Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A barriga suíça da Rede Globo


Quem vai responsabilizar a TV Globo?

Todos os dias em todos os quadrantes do globo, os paranóicos, os mitomaníacos e até os meros balaqueiros insistem em aparecer de alguma forma na grande mídia. Mas a grande mídia tem filtros para evitar essa gente. A grande mídia tem fórmulas e métodos para validar o ficcionista da maior originalidade. A grande mídia não divulga nada que não seja objeto de cuidados profissionais, sempre visando evitar o terrível erro – a barriga jornalística – a notícia publicada e depois desmentida pelos fatos.

A grande mídia, sim, mas a Rede Globo de Televisão, não. Tanto que semana passada a cadeia de TV de maior audiência no Brasil deu uma barriga de proporções históricas no jornalismo brasileiro. Divulgou em primeira mão a história de uma moça brasileira que teria sido atacada com violência por neonazistas na Suíça e que, ato contínuo, esta mesma moça teria perdido os gêmeos de três meses de gestação. As perícias da polícia suíça têm desmentido a história contada pela suposta vítima, e com isso cresce o tamanho da barriga global.

Não se trata agora de avaliar os motivos da pessoa supostamente vítima de neonazistas, mas de responsabilizar a TV Globo pela divulgação de uma notícia falsa em nome de sensacionalismo vulgar e audiência a qualquer preço. Mas quem fará isso? O jornalismo irresponsável da Globo envolveu de forma precipitada as próprias relações internacionais do Brasil com a Suíça, deixando numa situação embaraçosa a representação brasileira em Berna.

Até o momento, se ignora que a direção da Rede Globo tenha pedido desculpas à população brasileira e suíça pela divulgação de notícia falsa, reiteradas vezes e em horários de maior audiência.

12 comentários:

Anônimo disse...

Cristóvão,

E se o Eduardo Guimarães tiver razão? http://edu.guim.blog.uol.com.br/

[]'s,
Hélio

Flavio Campos disse...

A policia Suiça é controlada pelo partido neonazista. É o cúmulo achar que alguem faria esses cortes em si mesma. Assim como no caso Jean Charles, devemos ficar etentos com a discriminação cada vez mais forte na europa. A volta da direita ao poder em boa parte dos paises europeus é reflexo deste pensamento.
A policia em todo canto do mundo é assim, pouco confiavel

Carlos Eduardo da Maia disse...

E o governo Lula comprou a barriga e pagou o maior mico.

Anônimo disse...

Caro flávio Campos!

por favor, homem, baseado no que tu me diz isso?
"A policia Suiça é controlada pelo partido neonazista".
assim, devo acrescentar, a polícia italiana é controlada pela máfia, a inglesa pelos hoolingas e a finlandesa pelos fãs da Bjork?
rapaz, qual seu profundo conhecimento na polícia suíça pra dizer tal absurdo?
não sabemos nem ao menos por quem a polícia brasileira é controlada, quem dirá a suíca.
Se estamos falanso de achismos e conclusões precipitadas, você bem que poderia rever seu comentário.
Falar de um partido e suas infiltrações políticas, ok, ok!
mas da polícia? realmente fico surpreso com seus profundo conhecimento

HElio: o texto do Eduardo Guimarães é realmente muito bom. mas o post original do Clóvis Rossi é imperdível.

Carlos Eduardo da Maia disse...

É o máximo da xenofogia imaginarmos que o brasileiro tem sempre razão.

Anônimo disse...

O comentário não tem haver com o caso suiço, mas com a Globo que sempre manipula o país e ficamos quietos.
Não gosto de futebol, mas outro dia assisti uma entrevista de torcedores do Corintians, que após o jogo ficaram sem metrô para voltar para casa, na chuva e tudo mais. Tudo porque tinham que passar a alienação novelistica e o tal de BBB e ganhar com o Ibope. O acerto com clubes de futebol, Globo e transporte não previam que os tercedores poderiam ficar sem transporte após certo horário, mais uma vez o povo é taxado de besta e não faz nada, tem que se prostar diante da Mega, Ultra, organização Globo, que manda no país e ainda dita as regras do jogo.

Anônimo disse...

Não teve barriga nenhuma, Feil. Os caras publicaram a versão da vítima, como se faz, inicialmente, na maioria desses casos. Os desdobramentos, incluindo a investigação da polícia e uma possível conclusão de que houve armaçao, só tornam mais incrível a história dada em primeira mão pela Globo.
Teu ódio ideológico pela Rede Globo te faz distorcer as coisas ao extremo.

Anônimo disse...

Eu acho que isso é um pouquinho mais complicado do que parece. Concordo que a Globo dê barrigas, mas não concordo que seja o caso da situação a qual te referes. A matéria inicial teve como fonte o ponto-de-vista da vítima, que, depois, a polícia suíça veio a contradizer. A Globo publicou um lado e depois deu as informações do outro também. Acho que é um pouco de ingenuidade já dar credibilidade a essa polícia. Talvez a polícia Suíça não chegue a ser controlada (como bem disseram, quem aqui teria condições de dizer quem está no meio dessa polícia?) pelo tal partido SVP (cujas marcas estavam no corpo da brasileira), mas somente por ele fazer parte do governo, já vale pelo menos suspeitar dessa polícia, não?! E, depois, vem um jornal suíço dizer que o Brasil é um dos países mais xenófobos do mundo... fala sério!!!

Anônimo disse...

salvo engano, o primeiro telejornal a noticiar o suposto ataque foi o da band. apesar da precipitação na cobertura jornalística, as manifestações de xenofobia é um problema grave e crescente na europa e nos eua. assim, convém prudência na análise do caso.

Anônimo disse...

- DUVIDEI QUANDO AFIRMARAM QUE ELA FOI AGREDIDA POR UMA NAVALHA. CREIO QUE DA TURMA DA GLOBO, O ÚNICO QUE SABIA O ESTRAGO DE UMA NAVALHA ERA O FALECIDO ROBERTO MARINHO QUE NO IDOS DE QUARENTA FAZIA BARBA COM UMA DELAS. PENA QUE NÃO ESTEJA ENTRE NÓS PARA DIZER PARA SEU DIRETOR DE JORNALISMO O QUE UMA NAVALHA FAZ NA PELE. AQUILO NEM DE CANIVETE FOI A CAUSA. COMO DIZIA O ANTIGO COMEDIANTE DA GLOBO(PIG) : - ME TIRE O TUBO!! O QUE ACHAS MAIA MALA???

Anônimo disse...

sbentenar!

Deixe de ser ridículo. Palhaço!

Anônimo disse...

Que a Globo dá barrigada não se discute, mas no caso fez o que devia: deu a versão da vítima! E ao menos tormou público que há partido neonazista forte pelo "paraíso"!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo