Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 9 de outubro de 2007


TVE agoniza. Que tal a autogestão?

A TV Educativa do RS está se apagando como vela. Aos poucos deixa de ter sinal para determinadas regiões do Estado, aos poucos alguns programas se extinguem, aos poucos alguns profissionais se demitem, aos poucos os equipamentos sem manutenção pifam, aos poucos a tevê pública fica obsoleta e logo adiante estará na bacia das almas conduzida pela omissão de um governo irresponsável.

A TVE pode ser o símbolo do governo Yeda: nenhum compromisso com entidades públicas, compromissos velados e indiretos com interesses privados. Esse é o quadro atual. Hoje, devem ter no mínimo onze ou dezenove empresas privadas de olho gordo pra cima da TVE. Assistem de camarote a agonia lenta e gradual da emissora, e de lambuja a rádio FM Cultura, uma emissora que firmou conceitos em Porto Alegre.

Uma modesta sugestão deste blog DG aos bravos profissionais da TVE-FM Cultura: procurem o professor Paul Singer no Ministério do Trabalho. Ele coordena uma equipe de profissionais que cuidam das iniciativas da chamada Economia Solidária, onde foi desenvolvido o Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES), composto por informações de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e de Entidades de Apoio, Assessoria e Fomento (EAF).

É preciso estudar alguns modelos jurídicos-formais de constituição de uma cooperativa dos funcionários para fazerem a autogestão do espólio da emissora pública. Mas antes disso é necessário que o grupo de funcionários tenha unidade de propósitos e determinação de luta. É melhor lutar agora do que ser capacho ali adiante de um Sílvio Santos da vida, ou habitar a rua da amargura, sem número.

Se o governo tucano quer se desfazer do ente público em favor de algum grupo privado, antes, os funcionários organizados formalmente habilitam-se a autogerirem solidariamente a sua própria emissora. Para tanto, é necessário criar uma rede de pressão pública a partir de sindicatos, centrais, movimentos sociais, parlamentares e setores dentro do governo Lula para dissolver as resistências do Piratini, que certamente será grande.

A tarefa não é fácil, mas factível e razoável. Depois, conquistada essa primeira etapa, é preciso investimento que pode ser feito junto ao BNDES (o MT pode encaminhar isso). Mais adiante, ou concomitantemente, a cooperativa deverá pensar o provimento criativo de novos conteúdos de programação para a emissora. E assim por diante.

Para construir tudo isso, entretanto, são necessários três ingredientes: trabalho, organização e solidariedade.

....

Ah! e criem um blog rápido (urgente) para constituir-se como central de informações e debates sobre a luta que estão empreendendo. Criem logos, selos e material digitalizado para fácil reprodução de outros blogs.

12 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Por falar em autogestão, alguém sabe? alguém viu? que fim levou? aquele projeto do governo Olívio de autogestão da fábrica de fogões Gerais. Se investiu dinheiro público ali para que os trabalhadores organizados gerenciasse a fábrica. Que fim levou? O que aconteceu? Por que ninguém fala sobre o assunto? Alguma vez o sistema de autogestão funcionou na vida? Onde? Como? Por que?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Errata. A fábrica se chamava Wallig. Fogões Wallig.

Anônimo disse...

Eu li o abaixo-assinado dos funcionários e achei muito pobrinho, não tem nada de concreto, só um chamado contra a privatização, que está certo, mas tem que ir além. Do jeito que vai a yeda passa por cima deles de patrol e ainda dá abaninhos.

Anônimo disse...

Xô, Maia, ave de mau agouro!

Guilherme Mallet disse...

Mas a TVE não será parte da TV Pública que está sendo criada pelo Governo Federal.

Anônimo disse...

a tve é historicamente um cabide de empregos. para os concursados é apenas uma referência, porque trabalham para outras emissoras.
estatuto do funcionário público não combina co tv ou rádio.
a tve comelçou a morrer no govero olívio, onde compraram, por exemplo, câmeras obsoletas.
Funcionário público e autogestão?
por favor, sem brincadeiras!!
a tve não tem jeito. tem que ser vendida. e os concursados podem ir para a tv do lula.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo plenamente com o anônimo. Guilherme, parece que sim, o sinal da tv pública provavelmente será o da tve. O Estado do RS tem que focar sua atuação na educação, na saúde e na segurança. Não há graninha para ficar brincando de televisão. Até mesmo porque ninguém assiste a TVE.

Claudinha disse...

Feil, os funcionários estão na rua com uma campanha de coleta de assinaturas, pedindo adesão contra a privatização da tve/fm cultura, bem como há um abaixo-assinado online:

http://www.petitiononline.com/TVE_FM/petition.html

E repassarei esta tua msg ao grupo. Abraço!

Anônimo disse...

INCRÍVEL... como existem pessoas que falam sobre o que não conhecem e outras que são facilmente convencidas pelo que ouvem de terceiros...

1- No governo Olívio foi renovado todo o parque técnico da emissora... tínhamos os mesmos equipamentos que transmitiram a última Copa do Mundo, ou seja a mais de 5 anos operávamos estes equipamentos de última geração.

2- No governo Olívio existia uma rede de repetidoras no interior cobrindo mais de 75% do território gaúcho com transmissão via satélite DIGITAL (só se fala em TV DIGITAL agora?)... eram 44 retransmissoras, hoje são 16 e sómente 8 trabalham a pleno.

3- No governo do Olívio existia uma rede de rádios com 15 emissoras pelo interior do estado... no governo Rigotto a rede foi desfeita e os equipamentos apodrecem em uma sala nos fundos do prédio.

4- No governo do Olívio foi comprado um transmissor novo... no do Rigotto o pagamento foi trancado e quase o estado foi obrogado por força de contrato a pagar 80% do valor sem receber nada... não fosse o quadro funcional alertar e lutar pelo pagamento para receber o transmissor, e o estado teria pago sem receber nada.

Agora uma coisinha só a mais... não acreditem em nada do que lhes falo... visitem a TVE que qualquer um dos funcionários lhes mostrão "in loco" as VERDADES do que está ocorrendo lá.

Por favor parem da falar sobre o que não conhecem e usquem saber a REALIDADE... estou a disposoção...

ÚLTIMA... por favor não olhem apenas seus umbigos... pensem no estado como um todo... no interior nossa programação é muito bem aceita... é uma opção a mais para quem não tem TV a cabo... PENSEM QUE O ESTADO PODE LEVAR MUITA INFORMAÇÃO PARA INTERIOR ATRAVÉS DE NOSSO CANAL DE TV (inclusive para órgãos do próprio estado de maneira transparente sem ter que pagar a terceiros para isso).

Está faltando COMPETÊNCIA do estado para utilizar melhor seus órgão e devolver ao cidadão aquilo que ele quer.

Anônimo disse...

SMSS, vc já quer demais. A função dos pequenos patifes q entram aqui ñ é estabelecer nenhuma verdade, é só distorcer e mentir descaradamente. Tanto q seu comentário ficou sem resposta. Dizem qualquer coisa, sem o menor compromisso com os fatos. Nem q para isso precisem recorrer até a calúnias. O compromisso deles é neutralizar, a qualquer custo, a idéia d q o estado pode oferecer um serviço público d qualidade.
Alguns são tão convictos dos seus "laudos técnicos" altamente qualificados q entram aqui anonimamente para proferí-los. Será q eles tem medo d serem pendurados no pau-d-arara por estarem mentindo? Parece q a sombra do passado os assombra muito mais d q a nós.
Tá na mesa pra vcs, pequenos patifes, SMSS se prontificou a informá-los in loco o q está acontecendo na TVE. Vão lá.
O resto é domingão do faustão.

Everton disse...

Cadê os militantes de esquerda a defender o controle gestor politico e economico das empresas? No período pré-eleitoral fiquei chocado com a Luisa Helena, defendendo q o gov federal deveria dar $$ pública para a Varig, etâ oportunismo eleitoral e esvaziamento de proposta de autonomia dos trabalhadores. Tá brabo!!!

Everton disse...

Para o Carlos Eduardo e o tal de Anonimo...os meios de comunicação q são concessões públicas historicamente no país serviram para reforçarem versões privadas de seus donos e dos q patrocinam propagandas nas mesmas, além de bancarem redes de políticos corruptos q ajudam a reprodução da injustiça, do controle social e concentração de renda no país.
Liberdade de imprensa nas empresas privadas da mídia no Brasil, aonde existe?? A maior parte da sociedade, os movimentos sociais tem espaço para expressar seus pensamentos?
Será q vcs defenderam auxilio de dinheiro publico para salvar varias empresas monopolistas da mídia, q se viram mal (RBS, Globo, etc..), com dividas em dólar e com a queda do real?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo