Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 24 de janeiro de 2010

Juventude inicia acampamento com debate político


Problemas como consumismo e precariedade na educação configuram lutas comuns entre os jovens do campo e da cidade

A juventude do Campo e da Cidade de diferentes movimentos sociais do estado saíram em marcha na abertura do I Fórum Social de Economia Solidária, sexta-feira (22), em Santa Maria. Em torno de 400 jovens dos movimentos da Via Campesina iniciaram um encontro regional também com propostas políticas para o ano que inicia.

No primeiro momento de discussão, as dificuldades mais abordadas pelos jovens do campo foram acesso à escola, êxodo rural, exclusão digital e falta de estrutura na saúde. Já a juventude da cidade falou de preconceito e criminalização da pobreza. A luta contra o consumismo e a precariedade da educação são bandeiras comuns entre todos. Ainda ontem, os participantes do acampamento contaram com a apresentação de uma mística sobre opressões raciais, de gênero e de trabalho.

Ontem, as atividades e encaminhamentos políticos da juventude foram sobre soberania alimentar, e contaram com representantes dos movimentos sociais. Também houve formação política para um projeto popular comum de transformação social e, para finalizar o dia, quinze oficinas de integração e arte foram oferecidas aos jovens.

O Encontro da Juventude do Campo e da Cidade é resultado de um processo de mobilização e debates regionais que estão em andamento desde o ano passado, pretende ser uma marco na organização da juventude do meio popular de todo o estado. O acampamento ocorre paralelo ao Fórum de Economia Solidária, um dos eventos descentralizados do 10° Fórum Social Mundial.

Boletim da jornalista Aline Rodrigues, desde Santa Maria (RS).

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo