Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O tenente que ficou milionário


Deputado do DEM foi torturador durante a ditadura civil-militar

O cinismo do PIG (Partido da Imprensa Golpista) é mesmo de amargar. Há dez dias, estamos contando, trata dia e noite do caso do deputado do castelo do interior de Minas Gerais. Trata como espetacularização demagógica e moralista daquilo que vai ao encontro do que o senso comum pensa da política e dos políticos profissionais. Opera num registro simbólico que visa desconstituir a função pública como um todo, porque não identifica precisamente a origem e a extração do sujeito em pauta. A identificação perfeita e delimitada do verdadeiro deputado-castelão não interessa, de fato. Omite, portanto, de informar a ficha completa do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), hoje, dono de uma nebulosa empresa de segurança.

Edmar Moreira, antes de tornar-se empresário bem sucedido e parlamentar do Democratas (ex-PFL), foi um destemido tenente do Exército, torturador de presos políticos junto aos órgãos de repressão de Minas na década de 70.

Coisas da vida.

Foto: fac-símile do material promocional do complexo turístico do ex-torturador mineiro que está na web, chama-se "Castelo Monalisa".
Clique na imagem para ampliá-la.

19 comentários:

Anônimo disse...

E, portanto, covarde canalha ou canalha covarde. DEM e canalhas se entendem à perfeição.

armando

Anônimo disse...

é só mais um pequeno canalha demo, como todos eles. pior é o congresso ser governado pelo maior pústula brasileiro...

Anônimo disse...

Exatamente Cristóvão, isso eles omitem, para confundir e diluir na imagem turva do congresso. O pig safado jamais vai identificar o tal Edmar como um canalha a serviço deles.Esse verme é de extrema periculosidade é da mesma laia do Hidelbrando motoserra.
Simch

Anônimo disse...

Não vejo nada demais! Uma castelo a mais, um castelo a menos, afinal o que é um singelo e bucólico castelo medieval nas mãos de um ex-tenente do exército? Nada, pois é fruto do trabalho de uma vida. Lembrem-se que este bravo homem lutou contra perigosos subversivos comunistas que queriam sovietizar nosso "Brazil". Cabe apontar também que virou moda em alguns partidos com aspirações aristocráticas seus membros assumirem cargos, principalmente no executivo, e passar a morar em casas "um pouquinho melhores"! Nada surpreendente, já vimos isto antes e conhecemos a história!

Anônimo disse...

Fiquei sabendo agora que nossa colega Leitão faz parte desta gloriosa família real:
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2009/02/miriam-leitao-e-edmar-do-castelo-em.html#links

Lady Di.

Anônimo disse...

- NENHUM DEPUTADO CONHECIA A ORGIA MEDIEVAL. AFINAL. O CASTELO É SÓ HABITADO POR FANTAMAS. DAÍ, PARA QUE DECLARAR?? NADA DEMAIS. ESSA ELITE PREBENDÁRIA E SOMOZISTA A QUINHENTODS ANOS SAQUEIA PINDORAMA. AINDA BEM, QUE À NOITE ELA CONSEGUE SE RECUPERAR

Anônimo disse...

Vejam se não é história de 1001 noites, um simples tenentinho adquire know how torturando pessoas e depois monta uma empresa de segurança e fica riquíssimo. Não é tocante, gente! Eu fico até emocionada.
Mas será que a Receita Federal não pode acabar com o sonho do tenentinho? Bastaria fazer um pequeno exame nos papéis da tal firma de segurança.
Seria surpreendente.

Anônimo disse...

Ainda tem os HD'antas para escancarar coisa pior.

Anônimo disse...

E o prof. Neumann subiu a Colina Melancólica?

Anônimo disse...

A imprensa oficial faz o seu papel que é exatamente dar suporte ao status quo político do qual faz parte. A internet tem permitido (por enquanto) comentários fora da pauta destes grupos. Bom é isso, mas ruim é ter que admitir ingenuidade na forma chorosa que reclamas um jornalismo de qualidade vindo de profissionais educados por sentimentos servilistas.

Fernando Paim

Anônimo disse...

A diferença do PIG para esse teu blog é que o PIG tem que ter provas antes de dizer irresponsavelmente que alguém foi torturador. Aqui, você inventa o que quiser, sem apresentar o mínimo de informação que embase a acusação, e acredita quem for ingênuo. E, a julgar pelos comentários, como têm ingênuos.

De certa forma, essa sempre foi a tática da esquerda: mente compulsivamente, difamando qualquer um que for adversário político. Repetem a mentira até virar verdade. Me lembro da época que diziam que o Britto era boiola, por exemplo. Mentira, quando é pela "causa", pode.

Anônimo disse...

Bem, meu caros companheiros de comentários. Me parece que quem tem os meios para repetir uma "mentira até virar verdade" são os donos do poder, a direita. Eles têm, em suas mãos, a quase totalidade dos órgãos de comunicação. Então, podem (ou acreditam que podem) manipular os fatos a seu bel prazer.
Não é preciso que enumeremos, aqui, as vezes em que assim procederam. É certo que não conseguiríamos, em pequeno espaço, relacionar tanta mentira divulgada.
Os que adotaram a máxima de Goebbels como lema são bem conhecidos.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é onde está a fonte e a prova de que o imbecil do Edmar Moreira era tenente do exército e torturador???

Anônimo disse...

e onde está a prova de que ele é apenas imbecil?

Anônimo disse...

Maia bovinão.

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-02-01_2009-02-07.html

Carlos Eduardo da Maia disse...

Essa fonte do Fernando Rodrigues do UOL é do Laerte Braga... Ora, ora, Laerte Braga, mineiro de Juiz de Fora, não é fonte para nada. Conheço muito bem Laerte Braga. É o mesmo que dizer que o Olavo de CArvalho é uma boa fonte.

Anônimo disse...

Britto boiola? Que barbaridade, como esta gente é mesquinha e malvada, um bando de fofoqueiros, que coisa! Já o cidadão Edmar Moreira participou de sessões de tortura sim, basta procurar na WEB, mas ele torturou só um pouquinho e foi tortura psicológica, nada que que o eleve ao título de "torturador", no máximo foi um amaciador de comunistas subversivos usando praticas pavlovianas, só!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Druida, na Web tem de tudo, inclusive as "verdades" incontestáveis do Laerte - Granma - Braga.

Jean Scharlau disse...

Além de corruptíssimo, torturador selvagem - Hélio Fernandes na Tribuna da Imprensa

O caso espantoso, assombroso e escandaloso do deputado (ainda?) Edmar Moreira transforma em URGENTÍSSIMA a reforma partidária. Há anos luto por isso, relacionando 10 itens importantíssimos, que jamais são analisados, estudados, constatados, colocados em ação.

Esse Edmar Moreira não poderia ter um mandato, está no terceiro. Não deveria pertencer a nenhum partido, já coleciona seis. Está para ser expulso do DEM, mas anuncia que se filiará ao sétimo, seja qual for.

Deveria estar cassado por corrupção, entrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para evitar a EXPULSÃO do DEM. A decisão do DEM e a do TSE devem ocorrer simultaneamente. E não pode nem há mesmo dúvida: as duas conclusões serão contra Edmar Moreira.

Mas o DEM também ficou em situação difícil. Reconheçamos, em parte, por causa da falta de uma legislação que reforce os partidos, consolidando a representatividade. Edmar Moreira, no DEM ou nos outros cinco partidos nos quais esteve, significa o que, é eleito por quem?

Entrou no TSE com alegação de PERSEGUIÇÃO do DEM contra ele. Examinemos as PERSEGUIÇÕES "que vem sofrendo" e que o levaram a tentar manter o mandato como PERSEGUIDO. Nos outros cinco partidos, também saiu por PERSEGUIÇÃO?

Vejamos os fatos, que na interpretação do próprio Edmar Moreira constituem o dossiê da PERSEGUIÇÃO, que levou ao mais alto tribunal eleitoral.

1 - Garante que construiu o castelo de mau gosto de 1982 a 1990, quando ainda não era deputado. Custou 20 milhões (da época? E de que moeda?), ele mesmo afirmou. O mau gosto custa caro e demora para se transformar em alguma coisa visível.

2 - Afirmou que DOOU a propriedade aos filhos. É lógico, claro e evidente que poderia fazer a DOAÇÃO, palavra da qual a Comissão de Desestatização (governo FHC) usou e abusou. Contra o povo brasileiro.

3 - Mas para DOAR aos filhos, teria que ser dono do castelo. E a melhor prova disso seria a inclusão da propriedade nos bens declarados à Receita. Como jamais declarou, DOOU o que não tinha, não existia, nem os 15 ou 20 mil habitantes da cidade reparavam.

4 - Como a corrupção está mais do que provada e não há o mínimo fato que o transforme de PERSEGUIDOR em PERSEGUIDO, passemos para a nova acusação, também provadíssima: a de TORTURADOR. E utilizando uma das maiores formas de torturas, que no DOI-CODI martirizou tanta gente.

5 - Esse tipo de tortura, que no DOI-CODI diziam que começara na Inglaterra (ouvi isso várias vezes, lá mesmo), era selvagemente "criativa", não tocava no corpo das vítimas, o objetivo era levá-las à loucura.

6 - Essa tortura consistia do seguinte. Uma cela mais ou menos de 3 por 4. Em determinado momento, apagavam todas as luzes, ligavam sirenes num tom tão alto que era impossível resistir. Ficava assim por um tempo indefinido e indefinível para as vítimas. Ai desligavam as sirenes, mantinham a escuridão.

7 - Num tempo impossível de localizar para os presos, voltavam as sirenes alarmantes, a escuridão era a mesma. Em matéria de alimentação, faziam o seguinte: ficavam 36 ou 48 horas sem comida, serviam alguma coisa. 15 minutos depois, serviam novamente, os presos perdiam completamente a noção do tempo. Nenhum carrasco entrava na cela.

8 - Tipo de tortura copiado por esse Edmar Moreira, quando tenente da Polícia Militar. O escalão de baixo é sempre muito mais cruel do que o escalão de cima, sobre isso nenhuma dúvida.

9 - Numa ditadura, são raros os que não torturam. Não é apenas o coronel Ulstra. Vejam quantos se suicidaram depois da carnificina que praticaram.

10 - Não quero dar nomes de torturados, ouvia seus gritos desesperados, era para ficarem mesmo desesperados, o homem não nasceu para ser torturado. (Todas as vezes que fui levado para o DOI-CODI, estava apavorado. O homem que diz que NÃO TEM MEDO DE NADA, é um mentiroso. O homem tem medo, mas resiste. Eu sabia que "ELES" também estavam com medo, não deixava que percebessem o meu.)

PS - Esse Edmar Moreira tem que ser afastado da vida pública. Até hoje lembro de um ministro, excelsa figura (e sua mulher), de um coronel que lutava pela comunidade, que passaram por essa realidade.

PS 2 - Como disse, alguns estão vivos, não quero que relembrem de público o que não podem esquecer na privacidade. O TSE tem que entregar esse Edmar Moreira, para ser julgado POR CRIMES DE TORTURA, QUE NÃO PRESCREVEM.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo