Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Deputado petista facilita jogatina e agronegócio predador


Estranhas negociações

Reportagem no jornal O Estado de S.Paulo revela que a bancada ruralista tentou votar, na surdina, o projeto que muda o Código Florestal, aproveitando que a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e parlamentares interessados na defesa do patrimônio ambiental encontram-se em Cancún, para a conferência sobre o clima, organizada pela ONU.

A mão de gato dos predadores teve uma ajudazinha do líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP).

Vacarezza (foto) já havia frequentado o noticiário nesta semana, por outro projeto que concordou em apressar, este em parceria com a bancada da jogatina.

O parlamentar petista que representa os interesses do governo Lula estaria liderando um esforço para fazer aprovar uma lei do deputado Arnaldo Faria de Sá, de 2007, que propõe legalizar os jogos eletrônicos tipo videopôquer.

O projeto da jogatina, que teve rejeitado o pedido de urgência na terça-feira, contém preciosidades como nomear a Abrajogos, entidade que agrega os “empresários” do setor, como encarregada de regulamentar e certificar as máquinas caça-níqueis, assegurando a idoneidade do equipamento.

Ou seja, coloca a raposa para garantir a segurança do galinheiro.

No caso do projeto que tenta desconstruir o Código Florestal, o texto chegou a entrar em pauta, mas não foi votado.

Se tivesse passado em primeira votação, certamente a seriedade do Brasil nos debates em Cancun seria colocada sob suspeita.

A argumentação do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), em favor de reduzir o rigor da lei, tem provocado muitas controvérsias e já sofreu algumas alterações desde a versão original, o que demonstra que o tema ainda precisa ser debatido com maior profundidade.

Claro que colocar um projeto em votação não significa determinar que seja aprovado, mas deveria causar estranheza no jornalismo político que o líder da bancada governista tenha participado de manobra para acelerar a tramitação de uma proposta que o próprio governo considera inadequada.

Talvez fosse o caso de a imprensa exercer um pouco de curiosidade jornalística e investigar que interesses teria o líder do governo na Câmara para se arriscar a contrariar o Ministério do Meio Ambiente, todas as organizações que lutam pela sustentabilidade e o próprio senso comum dos especilistas, apenas para agradar a bancada ruralista.

O texto é do jornalista Luciano Martins Costa do Observatório da Imprensa.


...................................


Apenas uma observação: esse tal Cândido não tem nada de cândido. Ele está com os dias contados na função que ocupa na Câmara. Talvez, por esse motivo, esteja indo com tanta sede ao pote, ao misturar demandas de lóbis do submundo com políticas públicas do governo Lula, a qual deveria representar com disciplina e lealdade.

8 comentários:

gustavo disse...

o cara é um perigo. outro perigoso é o Aldinho Rabelo do PC do B.

Omar disse...

Sobre esse tema, tomo a liberdade de indicar:
http://doomar.blogspot.com/2010/12/katia-motosserra.html#links

marcelo disse...

é impressao minha ou os órgaos reguladores no brasil estao todos nas maos das rapozas?

carlos disse...

tbm com um nome destes:vaca....reza ,vamos que rezar tbm?

Anônimo disse...

É bom que se diga: Unidade na Luta se chama o grupo do Vaccareza que aqui no RS é representado pelo Adão Villaverde, Marisa Formolo e o batedor de carteira-mor do PT, o famigerado Ferreirinha!

Anônimo disse...

Isto é o que eu chamo de bancada dos caça-níqueis....

Azarias disse...

E o Malocci que deu a volta por cima; balançou a poeira(epa) e acabou sentando no lado direito da Presidenta. Malocci não é de tirar os sapatos para os estadunidenses, ele tira a peruca.

dilmão disse...

Inclua-se no rol dos entreguistas o "presidente" do pt municipal, o adeli sell. Que decepção!!!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo