Pavan esta agindo como deve agir o presidente da assembléia, observado a distância e esperando os desdobramentos!
4. A palavra de ordem neste momento é "PROVAS" e tenho certeza que aparecerão!

Anônimo disse...

"Quem espera nunca alcança". Se fossem denúncias contra Olívio, o Presidente da Assembléia na época (quem era mesmo?) teria ido correndo atrás dos videos. O povo vai amargar mais pau da BM enquanto o Pavan se pavoneia no seu flamante trono?

Anônimo disse...

Ivar Pavan pode até se esforçar para manter uma postura de "magistrado"(?!), como gostam de se autodefinir os ocupantes da presidência da assembléia; mas a bancada do PT e da oposição tem de fazer mais do que esperar sentados que as provas sejam apresentadas. Tem que pressionar, investigar, buscar informações, influir no processo, até porque, com toda a certeza, a famiglia yeda nestá silenciosa mas não está nenhum pouco parada...

Anônimo disse...

Não foi o que eu disse acima Maurício. Cautela não é sinônimo de inércia. Claro que a "famiglia' não está parada e acredito que a oposição, incluindo o PT, também não! Escolha a abertura (também chamada de estrategia), posicione corretamente as peças e faça o ataque ganhador - este era o pensamento do grande Alekhine, mas é bom lembrar que é um lance por vez e paciência é fundamental!

Anônimo disse...

O PT não diz nada, como não disse no episódio Feijó/Buzatto, porque acha que assim terá mais chances na próxima eleição. Senão, com quem vai compor para ganhar o poder? E deixa eles sangrarem...

Omissão em busca do poder. E o povo que se...

Anônimo disse...

Pedro Pereira é de Canguçu. Pelotas elegeu Nelson Harter, do PMDB.

Fernando

Anônimo disse...

Concordo, em boamedida, com o que disse o Panoramix. Acrescento: descnfio que o PT conhecealguns fatos e desdobramentosque vão um poucoalém damaioria. Também acho que é importante que o Psol seja ocondutor, o protagonista. Os maldosos já dizem que "é tudo coisa do PT raivoso e vingativo", desconhecendo o fosso que separa Psol e PT. Quanto ao fato do Psol ser "tão pequenininho e incomodar tanto" (nesse caso), prefiro não comentar.

Anônimo disse...

O PT, infelizmente, está a anos luz do que já foi. É coadjuvante dos embates políticos fundamentais que tenham alguma importancia na luta política e ideológica no Estado. Está voltado de corpo e alma para a institucionalidade burguesa da qual é um dos sustentáculos hoje. O papel que desempenha na presidencia do legislativo é simbolico dessa metamorfose. O que importa para o partido hoje é a estratégia para as próximas eleições; as possíveis alianças com a "base do governo Lula" (o que incluiu a direita guasca). Enquanto isso, o oportunista PSOL, partido da barnabelândia (ótima definição) torna-se a referência política de esquerda. O mais grave é que a crise sistemica do capilalismo, somado à incapacidade da direita guasca, possibilitaria ao PT a retomada da ofensiva ideológica e ocupação do espaço perdido nos últimos anos no Estado. Mas isso só seria possível se não estivesse subsumido na "jaula de ferro" do pragmatismo como está.

Anônimo disse...

Notícia de ontem:

Bancada do PT protocola representação junto ao MPF

Petistas querem providências para esclarecer denúncias do PSOL conta o governo Yeda

A bancada do PT na Assembléia Legislativa protocolou, na tarde desta quarta-feira (25), uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF). Os petistas querem que a instituição considere as provas compartilhadas entre os processos e as investigações das Operações Rodin e Solidária na análise e nos encaminhamentos da representação do PT encaminhada ao MPF, em 14 de julho de 2008. Naquela ocasião, os petistas apontaram indícios de participação política de servidores e da própria governadora Yeda Crusius nos fatos investigados pela CPI do Detran. Agora, o PT também quer providências do MPF para esclarecer as denúncias contra o governo Yeda Crusius formuladas pelo PSOL, na quinta-feira (19).

Anônimo disse...

a bancada do PT concordou com o projeto de emprestimo da governadora junto ao banco mundial no valor de 1 bilhao de dolares e, quem deu o aval no governo federal para tal emprestimo foi Arno Augustin..e o que representa este emprestimo ao funcionalismo...corte de conquistas e especificamente para o magistério, mudanças - pra pior - nos planos de carreiras
a pergunta é..onde está o PT

Anônimo disse...

"...em face a crise de legitimidade..."

...

"...em face DA crise de legitimidade..."

Anônimo disse...

Onde está o PT?

O PT está na direita, só esperando as próximas eleições. Prá perder.

Anônimo disse...

O melhor do post é a estrela micro do pt, quase menor que o próprio Psol, o parque Beto Carrero da barnabelândia caixa-alta.

Belo texto, belo post.

Anônimo disse...

o fuinha foi vereador tucano em Pelotas, apenas foi parido em Canguçú.

Anônimo disse...

Me corrijam se entendi erado. O PSOL diz que as provas que têm conhecimento estão em um processo sigiloso do MP e que ele, o partido, não pode mostrr, pois não tem acesso direot, só possue afirmaçoes de que têm de que elas existem. Posto iso, pergunto?
1. Alguém pode exigir que o MP mostre as provas? porque claramente a Direita/RBS ficará caladinha esperandoacabar o governoYeda e contando com a lerdeza e a CUMPLICIDADE DO MP gaucho, que têm demonstrado que é de extrema direita e que só sabe perseguir qualquer coisa que cheire a "estes malditos vermelhos".
Se dependemos disto, e se o PSOL esperava que sua fala forçasse o aparecimento de provas, então além delas nao aparecerem, o PSOL será mastigado pela midia e a Luciana e o Ruas podem procurar outra ocupação na vida....

Unknown disse...

Concordo com paranamix. Mas cho que a oposição à Yeda deve pressionar o MPF. Incansavelmente.

Anônimo disse...

Bha....que triste correção tenho que fazer, mas o Fuinha nunca foi vereador em Pelotas, mas candidato derrotado a Prefeito de Canguçu.....triste figura a minha terra consegui parir...ta loco!!!!!

Anônimo disse...

estava demorando os bravos militantes da esquerda começarem a cair de pau no Psol. Partido microscópio, sem base social, traços da barnabelandia e por ai a fora. O que será que esse partido microscópico fez para provocar tanta ira? Quem sabe se tivesse tal qual o PT feito oposição sistematica ao desgoverno da Casanova, votado contra 9E SEM LER O QUE SE contratava!) o emprestimo junto ao Banco Mundial que menos de um ano já se transformou em uma dívida superior ao que foi emprestado. O presidente da assembleia é do....PT!!! E juntamente com o PT nada faz para abrir as fitas etc junto ao MPF. fICA TROCANDO BOLINHA COM A zh ! fAKA SÉRIO! Prefiro mil vezes esse partido microscópico que um bunda mole amorfo como hoje é o PT

Anônimo disse...

O PT atual não passa de uma estrela-anã vermelha, que segundo o Diagrama de Hertzsprung-Russell é uma estrela pequena e relativamente fria da seqüência principal.

Marcus Padilha

Anônimo disse...

Para os petralhas, a lei é para os outros. Eles gostam de furtar, roubar e enganar. Gente sem escrupulos. Cambada.

Anônimo disse...

Vai pra casa Padilha!

Anônimo disse...

17:31, faz-me rir !

É, aqueles dos outros partidos não furtam, não roubam, não enganam.
Escrupulosos. Bah ! SANTOS !
Ólhando algumas figurinhas a gente lembra do Lombroso.
Quem sabe vens falar aqui do sexo dos anjinhos ?

Anônimo disse...

Gente, o inimigo está identificado! Precisamos construir uma Frente Ampla. Existe um fato concreto que deve unir a esquerda. As outras pautas a gente vê depois.

Anônimo disse...

Deprimente, meu caro Feil, deprimente. O mutismo do PT não é novo; vem se alargando há um bom tempo, já de outras situações.
Infelizmente, isto denuncia que "tem boi na linha", como diz o dito popular. "Há algo no ar além dos aviões de carreira"

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo