Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008


Processo contra Nassif é ameaça do PIG

Lauro Jardim e Eurípedes Alcântara, editores de Veja, decidiram processar o jornalista Luis Nassif por conta de uma série de artigos que ele está publicando em seu blog.

A dupla não contesta as matérias de Nassif e nem pede direito de resposta. Só decidiu que vai aos tribunais.

Vejam como são as coisas. Veja é aquela revista que acusa sem provas e fontes a todos os movimentos e pessoas que não convém aos interesses dos investidores da Editora e aos seus estafetas de plantão (perdão, estafetas!).

É aquela revista das caixas de uísques que vieram repletas de dólares de Cuba. Lembram? E da suposta conta do presidente no paraíso fiscal. Vou ficar nisso só para citar duas matérias que ouviram vozes do além. E eram repletas de acusações.

Veja também é publicação que decidiu espicaçar com o biógrafo de Che Guevara, o jornalista estadunidense Jon Lee Anderson. Fez isso tanto no blog da revista, de forma estapafúrdia, como na edição impressa. Tudo porque Anderson negou que seu livro dissesse o que revista disse que o tal livro dizia. Inusitado, né? Mas nada surpreendente quando se trata de Veja.

Como também não é surpreendente que a revista divulgue que não vai processar Nassif. Que quem vai processá-lo são seus jornalistas. Eles ficaram bravinhos com a história revelada no blog do colega e comunicaram à empresa a decisão tomada. [...]

Esse processo não é contra o Nassif. É muito mais do que isso. É uma grave ameaça à liberdade de imprensa na internet. E está sendo movido com algum bom dinheiro para calar a boca daqueles que não fazem o coro do cantadores de uma nota só. É para intimidar.

Outros colunistas já começaram a acusar os sites e os blogues. É um jogo orquestrado. Podem escrever, outros tantos colunistas penas-de-patrão vão gastar muito papel para dizer que a internet virou uma terra sem lei. Um vale tudo. E que nós (os canalhas), a estamos usando contra gente do bem (eles). [...]

Pescado totalmente do blog do Rovai.

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo