Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Revolução ou involução verde?



Já tivemos milhares de distintas batatas comestíveis. Hoje, temos apenas quatro, todas necessitam de defensivos químicos 

Documentário de Deborah Koons García. Em 55 minutos, o vídeo analisa o futuro da nossa alimentação, em especial a partir do surgimento da engenharia genética, que revolucionou a produção de alimentos no mundo. O aumento do uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas está alterando muitos produtos e em alguns casos colocando em risco a nossa saúde.

A empresa Monsanto é a mais questionada. É uma multinacional de agricultura e biotecnologia, a líder mundial do herbicida glifosato, vendido sob a marca Roundup

A Monsanto também é líder na produção de sementes geneticamente modificadas - os transgênicos - tão ferrenhamente defendidos pela senadora do PP, Ana Amélia Lemos, que hoje apoia a candidatura de Manuela (PCdoB) à prefeitura de Porto Alegre, e que em 2014 deverá ser a candidata da direita (e do grupo RBS) ao governo estadual - uma espécie de Yeda Crusius mais perigosa e menos burra. 

Ao apoiar a "comunista" Manuela, Ana Amélia quer mostrar mais flexibilidade na costura de alianças, ao mesmo tempo em que se alia a uma candidata mulher e jovem, na tentativa de se fazer conhecida junto a um eleitorado menos avisado acerca dos seus propósitos reacionários e conservadores.   
   

3 comentários:

Nelson disse...

O alimento que colocamos em nosso estômago, se não é o mais importante fator, é, sem dúvida, um dos principais a nos avisar como será nossa vida depois de passados uns 12, 15, 20 anos, ou mesmo na velhice. É crucial para sabermos se teremos vida com qualidade ou não.

Porém, meu caro Feil, não são muitos os que estão preocupados com isso. Para a maioria das pessoas, parece que enxergar um cifrão em cada olho é a única coisa que realmente tem interesse. A sociedade atual está, deverasmente, como diria o Odorico Paraguassú, economicista.

E isso acontece, contraditoriamente, numa era em que, a princípio, a informção está aí, à disposição da maioria das pessoas. Numa era em que temos um número maior de graduados, pós-graduados, mestres, doutores.

Se esses "educados", para usar um termo à Noam Chomsky, não conseguem enxergar que o que está acontecendo a sua volta tem crucial importância, o que será de nós, o que será da humanidade no futuro?

Será que teremos que esperar do cidadão aquele que vende churros ali na esquina, que, em muitos casos não teve acesso a uma formação acadêmica, a virada, uma mudança na lógica perversa desse modelo de agricultura/alimentação a que estamos submetidos?

Ed.Londero disse...

O fato é que a probabilidade maior que nos acomete é de uma pandemia mundial, devastadora e terrível, ao modo da gripe espanhola de 1918.
Pois é isso que ocorre com mamíferos que se tornam muito numerosos e vivem amontoados: gripes terríveis e devastadoras.
Perto disso, se vamos ter câncer de montão, se vamos ter mais casos de autismo (que tem mais de 90 correlacionalidades), se as abelhas vão desaparecer em muitas áreas do mundo, se vamos ter falhas catastróficas em safras vezes seguidas e fome mundial, isso pouco importa.
Na verdade estamos todos mortos, somos meros figurantes de futuras estatísticas, nossos netos estudarão os fatos que estamos criando com o mesmo interesse que lemos sobre as guerras napoleônicas.
A fortuna amealhada pela Monsanto, as trapaças que as pessoas fazem ou deixam de fazer, Ana Amélia, Kátia Abreu & Cia, correndo atrás do triunfo das suas ideias prediletas ou atrás do seu enriquecimento, tudo isso é só poeria nas estantes do futuro.

Anônimo disse...

que deus nos livre de ter essa yrc versão 2.0 (ou gafanhoto privata 3.0, sei lá), lacaia da rede bunda suja e de agropilantras, no piratini. qto. ao "menos burra", tenho minhas dúvidas, mais perigosa (e dissimulada), certamente.
e pensar que tivemos políticos como getúlio, brizola, júlio de castilhos, hoje é simon, yrc, essa coisa hedionda aí atualmente esquentando cadeira no senado... arre!!! é o retrato cuspido e escarrado do "povo mais pulitizado" do brasil (só na cabeça da rede bunda suja et caterva).

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo