Fascismozinhos ordinários
Esse curtíssima-metragem (9 minutos) do diretor francês Jean-Gabriel Périot está imperdível. Retrata com imagens de época a França no verão de 1944, quando os nazistas já haviam sido expulsos do território francês e a população se regozijava com o feito. É quando explodem os “fascismozinhos ordinários”, de que falava Michel Foucault, referindo-se ao pequeno repressor que trazemos dentro de nós e que extravasa no cotidiano familiar, no trabalho, no trânsito e nas situações mais corriqueiras, caso não seja reprimido com muita consciência política, mecanismos de sublimação intelectual, educação & cultura.
No filme de Périot as vítimas são mulheres acusadas (pelo senso comum) de terem tido algum tipo de relação com os nazistas durante a ocupação das tropas hitlerianas – não sem o colaboracionismo de parcelas importantes da burguesia e de dirigentes locais. É um vastíssimo tema, mas que neste curta está focado no caso específico de mulheres indefesas e que foram covardemente expostas ao opróbrio e à execração pública, de forma inapelável e simplificadora (foto de Marselha).
Repugnante. Como diz o Mello (de onde eu pesquei a dica do documentário): os nazistas se foram, mas o nazismo ficou.
Veja o filme aqui. São apenas nove minutos.
7 comentários:
O nazismo é abominavel.
Depois que lí e analisei a notícia de quê o iFHC serviu a CIA e a CIA o serviu com dólares(tipo uma pensão) fiquei estarrecido como um mandatário fica refém de uma organização que usa este tipo de método e é aceita por um homem da estirpe de um FHC ??? !! Onde está o espírito de patriotismo desta figura?? Se invertemos e praticar isso lá dentro dos EUA a mesma situação êles aceitariam pacificamente????
Tanto que não, que veja o que fizeram com o casal Rosemberg que, no caso, eram suspeitos de colaboração científica com a URSS, aliás,nunca (com)provada.
armando
Anônimo se FHC serviu à CIA, o site Carta Maior e o Fórum Social Mundial também servem a CIA, porque foram financiados pela mesma Ford Foundation. Delírios do Bourdokhan.
chocante e covarde
Acho que é hora de o governo Lula que é sempre cheio de dedos e temores com o PIG de mostrar os podres da dona Ruth, por exemplo, que tem uma super ONG que foi criada ainda no governo FHC (tóc-tóc-tóc na madeira)para acabar com o analfabetismo e não consegue informar ao TCU as fontes e usos dos recursos que lhe são repassados. São milhões de reais que o casal FHC não tem como explicar de onde vem e para onde vai.
E agora? Acho até que esse papo de Ford Foundation é tática diversionista para embaralhar a opinião pública. Afinal a FF empresta dinheiro para quem quer, é privada. E depois saber que o FHC pega $$$$$ da FF ou da CIA não muda nada a nossa opinião sobre o seu entreguismo, que ele nunca ocultou.
Volto a dizer, o nervo do assunto não é FF, é a ONG de Pizza Hut.
O Sebastião Nery é um esculacho de jornalista. Foi assessor de imprensa do Collor, é um desmoralizado total, não tem a mínima credibilidade pública.
Ele está servindo de aviãozinho pra plantar notícia-barriga.
Como se fosse novidade que o FHC é pró-ianque. Me poupem.
Anônimo se FHC serviu à CIA, o site Carta Maior e o Fórum Social Mundial também servem a CIA, porque foram financiados pela mesma Ford Foundation. Delírios do Bourdokhan.
11 Fevereiro, 2008 16:48
Comparaçãozinha bem safada e mal intencionada..(como sempre)
Este é o perigo: O Maia achar que por invadir este espaço possa em qualquer momento achar que os demais sejam tão canalhas quanto ele.
Claudio Dode
Postar um comentário