Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Outro militar da ativa volta a elogiar o golpe de 64


General disse que a “sarna marxista” ainda está em ação

O general-de-exército Paulo César de Castro, principal responsável pelo ensino no Exército nos últimos dois anos, exaltou ontem [segunda-feira, 11] o golpe militar de 1964 e ironizou as políticas de cotas raciais na educação. A informação é da Folha.

Um dos 14 generais quatro estrelas (posto máximo) do Alto Comando do Exército, Castro elogiou o presidente Emilio Garrastazú Medici, em cujo governo (1969-74) desapareceram dezenas de oposicionistas, e defendeu a Lei de Anistia de 1979 (deu a entender que ela não permite punir militares).

O oficial disse que os "arautos da sarna marxista", inimigo "astuto e insidioso", seguem em ação. As afirmações foram feitas no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, diante do comandante do Exército, Enzo Peri.

O general Castro recordou sua admissão no Colégio Militar: "[Foi] em concurso, sem que jamais me tivesse sido exigida a cor da pele dos meus pais, avós e demais ascendentes ou me tivessem acenado para integrar qualquer tipo de cotas fossem elas quais fossem".

Como cadete, mobilizado pelo comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, Emilio Médici, Castro tomou parte na deposição [a Folha continua com eufemismos para qualificar o golpe de abril de 64, antes chamou de “ditabranda”, agora é “deposição”] do presidente João Goulart em 1964.

O general leu o elogio de Médici "por ter participado do movimento de descomunização do Brasil" e chamou de "revolução democrática" o golpe militar.

Para o oficial, o general Médici constituiu "exemplo de honestidade, coragem moral e audácia". "Sob seu comando, nós, os democratas brasileiros, derrotamos o oponente subversivo durante a Guerra Fria", afirmou.

Castro, disse ainda que na Força aprendeu a "cumprir todas as leis", entre elas a Lei da Anistia.

O general também saudou militares por "patrulhar para que a lepra ideológica fosse mantida bem afastada dos currículos, salas de aula e locais de instrução". "Meus generais, perseverai no combate", discursou. "O inimigo é astuto e insidioso. Mas capitulará ante nós, como derrotado tem sido até agora."

"Cuidado: ele procurará afirmar e convencer os inocentes e incautos de que o Exército de 2009 é diferente do Exército que os derrotou no passado. Pobres almas." - completou o general Castro.

.................................

Esse fato aconteceu na última segunda-feira, dia 11/5. Foi noticiado pela Folha, na terça. Desde então não houve nenhuma reação à indisciplina do militar saudosista.

Já está se banalizando essa espécie de nostalgia politizada ou ideologizada dos generais da ativa do Exército brasileiro. E o que dizem os seus superiores, sempre tão ciosos do respeito à hierarquia militar e a unidade da tropa? E o que diz o ministro da Defesa, Nelson Jobim? E o que diz o comandante máximo das Forças Armadas, presidente Luiz Inácio Lula da Silva? Nada, absolutamente nada.

No último mês de março ao se despedir do Comando Militar do Leste (RJ, MG e ES) e da ativa, o general Luiz Cesário Filho chamou o golpe de 64 de “revolução democrática”. Ano passado, o ministro das Minas e Energia, Édison Lobão, cria eleitoral da família Sarney no Maranhão e apadrinhado do senador José Sarney, chegou a dizer que não tinha havido nenhum golpe em abril de 1964, que o movimento civil-militar fora uma marcha democrática com o objetivo de varrer a subversão comunista e a corrupção no governo Jango. E tudo ficou por isso mesmo no governo anfíbio do presidente Lula.

Enquanto isso, no Uruguai, na Argentina e no Chile, governos com menos força política e maiores taxas de rejeição popular, não hesitam em julgar e punir os militares que participaram ou foram tolerantes com torturas, desaparecimentos e assassinatos de opositores políticos durante as ditaduras das décadas de 60 e 70.

A conciliação lulista às vezes tem a mesma cara da covardia.

Foto: O general-de-exército Paulo César de Castro, em traje de campanha, condecora um colega.

17 comentários:

Anônimo disse...

Segundo Uri Avenry, a pior coisa que pode ocorrer para um exército é virar tropa de ocupação e se envolver em contra-insurgência e tortura.
Arruina a disciplina e o profissionalismo.
O pessoal esquece como lutar contra exército de verdade e todo tipo de traste, gente covarde e ingnóbil, ascende na carreira.
Seria esse o motivo do IDF ter levado a surra em 2007 no Líbano. Por exemplo: um pelotão foi dizimado, apanhado por um foguete enquanto jantavam sentados ao redor do fogo, ao invés de estarem protegidos em trincheiras individuais, providência elementar para um exército em guerra.
O que fariam esses militares, confrontados com uma força estrangeira, ao invés de bandos de estudantes ?
Se portariam como o oficialato iraquiano?
Pegariam suas malas de dinheiro, trancariam o paiol e rumariam para Dubai ?
De que serve tanque e avião moderno, sob esse tipo de liderança ?
É preocupante.

Fabrício Nunes disse...

Beleza de texto, Feil.
Parabéns pela tua lucidez na análise de coisas que - num primeiro momento - parecem insignificantes.

Anônimo disse...

A manifestação desse general é política, e mostra que as nossas forças armadas pecam pela falta de disciplina e de profissionalismo.
Por isso não têm as monores condições de enfrentar forças armadas de verdade. É muita gente nos quartéis sem ter o que fazer, por isso é necessário reduzir drasticamente esses quadros burocráticos desocupados e restabelecer a disciplina e o profissionalismo.

Anônimo disse...

Imaginem o contrario..Um general, aproveita o momento e se declara Marxista...No mesmo dia o PIG gritaria e haveria a EXPULSAO do referido general...Nao nos enganemos companheiros, se pudessem, esta truma "acabava com a nossa raça" basta ver a , no minimo, falta de vontade de investigar qualquer ato criminoso contra alguma organizaçao de esquerda, sem falar no assassinato cronico de lutadores sociais que NUNCA sao investigados.....
Pais podre este....

Anônimo disse...

Como é bom ver um militar que honra a sua farda e defende o Brasil das imundices praticadas por esse governo de guerrilheiros e sindicalistas desqualificados.
Brasil(MILICOS) mostra sua cara, corre com essa corja daqui como fizeram em 64.Limpe nossa Pátria!

Bíu disse...

Pelo jeito, o blogueiro gostaria que o Presidente Lula prendesse e arrebentasse o general boquirroto.

Lau Mendes disse...

Um general de mesmo calibre na China provavelmente também pergunta: ”espelho, espelho meu...” O que prova que a burrice é democrática, não tem fronteira.

Simão Bacamarte disse...

Essa fala é impressionantemente aparentada da fala do militar no começo do filme "Z", do Costa Gavras.
No filme, a "lepra" do golpista brasileiro é substituída por uma "infestação" ideológica nociva às lavouras da dominação burguesa e patriarcal (sim, isto é uma redundância).
Em todo caso, ONDE ESTÃO OS MILITARES ESCLARECIDOS? (a pergunta não é meramente "retórica", Simão realmente acredita que eles existam, e que sejam descendentes dos movimentos de 30,32, 35, Araguaia, etc.)

Anônimo disse...

Patético o gneral - agora de pijamas. Reminiscências e arroubos mofados, que ainda repercute fraquinho, nas memórias. Faltam-lhes coragem - ética e de ação - para admitirem que estão "velhos". Na sua despedida reusa o chavão "No meu tempo..." .Patético. A realidade que alguns teimam em negar e enxergam os seus mundinhos prservados . Saia às ruas , general! Saia às ruas...
AndreB

giorgis disse...

Bota esse "valente" hoje na frente de batalha no Paquistão pra lutar contra o taleban, entrar em caverna e procurar o Bin Laden.
Bota só por um dia, pra ver um "homem" se terminar.

Recolhe só o trapo, no final do dia.
Eles são valentões pra fazer oratória contra civis, quero ver pegar no pesado, em front mesmo.

Anônimo disse...

Entre a fala do General e do nobre Deputado Sérgio Moraes PTB/RS, ainda fico com a do General. Esse que está se lixando para a opinião pública naquela época seria um dos pobres perseguidos por terem idéias políticas (apropriar-se de dinheiro público e lixar-se para o povo). . . Preocupem-se mais com os atuais políticos do que com os generais. . .sally

Anônimo disse...

EM SAMPA, O PCC ESTÁ DE VOLTA

SÃO PAULO - [ 13/05 ]
Prisão de traficante gera protesto violento
Cruzeiro On Line

A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) voltou a impor o terror em São Paulo, desta vez na Penha, zona leste na capital paulista, por causa da prisão de Wagner Barbosa da Silva, um de seus traficantes.

Homens ligados à facção criminosa queimaram ônibus e caminhões e fizeram barricadas nas ruas e avenidas do bairro. O trânsito na Marginal do Tietê foi bloqueado. Carros foram depredados.

A Polícia Militar reforçou o patrulhamento na região, com a Tropa de Choque. Houve tiroteio. Até as 20h, não havia informações sobre feridos.


Segundo a PM, a prisão do traficante causou o protesto. Silva foi preso durante a tarde, na favela Tiquatira, por policiais da 3ª Companhia do 51º Batalhão. O preso foi conduzido ao 10º Distrito Policial (Penha).

A Polícia Civil confirmou a prisão no início da noite. Um investigador afirmou que o traficante foi flagrado com maconha, haxixe, crack e armas.

O caso seria registrado pelo delegado plantonista da noite, Marco Gerck. Revoltados com a prisão, os homens do PCC fizeram barricadas na Avenida Gabriela Mistral, próxima à Favela Tiquatira, também conhecida como Favela Nicolas Jardim, e incendiaram veículos.

Na Avenida Governador Carvalho Pinto, conhecida como Tiquatira, os manifestantes também atearam fogo em ônibus. As labaredas atingiram a rede elétrica.


Um grupo de manifestantes também interditou, com madeiras, pneus e pequenas caçambas, a pista local da Marginal Tietê, sentido rodovia Ayrton Senna, a poucos quilômetros depois da sede do Sport Clube Corinthians Paulista.

Os homens passaram a atirar pedras nos veículos que tentavam furar o bloqueio. Os motoristas ficaram em pânico. A Tropa de Choque da PM e homens do Corpo de Bombeiros foram acionados. Policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Moto (Rocan) também reforçaram o efetivo.

Um helicóptero Águia sobrevoou o local para dar apoio aos PMs que tentavam desbloquear as ruas e avenidas e prender os manifestantes.(AE)



PARA NOSSA LABORIOSA IMPRENSA, NÃO ESTÁ ACONTECENDO NADA!

A TV Globo censurou a informação de que os ataques partiram do PCC (ver vídeo).

http://www.youtube.com/watch?v=xurtiBZCNd0&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=xurtiBZCNd0&feature=player_embedded

As edições on-line de Veja, Folha de São Paulo e Estadão, até o fim da noite de quarta-feira também censuram a informação quanto ao PCC.

Caras Pintadas do Rio Grande do Sul disse...

Bah, cara, ti viu a missa pelos 30 anos da morte do sérgio Fleury? nós postamso uma síntese no blog. Parece incrível, mas há um um processo de purificação da ditadura, de recuperação da sua "memória", qeu associada ao desgaste das instituições brasileiras e o caráter das nossas elites pode ser muito perigoso...

Cel disse...

Que esse discurso se espalhe e encontre eco em outras vozes e eventos, todos os dias!

Anônimo disse...

Canalha que elogia canalha, confirma sua canalhice ao cubo. CQD.

armando

Oscar torres disse...

Belo texto, parabéns!

Anônimo disse...

Insubordinação é crime. Crime é punido pela Lei.Lei pode ser invocada por quelquer cidadão.Porque não processamos o General PAULO INSUBORDINADO DE CASTOR NA jUSTIÇA Militar? Se seus superiores se cagam de medo, vamos nós do povo, contratar um advogado e meter esse babaca torturador covarde e golpista na cadeia que é o luhar dele.O lula que continue se cagando de medo lá em Brasilia...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo