Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A guerra de 2010 já começou


A direita começa a mostrar as suas longas unhas

A capa da revista Veja desta semana é simbólica de fatos que estão ocorrendo no País, na perspectiva das eleições de 2010. Não é preciso dizer muito sobre as intenções óbvias dessa capa, falando em câncer (que já não existe mais na ministra) e o olhar febril da foto.

O semanário é a ponta de lança da direita brasileira, juntamente com o presidente Gilmar Mendes, do STF. O resto do PIG (Partido da Mídia Golpista), os grandes órgãos da mídia oligárquica brasuca, segue a orientação da revista do grupo Abril, bem como as palavras de ordem do coronel informal, Gilmar Mendes – o século 19 no coração dos nossos dias.

A web, por sua vez, está cravejada de mensagens fascistas apontando a ministra Rousseff como tendo sido uma “terrorista perigosa” e que a sua virtual “vitória em 2010 pode instaurar um regime do tipo cubano no Brasil”.

São ficções que – no volume e na intensidade – acabam moldando uma realidade no mínimo adversa à futura candidata petista ao Planalto.

Ainda assim, o PT, e sua direção nacional, continua chupando bala na zona do meretrício – e com as duas mãos nos bolsos, imagem mista de candura, inação e autossuficiência.

Do jeito que as coisas andam, parece que a futura candidata do campo popular e democrático tem que prover a si própria de energia política e pessoal para fazer frente à luta que se avizinha. Tudo leva a crer que ainda não pode contar com entourage suficiente e efetiva para lhe assegurar o combate político necessário às multiplas frentes de luta que se descortinam no cenário eleitoral de 2010.

Por enquanto, a coisa vai mal.

19 comentários:

Anônimo disse...

Estão dando um tiro no próprio pé.
Ontem ouví o comentário de um paciente em tratamento contra cancêr indignado com essa matéria de Veja.
O preconceito e a falta de ética chegaram ao extremo, e isso está incomodando até quem tem uma visão à direita.
sil

ju disse...

Que os deuses e deusas te ouçam, Sil.

edu disse...

O bixo começa a pegar de novo.

A luta dos senhores de escravos contra os neuronios do povo.

Espero q tenhamos melhorado, ao menos uns 5%, nos ultimos anos.

Anônimo disse...

Caro Cristóvão, na minha opinião acredito que a sinistra "Veja" verá o feitiço virar contra o feiticeiro, pois ela acaba de colocar uma foto de uma desconhecida do público em geral em todas as bancas de jornais do país, o que a tornará popular. Quanto à matéria, será lida por aqueles que já estão convencidos e que jamais votarão no PT. Adorei o que os facínoras da Editora Abril fizeram, assim o Mainardi terá assunto até 2018! Roaldo Valiati, Porto Velho, RO.

Anônimo disse...

a propósito de pragas: prefiro mil vezes ser um estudante fasciocomunista do que um pseudojornalista vagabundo e ordináriou que se vende por pouco mais de nada, e que foi expulso a pontapés da rbs.

Ary disse...

Quanto mais desqualificada a campanha contra a Dilma (a capa da inVeja sinaliza a vilania)melhor é o sinal que a luta é desfavorável à direita.

Carlos Eduardo da Maia disse...

O DG entrou direto no sanatório da paranóia. Li a matéria da Veja que diz que a chance de cura da Dilma é de 90%. Se a Dilma está curada, como diz o cara pálida, por que ela vai fazer quimioterapia? Todos temos de torcer por Dilma que tem dois desafios pela frente: a quimioterapia que abala e cansa o corpo e a campanha eleitoral que é barra. A dificuldade é aliar as duas coisas.
E não existe no Brasil de hoje essa divisão ideológica entre direita e esquerda que o DG aponta. Basta ver que os donos do Brasil como Sarney, Barbalho, Collor e Calheiros vão apoiar Lula. Que diferença ideológica existe entre Serra (que nunca foi um liberal ou neoliberal) e Dilma? Absolutamente nenhuma.

Anônimo disse...

Era o que eu ia dizer... acho que ninguém aqui leu a reportagem. Se lessem, veriam que o conteúdo é justamente condenando a politização da doença da véia. A matéria é até boazinha demais com a terrorista.

Noiram disse...

O paralelo feito no post é entre a foto da capa e a realidade adversa do seu estado de saúde. Sequer entra no mérito da matéria.

edu disse...

Fora de topico

Esclarecimento sobre a "pintora" condenada a morte no Ira, discutido aqui anteontem:

ela foi julgada culpada por assassinato quando havia 17 anos, maioridade naquele pais.

Matou, morre, é a lei daquele pais.

Na justiça iraniana, a BARBARIE é a vingança privada, sem julgamento e sem direito à defesa.

Caro Feil, gostaria de enviar-te todo o artigo, mas nao conheço o teu email, te peço a gentileza de desponibiliza-lo, ou de indicar a sua localizaçao.

Marco Aurélio disse...

Huahuahuahua!!! Eu adoro esse Maia! Suas intervenções são realmente brilhantes. "Que diferença ideológica existe entre Serra(que nunca foi liberal ou neoliberal) e Dilma?."[sic]
Maia, continue brindando-nos com suas hilariantes piadas.
Nós te adoramos.
Falando nisso, alguém aqui já leu o blog desse cara?

Cristóvão Feil disse...

Edu, o meu e-mail consta do corpo do blog, na parte Sul do mesmo.

Abraço e obrigado.

CF

edu disse...

Kkkkkkkkkkkkk, verdade, fui la e nao vi, te mando a traduçao.

Esteja a vontade para correçoes, o "desponibiliza-lo" acima foi triste, hehehe.

Ary disse...

Boa parte da população apenas olha a capa e lê as manchetes.

Prestes disse...

Tchê, não li a matéria da Veja, mas achei a foto de capa um tanto favorável à imagem da Dilma.

Anônimo disse...

Bah! Que mau gosto do tablóide Veja.
Essa foi pesada!

Verinha disse...

"Boa parte da população apenas olha a capa e lê as manchetes."
É bem por aí, o que o senhor Ary comentou. Boa parte, mesmo.
Mas pergunto a todos: o que esperar dessa revista? Ela apenas reproduziu o que o seu público tá acostumado a ler, ali, nas suas páginas. Digo isso porque hoje, ainda, à tarde, li uma reportagem também sobre a ministra Dilma, na revista NOVA, que também é da Abril,voltada ao público feminino, totalmente correta e bacaninha. Ali, na tal entrevista, Dilma fala um pouquinho de cada coisa. Da vida pessoal e profissional, desde que nasceu até os dias atuais. Falou de tudo, tudo mesmo. Ex: falou dos 2 casamentos, da maternidade, dos amigos queridos e até dos não tão queridos assim. Falou dos anos que morou aqui, da horrenda ditadura e alguns fatos marcantes. Falou da música do Bagre Fagundes que ela nunca esqueceu(tem um trecho da música). Tem fotos dela e dos irmãos ainda pequenos, fotos do casamento da filha, aqui em Poa, e as benditas fotos dela, aquelas que a Folha usou em artigo baixo e mentiroso(e que uns 'barnabés-fascistinhas' prontamente usaram rasteiramente em forma de pps[sem autoria]e espalharam pela rede. Enfim, uma ótima entrevista, onde ressalta as qualidades da Dilma como ministra na Casa Civil, e o porquê dela ter chegado onde chegou. Ah, jornalista responsável pela entrevista (foram duas jornalistas)citou também, que foi ela a salvadora da pátria, no governo FFHHCC, em ocasião do apagão,alguém lembra disso??? Tem muita coisa legal nessa entrevista, e que a gente desconhece. Eu recomendo.
E sobre a doença da Dilma, o câncer, sim, ela já se livrou dele, o tratamento agora é pre-ven-ti-vo.
No mais, os mesmos cães sarnetos de sempre ladram e a caravana passa. A Veja(Q Porcaria!)que o diga.

SORRY,PERIFERIAAAAAAAAAAA! ;)))

Verinha disse...

Complementando e corrigindo:

1) - Sobre o apagão no governo FFHHCC, o que foi comentado pelas jornalistas da revista, é que Dilma "chegou ao Planalto como a perita que aplacou a crise de energia no RS, nos anos 90, quando secretária do governo gaúcho", sendo assim, não tinha outra alternativa, senão ela, no governo Lula, para aplacar a assombração do apagão de FFHHCC.

2) - A revista que mencionei não é a NOVA e sim a Claudia(mês abril).

Desculpem a confusão.

Daniel disse...

É bem verdade que grande parte das pessoas só lê a capa e as manchetes das revistas. Porém, o discurso reacionário da Veja acaba sendo "copiado" e difundido por alguns imbecis (alguns dos quais frequentemente comentam posts aqui)aos quatro ventos, dando amplitude. E o PIG é solidário. Isso é um problema.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo