Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 5 de setembro de 2007



Porto Alegre está morta?

O professor Cattani chama a atenção para a “falsificação escancarada” no projeto Pontal do Estaleiro que visa se apropriar de área pública nobre junto ao antigo Estaleiro Só, de Porto Alegre. Os prédios representados no projeto (fotos), apesar de funcionais e modernistas, estão com altura barroca, atarracados, fora de proporção e escala, objetivando enganar e impressionar o senso comum (e a Câmara Municipal de Vereadores).

Ele observa que “na ilustração do projeto, os prédios não estão representados na altura correta do projeto real. Ou seja, na ilustração eles parecem bem menores do que serão quando acabados”. Cattani chama a atenção para a importância de arquitetos e urbanistas locais examinarem o projeto Pontal do Estaleiro e emitirem juízo profissional crítico sobre o mesmo.

De fato, onde estão as entidades representativas? Onde estão os ambientalistas, os sindicatos, os partidos políticos, PT, PCdoB, PSB, PDT, PSOL, PSTU, PCB, etc? É preciso uma ampla discussão pública sobre esse importante projeto que pretende usurpar espaços urbanos para fins de apropriação privada e ganhos financeiros particulares.

A cidade parece morta. Enquanto isso, a direita avança nos seus propósitos negociais-eleitorais e reafirma a sua hegemonia política autoritária, antipopular e antidemocrática na outrora combativa Porto Alegre.

34 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Essa área do estaleiro só foi adquirida de leilão judicial (falência do Estaleiro) por empresários privados. A área não é pública, mas privada. O que é público é a parte da margem do lago, onde será construído, com recursos exclusivamente privados, um calçadão e área de lazer ao público. Ninguém está usurpando espaço urbano na área privada. Mas uma coisa é certa, esse projeto só vai sair do papel se os empreendedores tiverem lucro. E para ter lucro naquele local é necessário a construção de residencias, hotéis, restaurantes, bares etc. Uma coisa está intimamente ligada a outra. A iniciativa privada só vai construir o calçadão e área de lazer pública se se aprovar o projeto de edificação, como ocorre em qualquer projeto que tenha a participação do poder público e da iniciativa privada. Mas os bocós da ideologia não querem saber nada disso, querem impedir qualquer tipo de parceria público privada e taxando sumariamente de impopular. Impopular é o terreno do Estaleiro cheio de erva daninha como está hoje. Porto Alegre não está dormindo e parece que está acordando apenas no fim da morna gestão do Sr. Fogaça - que não vem cumprindo promessas de campanha, mas há tempo para melhorar. É o que se espera.

Anônimo disse...

E nem são originais. Isso é cópia da arquitetura australiana, de Sidney. Vigarice em todos os sentidos.

Anônimo disse...

Acho que o CC da prefa vai levar uma boquinha nesse trambique imobiliário.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Anônimo, o PT fez o mesmo protesto que o Feil estava fazendo agora quando o Collares resolveu abrir a Av. Beira Rio, essa grande avenida hiper popular em POrto Alegre. O PT dizia que era impopular, agredia a natureza e o escambau. O sectarismo petista não gosta de grandes obras e POA precisa de grandes obras, sobretudo na sua orla, para atrair turismo que gera capital e renda. Mas como tem parte do PT que tem preconceito com o capital eles ficam fazendo esse discurso boboca para a meia dúzia de sempre.

Anônimo disse...

Assim como, Maia, o PSDB votou contra o projeto da terceira perimetral em POA. O preconceito, sectarismo e escambau não conta aí?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, quero a prova dessa tua alegação. A terceira perimetral, idealizada por Debiagi, o mesmo do pontal do Estaleiro, foi o único projeto grande do PT em POA em 16 anos. É muito pouco. E o PSDB e outros partidos não foram contra.

Anônimo disse...

Olha Maia, provas eu não tenho. Tenho memória, muito boa, por sinal, de Tarso Genro perguntando à Yeda Crusius, em debate na eleição pela prefeitura de POA, por que os vereadores do PSDB tinham votado contra a terceira perimetral. A resposta da nossa governadora foi arrogante: "se votaram contra, tinham seus motivos."

Mas, que avanço, Maia, já reconheceste um projeto grande do PT em POA. Daqui a pouco "cai a ficha".

Anônimo disse...

Como o PT ficou 16 anos no passo municipal contra todos os partidos inclusive a RBS?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, o que eu critico é fazer oposição por picuinhas. Se o PSDB foi contra a 3ª perimetral fez muito mal. E se o PT votar contra esse projeto que transforma em espaço público uma área impopular da cidade, onde ninguém transita, ele vai fazer isso por picuinha e mesquinharia. Aliás, como fez o PT quando da inauguração da av. Beira Rio pelo Collares. Mas disso vcs não querem lembrar. Está na hora do PT dar um basta no sectarismo dos aloprados que não tem nenhum interesse na melhoria da qualidade de vida da cidade e que fazem política apenas por ressentimento.

Anônimo disse...

Pois então, Maia. Todos os partidos fazem oposição por picuinha. TODOS. Por este critério, não podes votar em ninguém. Vide nosso congresso, que elegeu Severino por picuinha.

Anônimo disse...

o Maia vem aqui e escreve tratados, documentos inteiros. Engraçado é que o blog dele está pobrinho, sem postagem e com moscas voejando o ar. Porque será, gente?

Anônimo disse...

Por que este é o subblog do desucupado.

Anônimo disse...

como que esse rapaz é barnabé se ele está sempre aqui na mutuca de todo o mundo, fazendo tocaia de tudo e de todos

Anônimo disse...

Ô Maia! A patroa e as crianças não reclamam da tua ausência?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, é por isso mesmo, o Brasil ainda está engatinhando na convivência democrática. E quando o PT começa a caminhar um pouco e discutir que se pode fazer parcerias público privada chegam os aloprados do estatismo questionando que isso é neoliberalismo e conservadorismo. E não . O Brasil tem de se espelhar nos países que deram certo e o PT tem de se espelhar nas esquerdas democráticas e convergentes (os PS´s europeus, o PS chileno etc.), mas ficam todos no radicalismo marxista leninista de um tempo que já passou.

Anônimo disse...

O Nosso querido Eremildo Maia quer que nós, bococas aloparados, devemos nos espelhar do PS Chileno.
Com certeza os espehos dele vem da Daslu.
Vejam com quem vão se meter gurizada?

Anônimo disse...

OK, Maia, mas tem um detalhe: o PT convergiu ao consenso, e diminuiu o efeito da militância radical. Mas e os outros, que se moveram para os extremos?

No PSDB tá cheio de neoliberal querendo vender até a mãe, mas não se critica estes extremos, não vale a pena.

Essa lenga-lenga não termina nunca. Mas uma coisa é certa: na oposição, todo mundo é extremo, ninguém se safa. Criticar o PT e não criticar os outros é sectarismo, partidarismo bem baratinho.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Se o PSDB fosse neoliberal, Guimas, o Paulo Feijó estaria completamente na ativa. Não está. Está fora do governo e trabalhando no seu blog. Não confunda contrato de concessão de serviço público com venda ou doação. São contratos distintos. E vc que é inteligente sabe disso. O PT está indo na direção certa ao aderir ao pragmatismo acompanhando os partidos de esquerda da Europa, mas tem de dar um basta nos seus radicais que são minoria mas fazem muito barulho. A vontade da maioria é que deve vencer sempre, os descontentes que se mudem para o PSTu ou PSOL. Se o PT é social democrata ( e acredito que seja) não pode posar de partido radicalzinho da década de 60.

Anônimo disse...

Era só o que faltava o Eremildo Daslu, dar receita para o PT.
Mesmo meio "estropiado" reacionário deste tanto não cabe!
Vai! que o Macalão já foi

Anônimo disse...

Olha o Maia negando a natureza dos tucanos aí!

Se o PSDB não é neoliberal em sua ideologia, com essa coisa de regime de caixa, "racionalização" das despesas e quetais, ninguém mais é!

E viva a fuga da realidade!

Anônimo disse...

O chile realmente vai muito bem obrigado...

Anônimo disse...

O chile realmente vai muito bem obrigado...

Anônimo disse...

Companheiros, registramos que nem a presidenta da Câmara Municipal, a vereadora Maria Celeste, e nenhum outro vereador de nossa bancada está empenhado em aprovar este projeto. Estamos em discussăo para formar opiniăo coletiva a respeito do assunto.
Sem mais, nos colocamos à disposiçăo para maiores esclarecimentos através do telefone 3220-4331 ou por e-mail bancadapt@camarapoa.rs.gov.br
Um forte abraço
Bancada PT Porto Alegre

Carlos Eduardo da Maia disse...

A bancada do PT quer que aquele local fique eternamente na impopularidade e impregnado por ervas daninhas. Tal como já aconteceu quando o Collares resolveu inaugurar a Av. Beira Rio, ali no gasômetro que o PT foi contra. Mais um motivo para a população de Porto Alegre não votar no PT no ano que vem.

Anônimo disse...

Prezado Senhor "Bancada do PT-POA",

Acho estranho que a nobre Bancada do PT-POA use essa forma de comunicação, sem identificar o emissor nominal da mensagem. Mas ainda assim vou responder a esse personagem sem rosto, quase anônimo.

Ainda hoje um vereador do PT, muito gentil, educado e companheiro, comunicou-se com o titular deste blog de forma civilizada e esclarecedora, sobre o tema em pauta.

Eu vi (assisti) a senhora vereadora Maria Celeste (PT) na TV Câmara Municipal manifestando-se sobre o projeto "Pontal do Estaleiro", dias atrás.

Ela dizia, então, que estava por fazer uma audiência com o senhor Prefeito José Fogaça no sentido de abreviar o trâmite do referido projeto, uma vez que entendia que fosse necessário alterações na legislação, porque o conjunto de prédios estavam muito acima das cotas permitidas para o local. O ânimo da vereadora era de aprovação ao referido projeto antipopular. Eu vi. Ninguém me contou. Posso mostrar a cópia do VT.

Acho curioso, tão-somente que a Bancada do PT-POA use desse meio de comunicação para contactar com este blog - plural, democrático e aberto a todas as tendências político-partidárias.

Aqui não temos nada a ocultar. Por favor, dirijam-se diretamente ao blogueiro.
O e-mail deste blog é DGFEIL@GMAIL.COM

Anônimo disse...

que feio bancada do PT !!!!!!!
e a Maria Celeste hein? Quem diria,
neoliberalizou?
todo mundo sabe o que rola por trás desse projeto...
favorecimento de alguns mesmos,
cobrar do povo para usar o que é dele, para ficar por aqui...
lembro ainda que na época do projeto da Av. Beira Rio havia umas conexões
estranhas com a Refinaria Alberto Pasqualini, que exploraria a avenida e PDT.

e assim caminha a humanidade...

Carlos Eduardo da Maia disse...

POis é, Luiz, se fosse pela vontade do PT a beira rio estaria hoje às moscas. E se for pela vontade do PT, o passeio público que será construído, com dinheiro privado, na orla do Guaíba, no estaleiro não será realizado. O PT poderia defender esse tipo de idéia na frente da Tv no horário político, vai conseguir um monte de votos.

Anônimo disse...

Realmente esse arauto da direita não tem o que fazer, pior é que se faz de desentendido. Pega só o que interessa como gancho para malhar o PT ignorando o resto, especialmente quando as falcatruas são com os outros partidos, ditos por ele como modernos. Afinal quem paga essa mala?
O Maia é um exemplo clássico de manipulação das informações, fragmentas os fatos, descontextualiza-os, padrão típico de manipulação por inversão.
Perseu Abramo que o diga....

Anônimo disse...

Olha o samba do criolo doido aí, gente! Prezado
O arquiteto Jorge Debiagi não é autor do projeto da Terceira Perimetral, que é muuuuuuuuuuuito antigo. Ele projetou uma das estações!
Att. Luciana

Anônimo disse...

Sinceramente acho totalmente compreensivel uma bancada se comunicar como bancada. Ou, então, vamos começar a apoiar o personalismo na política.

Anônimo disse...

Sinceramente acho totalmente compreensivel uma bancada se comunicar como bancada. Ou, então, vamos começar a apoiar o personalismo na política.

Anônimo disse...

e um anônimo se comunicar como anônimo, sim por que se ele informar o próprio nome já fica parecendo personalismo... que estranha forma de raciocínio

Rodney Torres disse...

Alguém sabe qual é o partido de Ubirajara Macalão????

Rodney Torres disse...

Pois parece que a corrupção no Brasil surgiu com o PT e só o PT é corrupto, os outros não tem partido e nem são indicados por partidos, como é o caso do Macalão e a fraude dos selos na Assembléia.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo