Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 30 de setembro de 2007


Cavalo do comissário sai na frente em Porto Alegre

Pantaleão Kalil manda comentário sobre a pesquisa RBS-Ibope, divulgada ontem.

A primeira pesquisa IBOPE contratada pelo "partido político" RBS deve ser analisada com muita reserva, pois como qualquer abordagem desse tipo, principalmente faltando 12 meses para as eleições, envolve manipulações mas, ao mesmo tempo, não pode encobrir a verdade por inteiro.

Uma coisa é certa: o PT não consegue contrapor-se como a única opção aos candidatos da direita como aconteceu até um passado recente. Agora, muito próximo ao petismo, e a pesquisa mostra isso, apresentam-se outras opções no leque da esquerda.

Dentro do espectro petista é necessário levantar uma questão: a diferença entre Maria do Rosário e Miguel Rosseto é tão significativa assim? Ou a pesquisa, espertamente, força a barra com o objetivo de influenciar a prévia do PT e ver vitoriosa a candidatura menos indigesta?

As grandes novidades, com boa performance eleitoral, são Manuela e Luciana que aparecem sempre empatadas tecnicamente com Maria do Rosário. Aliás, com a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, nos cenários mais importantes para o primeiro turno, a situação também é de empate técnico, pela margem de erro, entre Fogaça-Rosário-Manuela ou Fogaça-Rosário-Luciana.

Nas simulações para o segundo turno a situação de empate técnico entre Fogaça e Rosário ou Fogaça e Manuela se torna mais próxima E nesse ponto é interessante introduzir a questão da rejeição, onde vamos encontrar Fogaça em primeiro lugar com 29%, seguido por Maria do Rosário com 15%, Luciana Genro com 14% e Manuela D’Ávila com 10%.

Considerando a boa preferência entre o eleitorado e a baixa rejeição com base nos dados desse primeiro levantamento realizado pelo IBOPE, a candidatura de Manuela seria forte indicada para um segundo turno com José Fogaça. O que pesa contra a jovem candidata do PCdoB é a sua inexperiência, a escassa estrutura e o pouco tempo que seu partido terá no rádio e na TV.


9 comentários:

Anônimo disse...

Esta pesquisa é a primeira rodada do jogo do PRBS. Quer poupar criticas ao desgoverno do Fogaça, insinuando ..Como está mal? Nao veêm as pesquisas? e com isto calar a oposiçao. Isto perdurará, Fogaça na frente, até o sabado anterior a eleiçao, isto está dado e nao deveria ou deverá assombrar ninguem. A mensagem verdadeira é: Vamos queimar o Rosseto, que quase nos tirou a vaga do Simon, e depois vemos o que fazer com a mulherada esquerdista..
Esta é a intençao da pesquisa, e quanto mais proxima a previa do PT, mais Rosario se distanciará do Rosseto...temo, mais acho que o PT de POA mais uma vez vai ser engolido pelos sionistas...

Anônimo disse...

Tapar o sol com a peneira nada mais e que querer criar uma ilusáo que vai nos levar a um beco sem saida. O Rosseto como ministro para a reforma agr[aria foi um fracasso e seu substituto, da mesma DS nada mais faz que criticar o MST enquanto que reforma agraria mesmo que e bom neca. A Maria do Rosario náo tem esse peso nas costas dai quem sabe ser melhor avaliada que o RossetoMelhor para o PRBS acho seria ter o Rosseto como candidato pois seria mais facilmente batido pelos foga;as da vida. E náo vamos esquecer nem a Manuela nem a Luciana principalmente esta que sem quase aparecer na midia tem mantido altos [indices nas pesquizas. Náo d[a para esquecer que foi a deputada mais votada para federal em Porto Alegre. Por fim e brabo ler a expressáo õ que fazer com a mulherada esquerdista~ ..... pra la de preconceituosa ..... A continuar assim o sol vai derreter a peneira

Guilherme Mallet disse...

É que o Rosseto não foi dar testemunho de arrependimento por suas opiniões políticas no Congresso para homenagear a RBS...

Anônimo disse...

Independentemente das "mulherada esquerdistas", o Grazziottin faz uma análise apropriada do estado das coisas em POA. O PRBS porá pilha nas outras candidaturas pra tirar o Rossetto da jogada. E depois, na disputa com o seu fantoche, dirá que elas não têm experiência, não são boas gestoras e essa lambança toda que a gente conhece muito bem. Rossetto, até agora, não fez mesuras para o PRBS, mas não se sabe até quando, pois dá para esperar qualquer coisa da nossa esquerda. Quanto a Luciana, as coisas não estão muito boas para o seu lado. Levou um puxão de orelha do próprio partido, o que se pôde depreender da nota oficial do PSOL/RS por conta da tal homenagem a RBS.

Anônimo disse...

Eugênio, o PSOL levou 11 exatos dias para passar o "pito" na Luciana, numa nota ambígua que mais a elogia do que a repreende.

Ou seja, uma nota de aparência, para inglês ver.

Anônimo disse...

O fato é o seguinte: Luciana tem chances de ganhar a eleição. Certamente vai prá o 2º turno, pois qdo começar a campanha o q terão pra dizer dela? Já o Pt e resto da classe política está apodrecido. O Pt crescia durante a campanha pq jogava a merda dos outros no ventilador, e agora? vai jogar o q se é (no mínimo) igual aos outros?
Sob o olhar frio, vcs devem admitir que os índices apresentados para Luciana são ótimos e que deve-se apostar na vitória dela contra o desgoverno Fogaça.
A não ser q no 2º turno o Pt vote no Fogaça.

Anônimo disse...

Que eu saiba o PT não vota. O PT é uma instituição abstrata que não tem existência real é somente um estatuto, algumas letras em uma folha de papel.

Anônimo disse...

Companheiros,
Minha expressao mulherada esquedista, foi uma óbvia piada com o que dizem os de direita, sinto se nao fui mais direto.Agora, achar que a Luciana vai para um segundo truno de eleiçao em capital a bordo de um partido que tem uma estrutura ridicula, sinceramente é opiniao de quem nunca realmente fez campanha. Por outro lado, quero ver quem a Santa Sem Pecados ( afora babar na RBS) vai apoiar se houver segundo turno..Na minha opiniao vai ser como é o seu partido, ou nós ou ninguem....
Escrevam, a Luciana nao decola dos 12 % e vai apoiar QUALQUER CANDIDATO que venha a enfrentar o PT. Para ela um bom psiquiatra, e vergonha na cara. Quem abraça deputados do DEMO e PSDB comemorando derrota do governo nao serve para ser de esquerda....
Stalin está rindo....

Anônimo disse...

Acho muito interessante essa ira contra a Luciana. [E claro que falou besteira ainda que procurando mitigar um pouco a falta de critica a RBS. Por outro lado se ela foi expulsa do PT por defender o que antigamente o PT defendia e depois de eleito mudou de opiniao porque nao comemorar uma derrota do governo na Camara O PT era contra a CPMF agora [e a favor ela continua contra. Quem [e que [e sem vergonha na cara| Quando o Lula chamou os usineiros de herois ao mesmo tempo em que morriam por inanicao trabalhadores dos canaviais nao vi comentarios tao irados assim contra ele. Por fim, no segundo turno FogacaXRaul pelo que me lembro o PSOL se posicionou radicalmente contra Fogaca ainda que nao apoiando formalmente a Raul. Para terminar nao entendo essa paix'ao pelo Rossetto. Como ministro nao assentou por ano mais sem-terras que o Jugmann no governo do FHC e at[e agora nao ouvi um pio sobre a marcha que o MST realiza agora no Rio Grande.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo