Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Contestadora e discípula do “doutor Jorge Gerdau”: o cálculo Manuela







Que mixórdia é a cabeça da deputada Manuela D'Ávila (PCdoB). Não se sabe se ela é assim mesmo, ou representa uma persona (no sentido de “máscara”) com o objetivo de angariar popularidade e votos na atual corrida eleitoral ao Paço Municipal de Porto Alegre. 

Pode, também, ser as duas coisas: uma cabeça de bricolage, formada por cavacos pop de senso comum e bom senso (a fórmula balanceada de ingredientes que a sociedade do espetáculo exige dos amestrados) e uma máscara eleitoral, mesmo. 

Sendo assim, o resultado sintético da persona Manuela é o cálculo. Um cálculo para agradar gregos e baianos. Um cálculo alienado e despersonalizado.

Em Tempo: Marx, Durkheim e Weber não são exatamente “a santíssima trindade do socialismo”, como desinforma a matéria sobre Manuela, em Zero Hora de hoje (aliás, foi ela que disse essa estultice pedante ou foi o redator de ZH?). 

Imaginem, quem consideraria (a não ser os ignorantes) Durkheim e Weber como socialistas? 

Os três - a rigor - são os pensadores clássicos da Sociologia e não (jamais) do socialismo. 

Quem afirma isso está fazendo-o de orelhada, em flagrante desonestidade intelectual.

22 comentários:

Anônimo disse...

Ri muito! Detalhe é que ela diz que estudou sociologia, mas deve ser como os cursos que ela "fez" em Harvard, que nunca existiram.... Qualquer estudante de 1º semestre sabe mais do q ela!

Flash Gordon disse...

Engano seu, anônimo, o cara que passa defronte, na calçada de uma faculdade de Ciências Sociais sabe mais que a aluna do "doutor Jorge Gerdau".

Otra cosita, ela é "comunista" e adepta de Sta. Rita. Eita.

Anônimo disse...

Weber socialista ...mas é bem da Zero Hora confundir sociologia com socialismo.
Tudo fora do mundo do consumo é socialismo.
E a Manuela é a persona que a gente fica em dúvida se isso vem dela ou do jornalista.

breton disse...

Acho q vem do jornalista. Manuela estudou sociologia sim,na ufrgs, mas não terminou. Foi minha colega, e obviamente sabe que Weber e Durkheim não são socialistas...
Para esclarecer: não voto na Manu nem no PC do B...nem que a vaca tussa...e não me formei em sociologia! mas nesse caso só colocando pingo nos is, não é uma palhaçada q nem harvard e esse erro muito provavelmente é do jornalista, ela deve ter dito santissima trindade da sociologia...ou algo q o valha, três porquinhos...

Anônimo disse...

baaaaah... mas nesse causo tô com o comentarista anterior, acho que é agada do tal "jornalista" da rede bunda suja, acho que o sujeito quis dar uma de "conhecedor" e largou essa bobagem. tb., vai esperar o que de gente que não sabe distinguir neve de geada?

Anônimo disse...

A senhorita em questão andou lá pelo IFCH da UFRGS por um curto periodo de tempo sim, mas não foi para estudar, foi para arrigimentar quadros para sua UJS, de onde seus aceclas abanadores de bandeira lhe fazem corte. Cetamente algum de seus seguidores que deve ter passado em sala de aula panfleteando(pois é o que sói fazer essa camarilha nas universidades públicas) ouviu e lhe soprou o telefone sem fil.

Anônimo disse...

Weber é tão socialista quanto a Zero Hora é um jornal.

Chaplin disse...

A "moçoila" não passa de mais um produto da política nacional. Mas está sendo atropelada por suas próprias estrepolias na ânsia de cooptar eleitores de todos os segmentos. Ignora como uma grande parte da população que existe apenas dois grupos de políticos. Os que se movimentam em favor da classe burguesa dominante (a quase totalidade) e um ínfimo grupo que, precariamente, tenta defender a classe trabalhadora. O grande problema é que o próprio proletário pensa e processa seus valores de forma burguesa...portanto...

Anônimo disse...

É por isto que ela vai levar esta lavada. Não convence. Não passa a minima credibilidade. Nos programas políticos parece uma criança pedindo um novo brinquedo. Começou com o modelito "e aí, beleza?" e agora está terminando vestindo "bleizerzinho" achando que isto dá consistência a alguém. Parodiando o Breton: não voto nesta criatura nem com banda de música tocando.
Orson

Carlos Eduardo da Maia disse...

Numa boa, os verdadeiros alienados, as cabeças de bricolage, são os que perdem seu precioso tempo (Zeit ist Geld) achando que as melhores e mais inteligentes cabeças são apenas aquelas identificadas com a causa anticapitalista e defendendo valores questionáveis de uma certa esquerda, cuja prática não deu certo em lugar algum. E esses cabras se acham o máximo da inteligência.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Muito mais inteligente ser discípula de Jorge Gerdau do que Raul Pont. Manuela copia a Dilma.

Anônimo disse...

é do mesmo partido que lançou o Netinho, pré-candidato em São Paulo, teve aquela boazuda bandeirinha como candidata. O nome do partido é bom, mas a prática (e a teoria)...é o mesmo que apoiou a Kátia Abreu, senadora que defende o agronegõcio. Acho que só o nome se salva.

Anônimo disse...

esse Maia sem alça distribuindo inteligências...modesto, o rapaz!

Gustavo disse...

Sim o Netinho aquele guia genial dos povos da pauliceia, que espanca as companheiras dele, cara que dá porrada em mulher. Netinho é líder comuna em SP.

Gustavo disse...

Viram que o glorioso apresentador Ratinho (personalidade de primeira linha!!!) apóia irrestritamente a Manu! Boa essa em... Agora vai!!!

Anônimo disse...

O Maia tentando caminhar só com o braço e a perna direitas.
Desde que sai da cama até o final do dia, fica dando voltas, retorna sempre para o lugar onde iniciou.
E desfruta lépido e fagueiro da estabilidade de um país que não afunda por estar ancorado em fundamentos keynesianos, na recessão promovida pelo neoliberalismo financeiro no resto do mundo.
Vai para Europa, vai para Espanha, Irlanda, França, Alemanha ou Grécia, abrir uma empresa, lá você vai ser feliz.

Anônimo disse...

bleizeizinho pra mim é dica da dublê de "senadora" (na verdade, esquentadora de troninho senatorial) e candidata da rede bem safada em 2014. bela comunista, ajuntada com um dos "ícones" do partido da propina. arre!!!

Anônimo disse...

a manuela nunca saiu do 1º semestre de ciencias sociais na ufrgs, duvido que tenha feito introdução a sociologia. por isso é bem provável que ela dito que Marx, Weber e Durkheim fossem a santissima trindade do socialismo. passar no vestibular é uma coisa, estudar na ufrgs é outra. Assim como ela estudou em Harvard, Yale, Oxford, MIT, sorbonne, etc...



Anônimo disse...

Manuela tem um séquito de amazonas assessoras.
Uma parada de misses clonadas, não na aparência, mas na junventude e com aquele impeto de quem está por fechar uma grande negócio, de quem está com a mão na boca da botija, de quem merece o reino pelos seus poucos anos e poucas rugas.
Que timaço!
Uma verdadeira primavera portoalegrnse.
o velho Marx, se já rolava no túmulo, agora deve estar esmurrando o caixão.

barcelosmarcio disse...

Essa do Weber e do Durkheim "socialistas" foi de doer na alma. É impressionante a indigência intelectual que predomina nas redações da RBS.

Será que isso tem a ver com as origens da emissora, com o fato de seu fundador ter sido uma espécie de animador de auditório??

Anônimo disse...

E tem mais Maia.
Esses intiligentes, como diria o Briza, enchem a guampa de maconha e não comem carne por que faz mal à saúde. É dose né?

Marcio Dreux disse...

De comunista, a Manuela parece só ter o fato de estar querendo sacanear o Gerdau, demonstrando que, se ele disse isso mesmo, no capitalismo qualquer idiota "economizador" pode ficar rico, ser um bom administrador e um grande empresário! E nisso eu até concordaria com ela.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo