O
cara foi uma “sucessão de sucessos”, e muito inspirou os Beatles. Roy nasceu em 1936, um ano depois de dois contemporâneos seus, Elvis Presley e Jerry Lee Lewis, que eram de 1935. Os três podem ser considerados os pioneiros do rockabilly, o rock and roll no mundo branco estadunidense.
Aqui com Blue Angel, um cha-la-la-zão no capricho. A música foi cantada pela Isabela Rosselini, no filme do diretor David Lynch, 'Veludo Azul' (1986), onde Denis Hopper aparece balbuciando junto a letra de Blue Angel.
Aqui com Blue Angel, um cha-la-la-zão no capricho. A música foi cantada pela Isabela Rosselini, no filme do diretor David Lynch, 'Veludo Azul' (1986), onde Denis Hopper aparece balbuciando junto a letra de Blue Angel.
Aqui Only
the lonely.
O rock foi um dos elementos culturais que ajudaram a dar visibilidade social ao jovem (estamos falando de anos 1940/50, coincidindo com a ascensão inexorável do fordismo). Ele - o rock - praticamente eleva a juventude à categoria de coadjuvante da cena pública, e pode-se afirmar que está na raiz daquilo que hoje constitui a chamada sociedade de massas - para o bem e para o mal.
É certo que tudo isso foi invadido e colonizado pela publicidade, como braço auxiliar (e privilegiado) da necessidade de "realização da mercadoria" (esfera do consumo), onde o valor de troca esmaga o valor de uso, gerando mais alienação e fetichismos de toda a ordem. Mas isso é outra história, bem mais complexa e cabeluda.
O rock foi um dos elementos culturais que ajudaram a dar visibilidade social ao jovem (estamos falando de anos 1940/50, coincidindo com a ascensão inexorável do fordismo). Ele - o rock - praticamente eleva a juventude à categoria de coadjuvante da cena pública, e pode-se afirmar que está na raiz daquilo que hoje constitui a chamada sociedade de massas - para o bem e para o mal.
É certo que tudo isso foi invadido e colonizado pela publicidade, como braço auxiliar (e privilegiado) da necessidade de "realização da mercadoria" (esfera do consumo), onde o valor de troca esmaga o valor de uso, gerando mais alienação e fetichismos de toda a ordem. Mas isso é outra história, bem mais complexa e cabeluda.
It's
over
Oh,
Pretty woman, com a participação dos jovens Bruce
Springsteen, Tom
Waits (piano)
e
Elvis
Costello
(que se recusa a tocar em Israel, enquanto lá estiverem instalados governos beligerantes e protofascistas).
Aqui I drove all night.
Vejam, pois, que o rock já foi
revolucionário. Já foi um ponteiro indicando que caminhos (tortos)
o mundo trilharia.
A arte, as manifestações artísticas
em geral, aliás, têm essa propriedade, a de apontarem os esboços e
os sinais (quase sempre embotados) do futuro.
É preciso estar atento à arte autêntica (excluindo portanto os Michel Teló, Paulo Coelho e lixinhos afins), nas
suas múltiplas expressões (música, literatura, pintura, etc.) e
buscar a interpretação das distintas gramáticas e linguagens que flutuam no real.
As novas tecnologias podem também
fazer esse papel de oráculo do tempo pagão. Mas suas previsões são
parciais, por que só levam em conta o mundo da objetividade e da
consciência, enquanto as artes levam em consideração o homem como
totalidade sensível, incluindo o nosso lado-escuro-da-lua, o inconsciente.
2 comentários:
isso se chama MÚSICA, e não esse lixo de hoje em dia tipo os sertanojos, pagodes e axés da vida.
muito bom que o blog esteja recheado (de novo)de música. Mas, e aquelas photos das mulheres, por que sumiram?
queremos, política, religião e futebol, mas tb arte,comida e mulheres!
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