Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Paraguai: nova democraCIA da América Latina



Berzé (grato Hupper!)


Como o agronegócio não pode dar um golpe no Brasil, dirigiu sua sanha antidemocrática e anti-republicana onde achou terreno fértil: 400 mil brasileiros sojicultores e dinheiristas, mais os interesses do Departamento de Estado dos EUA, e mais a pequena elite paraguaia formada por 60 mil proprietários de terras que detém 77% do solo fértil do País. Junte-se a isso um presidente Lugo, débil, com capital político interno próximo do zero, sem sustentação de nenhuma grande organização partidária e movimento social - uma gazela na pradaria coalhada de leões famintos.

3 comentários:

Nelson disse...

Interessante ver as justificativas para o golpe, vindas de supostos defensores da democracia. A coluna do Sr Elio Gaspari de hoje é uma pérola do servilismo e da sabujice ímpares aos interesses estadunidenses. Aliás, nada surpreendente em se tratando do citado jornalista; Gaspari brilha por dedicar todo o talento que tem para bajular tudo o que venha do grande país do norte. Para ele, Lugo foi destituído "num ato soberano do Senado".

Enquanto isso, Ricardo Canese, em http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/canese-lugo-teve-menos-tempo-para-se-defender-que-motorista-multado-no-paraguai.html, nos mostra que:

"Contra o governo de Fernando Lugo não foi apresentada prova alguma, como confessam desavergonhadamente os deputados que apresentaram e aprovaram um arremedo de acusação num prazo de apenas duas horas."

"O Senado deu menos de um dia a nada menos que o Presidente da República para exercer seu direito de defesa, enquanto em julgamentos sumários, como o das multas de trânsito, todo cidadão tem cinco dias para apresentar sua defesa. Também ao ex-presidente Cubas foram dados cinco dias para defender-se."

"É provável que os insignes parlamentares, aprendizes de ditadores, consideram que uma multa de trânsito mereça mais garantias constitucionais que quem tinha exercido a Presidência da República durante quatro anos com alta aceitação popular."

"Foram violadas todas as normas de processo legal e de legítima defesa, porque os golpistas sabiam que a única oportunidade de chegar ao poder era fazer um julgamento político meteoricamente, mesmo violando a Constituição."

Anônimo disse...

Essa família aí do cabeçalho do blog recebe bolsa-família, de avós a netos, e os bosistas ex-bolsistas do CNPq e da FAPESP não reclamam...

Nelson disse...

Mas que falta de sensibilidade, Feil.
A "família de parasitas históricos" vive tranquilamente, "na boa", num ambiente perfeitamente democrático (?). Assim, deixemo-los quietos, em seu canto, a "comerem brioches".
Se eles não trabalham, não é culpa deles e não podemos reclamar. Afinal, o sistema sócio-econômico-produtivo em que estão mergulhados não pode oferecer emprego para todos.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo