Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Direita guasca vandaliza símbolo popular do Rio Grande do Sul


Não bastou matar São Sepé Tiaraju. Era preciso matar também a sua história.

Acaba de ser posto abaixo pelo poder municipal de São Gabriel um monumento a São Sepé Tiarajú e 1.500 companheiros mártires. Esse desrespeito aos que souberam dar a vida em favor dos irmãos do Povo Guarani e das próprias Missões Jesuíticas, se insere numa sequência de antecedentes que parecem não ter fim.

Tão logo Sepé Tiaraju e o exército guarani, no ano de 1756, foram chacinados pelos exércitos unidos de Espanha e Portugal, impérios mais fortes do mundo da época, a terra que até então era posse comunitária de todo um povo, teve como sucedânea uma economia de latifúndio. Grandes extensões de campo, denominadas sesmarias, começaram a ser apropriadas, começando pelos próprios oficiais comandantes “vencedores” da guerra guaranítica. Além da terra e das sete lindas cidades missioneiras, havia vários milhões de cabeças de gado no pampa, fruto do trabalho dos índios. Não é por acaso que até os dias de hoje, a cidade de São Gabriel, onde o povo guarani travou as batalhas definitivas, é o coração do latifúndio que é predatório de terra e opressor de gente, um dos exemplos brasileiros mais significativos da urgência em se realizar a reforma agrária.

No ano de 1956, quando se completavam os 200 anos do martírio do herói popular Sepé Tiaraju, surgiu um movimento no Rio Grande com vistas a levantar um monumento em praça pública de Porto Alegre, em honra ao “índio do grito”. A pressão bateu às portas do palácio Piratini, sede do governo do Estado. Ildo Meneghetti achou por bem consultar o Instituto Histórico e Geográfico. Esta instituição deu um parecer totalmente contrário dizendo em síntese: “Sepé Tiaraju, herói português não é, porque combateu contra o império de Portugal. Tampouco é herói espanhol pelos mesmos motivos: combateu contra Espanha. Herói brasileiro menos ainda, porque o Brasil nem existia". A conclusão foi contundente: “Quem pariu mateus que o embale. Quando muito Tiaraju talvez possa ser herói jesuítico pois foram os padres que deram origem a essa figura. Eles então que lhe levantem o monumento que quiserem”. Sepé acabava de ser morto mais uma vez. Aos dois impérios que esbulharam as terras do povo guarani, governo e classe dominante do Rio Grande sucediam-lhes em crueldade, sem solução de continuidade.

No ano de 1948, uma equipe de alunos do colégio secundário “Júlio de Castilhos”, filhos de grandes fazendeiros da fronteira, saudosos da vida em suas fazendas do interior, inventaram um movimento gauchista. Adotaram a estância latifundiária dos fins do século XIX e começos do século XX como modelo e padrão do seu tradicionalismo. O MTG que anda espalhadíssimo por aí, não só no Rio Grande mas por todo o Brasil e mesmo fora do país, foi fabricado artificialmente e se consagrou como um tradicionalismo de CTG. É um gauchismo de classe dominante. Um gauchismo ou tradicionalismo às avessas, de cima para baixo. Os pobres do Rio Grande nada tem a ver com ele, nem ontem nem hoje.

O gauchismo do povão que vinha até então, isto é, até esse outro inventado pelos jovens estudantes, vinha sendo pautado, entre muitos, pelos escritores Simões Lopes Neto, Érico Veríssimo e Manoelito de Ornelas. Tem como ato fundante as Missões Jesuíticas com seu mais belo florão, São Sepé Tiaraju, ampliado depois pelos negros quilombolas com a história do Negrinho do Pastoreio e hoje apoiado integralmente pelos movimentos populares, principalmente pelos Sem-Terra e os pequenos agricultores, os operários, os desempregados, os catadores, etc. Infelizmente o gauchismo da classe dominante, o de CTG, continua sendo hegemônico até os dias de hoje.

No ano de 2006, por ocasião dos 250 anos do martírio de São Sepé e dos Missioneiros, os movimentos populares do Rio Grande se uniram e, através de uma lei aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa, São Sepé Tiaraju foi proclamado herói guarani, missioneiro e rio-grandense. Foi dando concretude a essa lei assinada por todos os deputados e pelo poder executivo do estado que levantamos o Oratório-Monumento em honra de Sepé e companheiros mártires, lutadores em defesa de terra e pátria para o povo guarani. Tivemos o cuidado de erguê-lo na Sanga da Bica, no lugar exato em que tombou Sepé, por ser o primeiro monumento ao santo canonizado pelo povo.

Nesse mesmo ano de 2006, a imprensa registrou através de várias manchetes, a apropriação que os movimentos populares conseguiram fazer da figura histórica de Sepé Tiaraju, contra a classe dominante, especialmente os latifundiários que queriam se adonar do índio mártir e particularmente do seu brado histórico: “Esta terra tem dono pois foi Deus e o Arcanjo São Miguel que no-la deram em herança”.

Os latifundiários como anti-povo, tinham e têm em vista a apropriação do “índio do grito” em defesa da propriedade ferrenha das terras como latifúndios, em contraposição com os pobres Sem-Terra que desejam a posse comunitária ou então como pequenas propriedades rurais destinadas à agricultura familiar ecologicamente correta.

A classe hegemônica dos grandes proprietários rurais começa a sentir que está perdendo a guerra ideológica de seu individualismo capitalista para uma economia mais solidária de pequenas propriedades familiares ou comunitária, de associações populares e cooperativas.

Perdida a guerra ideológica contra o povão, só resta o vandalismo até mesmo em cima dos símbolos, como é o caso desse oratório-santuário que acaba de ser demolido. É de se esperar que o Ministério Público do Estado e a Procuradoria da República nesta região do país, pelo menos desta vez, não acrescente à perseguição que movem contra os pobres Sem-Terra, a ignomínia de se omitir diante desse novo massacre, praticado contra a memória de uma das mais contundentes provas históricas de que o sacrifício atual desses pobres não difere em nada daquele que matou São Sepé.

Artigo de Antônio Cechin e Jacques Távora Alfonsin. Publicado hoje no portal IHU, da Unisinos.

Foto: Estátua de São Sepé Tiaraju, na cidade de São Luiz Gonzaga, RS.

17 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Impressionante como os articulistas do MST (Jaques Alfonsin é advogado do movimento) gostam de desvirtuar os fatos e carregar no discurso furado da luta de classes. A estátua de Sepé está localizada em área privada em São Gabriel e o monumento estava caindo aos pedaços. Havia risco de queda. E a prefeitura de São Gabriel já anunciou que o monumento, depois de restaurado, vai ser erguido em local público. Por que os articulistas omitem esses fatos tão importantes? Por essas e outras razões, inclusive picaretagens o MST, cada dia que passa, tem menos popularidade e credibilidade.

Dona Sra. Urtigão disse...

Bem, só quero ver quem tem razão. Para quando está prevista a reinstalação do monumento?

Anônimo disse...

Só o Maia acredita nos bons propósitos do prefeitinho de meia pataca de São Gabriel.

Não só o Sepé Tiaraju, mas o povo de São Gabriel merecem uma gente melhor, pelo menos séria, para cuidar destas suas coisas.

Claudio Dode

Anônimo disse...

O Maia é o esgoto da política gaucha. Acolhe engolhe qualquer merda...

casemiro disse...

o prefeito de S. Gabriel é um fascista do PDT lambedor do que sobra nos dedos dos latifundiários da região da Fronteira.

Ary disse...

Gostaria de saber do que o Maia se alimenta.

Nelson Antônio Fazenda disse...

Totalmente equivocado está o nosso companheiro Maia. O MST não está perdendo espaço. De forma paulatina, vagarosa, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem, pelas beiradas, a despeito de tanta mistificação ideológica, mostrando a que veio à sociedade brasileira. E essa sociedade começa a entender, a pouco e pouco, os propósitos do movimento, a se identificar com esses trabalhadores. Afinal, contra tamanha manipulação empreendida pelo aparato de propaganda do sistema, fica difícil que as coisas andem de outra maneira.
A penetração do MST na sociedade brasileira pode ser medida pela perseguição constante a que é submetido por nossa mídia hegemônica e seus (de)formadores de opinião. Se o movimento estivesse perdendo espaço, essa mídia não perderia tempo "gastando pólvora em chimango" ou "chutando cachorro morto".

Anônimo disse...

Pois é. É notória como a luta ideológica, contra os valores populares e seus símbolos, acontecem em qualquer campo e a qualquer momento. Aqui em S. Paulo, ocorre o mesmo, com os tucanos subvertendo a música caipira, descaracterizando os costumes herdados dos índios e dos povos do campo, como a comida, as brincaderias, o sac-pererê, o caipora, o boitatá, etc. Aliás, no lugar do Saci, insistem em levar para as escolas (sic) a comemoração do 31 de outubro dos norte-americanos.

armando

Anônimo disse...

o maia se alimenta de merda, na cloaca dele qualquer coisa passa.....

Anônimo disse...

EU!!! Eu conheci o monumento. Estava podre e depredado. Não o tivessem removido, cairia em pouco tempo. Tomara que seja recuperado, para ser instalado em local público.
Seria interessante que fossem colocadas os bustos do Stédile e do José Rainha aos lados deste monumento.

É possível que as pombas cagariam na cabeça dos dois terroristas do MST, e , eventualmete, para descansar, o fariam no Sepé.


Cel

Anônimo disse...

Ao Feil:tenho curiosidade de saber qual o papel dos folcloristas Barbosa Lessa e Paixão Côrtes, nessa história.

armando

Anônimo disse...

Provavelmente eles endossariam a tese defendida pelo Instituto Histórico e Geográfico guasca, Armando, que definiu Sepé como "Herói brasileiro menos ainda, porque o Brasil nem existia".

O engraçado é que, quando o MTG refere-se aos "centauros dos pampas" d'antanho, esse "tipo sui-gêneris, - 'o gaúcho brasileiro', patriota como poucos", segundo definição de Walter Spalding em "Gênese do Brasil-Sul" (Porto Alegre, Livraria Sulina, 1953. p.37), que "à ponta de lança e à pata de cavalo", como preferem os machinhos gaudérios, demarcaram nossas fronteiras e "lutaram pelo Brasil", pouco importa que o Brasil também não existisse...

Armindo disse...

Nao sai do assunto ARMANDO !!!!

BOSCO ARTE e MANHAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BOSCO ARTE e MANHAS disse...

Parabéns pelo texto, ...bom saber que a fama de homens e de guerreiro que tem povo gaúcho, se faz representar no exposto tão inteligentemente pelos articulistas e por sorte passa bem longe dos comentários idiotas e desfundados desses duvidosos viventes, intolerantes históricos, étnicos e da cultura ...é bem provável que a mesma covarde ação contra o simbólico, seja a mesma covardia a tangencia-los e
te-los nas axilas...conhecemos bem esses tipos, concordantes com o desrespeito a história e o sagrado que tem o povo.
Sepé já lutava antes desses merdas serem esses pseudos-brasileiros! A cultura Indígena.. está de pé ! Sepé Tiajarú está vivo! É cultura da Nação Indigena Guarani. É Rio Grande do Sul e cada vez mais brasileiro ainda...vem sendo Sepé!

Bosco

Anônimo disse...

É impossível não relacionar o fato com o da infame destruição das imagens de Buda pelos talibãs em 2001 no Afeganistão. Se a estátua de Sepé Tiaraju, projetada por Oscar Niemeyer, estava caindo aos pedaços, então o prefeito latifundiário de São Gabriel negligenciou a sua conservação. Aliás, o site da cidade não faz qualquer referência ao ato de vandalismo municipal. Como gaúchos, não podemos mais permitir que os descendentes dos assassinos de Sepé Tiaraju, que ainda estão de posse das terras tomadas dos indígenas (a estátua estava em "área privada", local da morte do herói guarani missioneiro), nos representem perante a sociedade civilizada.
Aldo J. Z. M.

viniciusribeiroescultor disse...

Prezados amigos lí todos comentários e apresso-me a corrigir algumas informações que acho estarem erradas:
1º A foto que ilustra esta postagem não é do simbolo interditado em São Gabriel, mas sim encontra-se na cidade natal de Sepé: São Luiz Gonzaga, aqui nas Missões.
2º Esta estátua não foi projetada por Oscar Niemeyer(não sei de onde saiu essa; muito me honra a comparação) mas sim deste humilde escultor.
3º O símbolo interditado em São Gabriel é na verdade: sete palanques de eucaliptos amarrados em pé, em cima dele há uma cruz Missioneira. Pelo que sei um dos palanques apodreceu e o proprietário do local(pois o local é particular) interditou a área com medo de acidentes até que as autoridades competentes consertem. O motivo da demora desconheço...
4º Caso queira saber significado da estátua que encontra-se aqui em São Luiz Gonzaga, favor visitar meu blog:
viniciusribeiroescultor.blogspot.com
Forte abraço a todos.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo