Arquivo Nacional cria centro de memória da ditadura militar de 1964
Até outubro, deve sair a portaria que cria o Centro Memórias Reveladas, que irá reunir os documentos da ditadura militar (1964-1985) guardados atualmente em arquivos de órgãos federais e estaduais. O Centro ficará no Arquivo Nacional e abrigará informações das divisões do extinto Serviço Nacional de Informações nos ministérios e estatais. Os dados também deverão ser disponilizados em um banco de dados na internet. As informações são da Agência Chasque.
O Arquivo Nacional pretende, ainda, implementar uma rede de cooperação com acervos públicos de dez Estados do Sul, Sudeste e Nordeste. As instituições possuem dados sobre os Departamentos de Ordem Política e Social, o Dops, encarregado de interrogar e reprimir cidadãos considerados uma ameaça ao regime militar.
O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal. Integrante da estrutura básica da Casa Civil da Presidência da República, está diretamente subordinado à Secretaria-Executiva. Sua sede principal está na praça da República, no Centro do Rio de Janeiro (foto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário