Quem - de fato - governa os Estados Unidos?
Bob Woodward, o jornalista que denunciou o caso Watergate, na companhia de Carl Bernstein, formula uma resposta a essa pergunta no seu livro mais recente "A Guerra de Obama" ("Obama’s War", edição Simon & Schuster, New York, 2010).
Woodward garante que nem é o poder Executivo, nem o poder Legislativo e menos ainda o Judiciário. Quem governa realmente, diz Woodward, é o complexo industrial-militar, quer dizer, o Pentágono e as grandes empresas produtoras de armamentos e munições, a cujas diretorias sonham entrar não poucos chefes militares quando se reformam.
Depois de ler o livro, o documentarista Michel Moore fez uma piada: "O título de comandante-em-chefe (que o presidente Obama ostenta) é tão cerimonial como o de 'empregado do mês' do BurgerKing aqui do bairro".
--------------------
--------------------
Abaixo, um ótimo documentário sobre os interesses imperiais dos Estados Unidos e o uso disso por Hollywood, incentivado pelo Pentágono (em inglês).
Um filme que, do meu ponto de vista, cai como uma luva para exemplificar o que diz o vídeo é o de Kathryn Bigelow, The Hurt Locker (Guerra ao Terror), de 2009, premiado com o Oscar de 2010 (leia a crítica deste blogueiro ao filme de Bigelow aqui).
Um filme que, do meu ponto de vista, cai como uma luva para exemplificar o que diz o vídeo é o de Kathryn Bigelow, The Hurt Locker (Guerra ao Terror), de 2009, premiado com o Oscar de 2010 (leia a crítica deste blogueiro ao filme de Bigelow aqui).
Pescado parcialmente do blog Xatoo.
8 comentários:
É no mínimo uma imoralidade copiar textos sem dar-lhes o devido crédito. O texto acima foi copiado daqui:
http://xatoo.blogspot.com/2010/12/quem-governa-os-estados-unidos.html
ou daqui:
http://aeiou.expresso.pt/psd-mensagem-de-natal-de-socrates-foi-exercicio-de-retorica=f622872
Como de hábito, o autor deste blog realiza Ctrl C / Ctrl V sem creditar. Feio, apesar de sistemático.
Ai que loucura, agora temos um defensor da moralidade por aqui, kkkkk.
Caro anônimo,
Vc está cometendo uma injustiça.
No entanto, ainda assim, aqui permite-se que cometam injustiças com o próprio blog, publicando-as.
CF
Morei quatro anos nos Estados Unidos, e nessas horas concordo com Michael Moore, "amo os Estados Unidos, seu povo, sua cultura, seus ideais, sua história, seus grandes homens. É por isso que fico furioso quando dão este país fantástico na mão de idiotas e vigaristas sem escrúpulos".
Só quero ver os estadunidenses acima do Rio Grande. Eu aqui e eles do outro lado do rio.
Tenho dito para amigos que a minha impressão, é de que que há momentos, como no governo Bush, que o presidente é convidado pelas grandes corporações para discutir e deliberar sobre temas estratégicos para a economia estadunidense que repercute nos ganhos dos megas acionistas. Outro tipo de governo, estilo o bobo da corte do Obama, este é apenas informado das decisões, quando muito orientado de como proceder.
A situacao atual torna todo o ocidente hipocrita. Por um lado afirma-se que Obama eh um cara legal e ao mesmo tempo considera-se os EUA uma democracia.
Ora isso eh incompativel, pois as boas intencoes de Obama se traduziriam em gestos. As segintes afirmacoes sao validas:
- obama legal / EUA ditadura
- obama canalha / EUA democracia
Dado que o Obama eh considerado bem-intencionado pela maioria, fica o dever dos paises comecarem a tratar os EUA como ditadura que sao.
O presidente Dwight Eisenhauer, no seu discurso de despedida do governo em 1960 quando passou a faixa par J. kennedy, já chamava a atenção acerca disso, o crescente poder do chamado complexo industrial-militar.Eisenhauer, general e lider republicano.
Postar um comentário