Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ruralistas vaiam anúncio de morte de extrativistas do Pará


Era perto das 16h quando uma cena grotesca aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados. O líder do Partido Verde, José Sarney Filho, lia uma reportagem sobre o extrativista José Claudio Ribeiro da Silva (foto), brutalmente assassinado pela manhã no Pará, junto com sua mulher Maria do Espírito Santo da Silva, também uma liderança amazônica. Ao dizer que o casal que procurava defender os recursos naturais havia morrido em uma emboscada, ouviu-se uma vaia. Vinha das galerias e também de alguns deputados ruralistas.A indignidade foi contada no Twitter e muito replicada. "Foi um absurdo o que aconteceu", diz Tasso Rezende de Azevedo, ex-diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro. "Ficamos estarrecidos". A informação é do jornal Valor Econômico, edição de hoje 25/5.


O assassinato de Zé Claudio, como era conhecido, e de Maria do Espírito Santo aconteceu às 7h da manhã, a 50 km de Nova Ipixuna, sudeste do Estado, na comunidade de Maçaranduba. "Eles vinham no carro deles, indo para a cidade. Tinha uma ponte meio danificada no igarapé. Ele desceu para ver e ali foi a emboscada", conta Atanagildo Matos, diretor da regional Belém do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, o ex-Conselho Nacional dos Seringueiros. Zé Claudio foi morto fora do carro, Maria foi baleada dentro do veículo. Uma orelha foi arrancada pelos pistoleiros, conta Atanagildo, o primeiro a ser avisado por Clara Santos, sobrinha de Zé Claudio.


O casal vinha sofrendo ameaças desde 2008. "É um área muito tensa, que vinha sofrendo muita pressão de madeireiros e carvoeiros", conta Atanagildo. "Era a última área da região com potencial florestal muito bom. Zé Claudio e Maria resistiam muito ao desmatamento." Os dois viviam em Nova Ipixuna há 24 anos, em um terreno de 20 hectares no Projeto de Assentamento Agroextrativista (Paex) Praialta - Piranheira, às margens do lago de Tucuruí. Extraíam óleo de andiroba e castanha.


Em palestra em novembro, no evento TEDx Amazônia, Zé Claudio denunciava o desmate. "É um desastre para quem vive do extrativismo como eu, que sou castanheiro desde os 7 anos da idade, vivo da floresta e protejo ela de todo jeito. Por isso, vivo com a bala na cabeça, a qualquer hora".


Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência estava no Fórum Interconselhos quando um dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) deu a notícia. Foi ao Palácio, relatou à presidente Dilma Rousseff e ela determinou ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo que a Polícia Federal apure o assassinato dos sindicalistas.

15 comentários:

zé bronquinha disse...

Eu assisti chocado essa grotesca cena. Como se isso não bastasse ainda vi a derrota dos que lutam a favor da vida no planeta, com a votação masssacrante a favor do relatório do Aldo Rebelo, incluindo votos de gente que eu tinha até hoje em alta conta como o Bohn Ghass e o Zulke, sendo que gente da dita direita do PT votou contra. Não encontro e4xplicação!!!

Anônimo disse...

os ruralistas nunca estiveram tao felizes e bem servidos como agora. Vai ver é o embalo do festerê que fizeram.

Nelson disse...

"Este é o nosso mundo: o que é demais nunca é o bastante.
Os assassinos estão livres, nós não estamos."

(Renato Russo)

Nelson disse...

O grande Chico Anísio tinha um personagem denominado de "Simão Batista, o caçador de malufista". O auxiliar do Simão Batista era chamado de "Bolacha". Assim que conseguia cercar e dominar o malufista, Simão bradava a seu auxiliar:
- "Podes recolher a ossada, Bolacha".

Se o Zulke e o Bohn Gass votaram realmente assim como nos informa o Zé Bronquinha, sou eu quem digo "Podes recolher a ossada Bolacha" ou "Podemos ensacar a viola", Feil.

Anônimo disse...

E esse canalha traidor do aldo rebelo me deixa com vergonha, eu e outros que ja militamos no PC do B. E todos os que ja morreram na luta contra o latifundio,incluindo os camaradas que tombaram no Araguia? E um desgraçado traidor mesmo. No que se transformou o PC do B? E muito triste isso

Anônimo disse...

o cinturão de fogo da amazônia
há muito tempo desbancou as grandes
cidades do litoral em termos de
desumanidade e assassínio
uma mancha vermelha de sangue
que se segue a mancha amarela
das queimadas, dos interesses contrários a mancha verde
da florestas, da fertilidade e
bonança do bem-viver
que o ser humano merece
- hoje o Zé morreu,
anunciado por um outro tipo de Zé,
q tb não é nada tão legal,
por partidos q há muito enterraram
seus mortos pra dançar com ratos,
para manter a ordem e a ditadura
de uma lei de "Zé Mané"
que é contra tudo q é fértil
nesse planeta
inclusive eu e vocês q
escrevem, q leem,
q poetizam e verdejam
a vida no planeta
- fiquemos parados, cada 1 olha seu lado, e assistimos traquilos as coisas obcenas desse país.

caio disse...

Realmente no site Ecodebate está a lista e os votos dos respectivos deputados acima citados, e é a mais pura verdade.

Um destes ajudei a eleger, com a questão ambiental no centro do debate sobre a gestão visando o desenvolvimento da sociedade brasileira? A aprovação desse código florestal extirpa qualquer esperança e “entusiasmo” com relação a este governo e fere profundamente minha esperança com relação ao que sobra do PT e de forma muito triste com o sistema político deste país.

Segundo Eduardo Galeano : “Entusiasmo é uma palavra de origem grega que significa ter os deuses por dentro”.

Abraço

(sem entusiasmo)

Caio

Anônimo disse...

Ninguem filmou ? Seria interessante identificar alguns que vaiaram, tentar descobrir em quem votaram nas ultimas eleições e divulgar na Web.

Omar disse...

Os latifundiários receberam salvo conduto para destruir a natureza. Não me surpreendo com as vaias neste caso, pois têm correspondência direta com o modo de pensar dessa gentalha. Estamos passando por um momento muito triste da história do Brasil. Porém não podemos esmorecer. A luta continua!

Anônimo disse...

Acabei de ver a relação dos nomes de quem votou a favor e contra. Vi que a Manuela votou SIM, mas o Elvino e o Zulke votaram NÃO. De onde saiu a informação do Bronquinha??

Francisco Goulart disse...

O Sr. Bronquinha é uma das personalidades do Sr. Maia, que postava por aqui...

zé bronquinha disse...

Alguns insanos devem estar achando que algum ambientalista tem prazer em reproduzir o que leu em todas as listas ,de vários sites, onde se acham nomes como o do Elvino e do Zulke votando favorável as mudanças do CFB, incluindo os dois dep. do PCdoB aqui do RS, e surpreendentemente um Pimenta votando contra, assim como Marroni e Fontana, e Pepe ausente. Aliás a metade do PT votou com o Aldo Rebelo, incluindo Vaccareza líder do governo e o Paulo Teixeira, líder do PT. Isso não aconteceu em vão, o Tarso saiu daqui do RS na manhã da votação junto com o Villa, pra justamente fazer pressão pró-aprovação do crime da serra elétrica.

zé bronquinha disse...

Aos amigos iresignados!
Quem não encontra os nomes do Elvino e do Ronaldo Zulke na lista é por que está lenda a lista da votação da emenda 164, em que todo PT votou contra. Todavia,na votação do relatório, com 474 dep. presentes, apenas 63 votaram contra o "libelulo assassino", nesses não estão incluindo os dois aludidos deputados do PT.

Oscar disse...

Será que o Aldo e a Manuela foram no enterro do casal?

Lamentável o PC do B fazer isso...

Anônimo disse...

"Dilma Rousseff [...]determinou ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo que a Polícia Federal apure o assassinato dos sindicalistas." --- Por acaso alguém aí consegue acreditar que algum aliadozinho ruralista de alto calibre e governista de ocasião vai ser punido, e sabe-se lá quando (talvez quando não seja mais aliadozinho político de ocasião, talvez?). É, talvez...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo