Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Água do Dmae está com gosto de barro


E Porto Alegre não é um paraíso

Dizem que a cobra estava perguntando à Eva sobre o gosto do beijo de Adão, que teria respondido:

- O beijo do Adãozinho tem gosto de barro, ora bolas, não foi de lá que ele veio?

Pois, a água de Porto Alegre, distribuída pelo Dmae, da administração José Fogaça (PMDB), está como o beijo do primeiro homenzinho. A água do Dmae está saborizada a barro.

Vejo que a administração Fogaça deve explicações à população de Porto Alegre – que não vive num paraíso, saibam todos os sul-rio-grandenses do Interior do Estado.

13 comentários:

Noiram disse...

Deve ser culpa das "'algas' de maio".

André f. disse...

...CRISTÓVÃO: acho que esta EVA é da tua autoria.E ela é tão semvergonha que tá sujerindo À SERPENTE que coma bananas, pois estas não "apareceriam" na barriga da cobra...

Lau Mendes disse...

Além do gosto o cheiro. O interessante é que esta "coisa" é de alguns anos. Não lembro deste gosto/cheiro na década de 90 e antes disto.Esta parecendo economia porca no processamento de potabilidade combinada com faturamento. O fato é que estamos nos acostumando a pagar um extra pela água potável.

Anônimo disse...

E eis que a iminência da candidatura do poeta-mor da capital gaúcha ao governo do Estado levou a que o Bourbon de Canoas (e talvez os demais do interior) fosse inundado pelos CDs do referido prefeito e família. Até poucos dias, só a rede Zaffari da capital tinha esse "privilégio". Agora, parece que está universalizada sua plataforma política. Sabe-se que suas duas principais obras como administrador público permanecem sendo Vento Negro e Porto Alegre é Demais.
Seu vice, dada a exposição recente na mídia, deve ser Osmar Terra, não por competência, mas por exposição.
Decididamente, Porto Alegre me dói.


Jorge

Mariorangelgeografo.blogspot.com disse...

Lembro do incansável Onix (DEM-Ex-PFL) quando pré candidato à prefeitura de POA, criticando o governo do PT, por não trocar de local a captação da cidade. Passou o tempo, o Foga$$a se reelegeu e o problema continua mas, o "incansável" Onix, já não reclama mais, coisas da vida.

Mas o que eu quero aqui dizer é que, o gosto da água, tem orígem mais profunda e complexa.

As mudanças climáticas e a diminuição da percipitação e da sua fequência, estão mudando o regime hídrico do RS, com reflexo no Guaíba que, talvez não saibam, com o seu rebaixamento, já fez surgir nova ilha no Lago, ao lado da Ilha do Chico Inglês.

Mas, infelizmente, isso pouco interessa ao Foga$$a, para ele, o que agora importa, é ter respaldo da RBS para o seu projeto de "governar" o RS.

Anônimo disse...

Se há uma receita para privatizar estatais lucrativas, um dos ingredientes seguramente é piorar a qualidade dos serviços prestados, não investir em manutenção preventiva, e isto cria uma atmosfera favorável às críticas e às maximas do senso comum que dizem mal do serviço público em comparação ao privado.
Há que se checar se isto ocorre de fato, ou é apenas sensação.
O titular do DMAE (ex-FEPAM do governo Britto)é a favor da privatização do órgão ou mudou de idéia? Seus movimentos palavras e ações apontam para onde? Eu não sei, mas seria bom investigar ou pelo menos cobrar posições.

Adir disse...

Ué, peçam ao Serra mandar a Sabesp aí!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é Fogaça -- que faz sim um governo medíocre porque medroso e refém das minorias participativas-- é o responsável pela seca (quanto tempo não chove decentemente em POA?) que faz a água ter gosto de barro. Please, contem outra.

Anônimo disse...

O Sr. Presser continua favorável à privatização do DMAE. Não existe evento público, mesmo entre os funcionários, que ele não alardeie o exemplo chileno de privatização da captação e distribuição de água.
Ele nomeou uma "sumidade" em química, professor da PUC e tal, como seu diretor de Tratamento. O mesmo que dizia, no tempo do PT, ter a fórmula pronta para combater as algas e o mau cheiro e gosto da água.
O problema climático existe, mas é evidente o desleixo com a cidade como um todo. Vide praças, lixo, vias públicas e corredores de ônibus com péssimo recapeamento...
Provavelmente, vão culpar a crise do capitalismo mundial para não investirem em técnicas e processos de tratamento das algas e não pagarem o IGPA aos funcionários...

Anônimo funcionário

Neli disse...

Quando será que Porto Alegre e o Rio Grande do Sul irão encontrar o caminho civilizador?

Quando será que esse povo vai despertar do estado de barbárie que existe por trás das fachadas Yeda e Fogaça?

Que cidadãos são esses que não sentem mais o sabor da água, que não enxergam as irregularidades das calçadas e lixo espalhado por todos os cantos da cidade, que falta educação no trânsito e civilidade entre todos e em todos os lugares????

Anônimo disse...

Dr.Maia,

o Fogaça talvez não seja responsável pela seca, mas talvez seja um dos culpados, junto com todos que deixam o ambiente degringolar. A água do Guaíba está cheia de algas, por causa do calor fora de época e da incrível quantidade de nutrientes que essas algas recebem: esgoto cru e fósforo em abudância, proveniente das enxurradas de terra erodias pelas nossas pujantes lavouras de exportação (sem as malditas matas ciliares para atrapalhar seu curso aos rios). O gosto de barro vem mesmo das substâncias usadas nas estações de tratamento para tentar driblar a poluição. E isso que a gente nem sente o gosto dos herbicidas e pesticidas, esse mar de progresso que nos banha...
Mas se o sr. dr. quiser, conto mais outras...

Rita

Oscar torres disse...

Privatização da água é algo que ainda é defendida pelo PreSSer?
Que terror..esses caras não desistem nunca! Como diria o sindico Tim Maia: nego quebra a dentadura mas não larga a rapadura!

ju disse...

Muito bom, Rita!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo