Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 2 de setembro de 2012

Comitê Popular pela Memória mobiliza três cidades do RS


Nos últimos dias, atos públicos promovidos pelo Comitê Popular Memória, Verdade e Justiça, pelo Levante Popular da Juventude e outras entidades reuniram centenas de pessoas em Porto Alegre, Três Passos e Caxias do Sul em defesa do resgate da memória do período da ditadura e da punição dos agentes do Estado que cometeram crimes contra os opositores.


Em Porto Alegre, foi feita a identificação do local do antigo Quartel da 6ª Companhia da Polícia do Exército, utilizado como centro de prisão e tortura durante a ditadura no Brasil. Com cartazes, músicas e fortes discursos os participantes homenagearam o Capitão Carlos Lamarca – que na época cumpria serviço no quartel. Em Três Passos, foi realizado um escracho silencioso em frente ao Hospital de Caridade para denunciar que em maio de 1970 centenas de pessoas foram presas e torturadas no local. A manifestação foi seguida de uma passeata até a Praça Reneu Geraldino Mertz, vereador da oposição e preso político e posteriormente prefeito de Três Passos
Outra ação ocorreu em Caxias do Sul e foi organizado pelo Levante Popular da Juventude do município, em parceria com a entidade ManifestaSol. As atividades lembraram o dia 28 de agosto de 1979, data em que o General João Batista Figueiredo sancionou a Lei nº 6.683, que anistiou parte dos torturados e perseguidos políticos, bem como garantiu impunidade aos militares responsáveis pelos atos de repressão. Leia aqui reportagem completa da jornalista Vânia Barbosa sobre as manifestações no RS.

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo