Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Agrocombustíveis não beneficiam pequenos agricultores


A gigante Bunge é a principal fornecedora da Petrobras Biocombustível

A participação dos pequenos agricultores na produção de agrocombustíveis é limitada e com poucos benefícios. A constatação é do relatório "O Brasil dos Agrocombustíveis” lançado pelo Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis. Segundo Marcel Gomes, coordenador do CMA, por falta de assistência técnica, apoio financeiro e cooperação, apenas trinta mil famílais de pequenos agricultores estão envolvidos na produção, enquanto a meta do governo federal era de 200 mil famílias. A informação é da Agência Chasque.
...............

O governo Lula criou a Petrobras Biocombustível precisamente para fazer cumprir a meta de envolver 200 mil famílias camponesas na produção de matéria-prima para a energia renovável, entre outros objetivos.

Criou a estatal, mas não cumpriu a meta. Acaba dando razão a quem não tem razão. A direita não vive dizendo que o Estado está inchado blablablá?

Enquanto isso a empresa estatal, hoje dirigida pelo ex-deputado Miguel Rossetto (PT-RS), tem consagrado uma política de aquisição de matéria-prima que privilegia os grandes monopólios de grãos do mundo, com a Bunge na frente.

Isto que é lulismo de resultados!

Leia mais neste post de 5 de março último.

10 comentários:

Anônimo disse...

ai, ki meda do barbicha.

Remindo disse...

Apenas 30 mil???? Será que outros governos fizeram alguma coisa por estes trinta mil pequenos agricultores?

Beto - Recife disse...

A Petrobras Biocombustíveis tem menos de um ano. O Rossetto assumiu a presidência neste mês. É muita cedo para decretar a inoperância do programa e imobilidade da nova empresa.
Usar o argumento do Estado inchado é de fato prática de direita. Não é nem preciso reproduzir.

marcelo disse...

Quando a Petrobras anunciou o seu H-Bio em 2006 já avisava que usaria só olho de soja na composicao. Nesse link essa informacao está bem pequena no fim.

http://www.biodieselbr.com/destaques/2006/h-bio-novo-diesel-petrobras.htm

os motivos eram na época a maior seguranca nos contratos de fornecimento.... mas ao nao levar em consideracao os outros tipos de graos, a petrobras já deixava de lado a producao vinda da agricultura familiar, que deveria priorizar a mamona, pra comprar a soja do agronegócio.

marcelo disse...

Aliás, na Europa o mito do biodiesel e etanol brasileiros estao caindo, da mesma forma que o olho de palmeira da indonésia já caiu. Já sairam diversos documentários na alemanha alertando que a plantacao desses bio-combustiveis tem consumido a amazonia. O consumo na europa de bio-combustíveis é mais relacionado a metes ambientais e nao como no brasil, por influencia de lobbys do agronegócio. A petrobras vai ter que se esforcar muito se quiser vender algum desses combustíveis para o resto do mundo.

jairo disse...

Seu Rossetto tá mais perdido que cego em tiroteio na PetroBio.

Ele achou que era só fazer aquele discurso de sindicalista rançoso pra resolver as contradições. Nas internas Rossetto está decidindo a favor do agronegócio, comprando soja de montão das Cargill da vida, Bunges e uma grandona dos EUA que esqueci o nome.

Remindo disse...

Marcelo,
Não entra nas dos europeus, desde a guerra eles sabem que o álcool e os óleos vegetais são bons combustíveis. Só que teriam que montar uma estrutura cara e para conseguir petróleo era só matar uns árabes. Qualquer coisa que é feita para estes lados eles logo vem com a "estão destruindo a amazonia".

Suzie disse...

Sou mais Miguel Rossetto.
Duvido- o- do que Rossetto trairá os "pequenos"!
Não coloquem olhar pessimista, ok?
Um passo a cada dia!

Juarez Prieb disse...

Trairá, não. Já traiu.
Só compra das multinacionais e dos monopólios.
Já traiu, Suzie.
Me cite um sindicalista ou ex-sindicalista que não traia.
O perigo para a classe operária não vem tanto da direita, mas dos sindicalistas, dos oportunistas e aproveitadores das máquinas sindicais. Todos estão comprometidos com o sistemão e são a outra face da mesma moeda do capitalismo.

Suzie disse...

Juarez...

Então tá!
Ninguém presta.
Só nós três: o Feil, tu e eu...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo