Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Um belo documentário etnográfico



Homenagem à tolerância e à convivência harmônica

Documentário (de 14 minutos) dirigido, escrito e editado por Karpo Godina. Nações e grupos étnicos vivem em harmônica coexistência na província de Vojvodina, uma província autônoma da Sérvia (capital Belgrado).

A Sérvia é uma ex-república da velha Ioguslávia, tendo integrado, até junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro.

O filme, como se pode ver, é uma homenagem à tolerância étnica, justamente numa região tão marcada por cruentas diferenças nacionais e religiosas. De qualquer forma, é visível a influência da Igreja. Os religiosos são como que porta-vozes de camponeses sem voz, de mulheres que não sentam, de homens sentados, de exibicionistas ingênuos, e de poucas (raras) crianças e jovens. Num pequeno território, convivem croatas, sérvios, húngaros, russos, eslovacos, montenegrinos, kosovares, romenos e ciganos. A música folk faz o fio condutor da coesão social provinciana, arrastada, tradicional e aparentemente feliz, apesar das religiões que insistem em representar uma certa referência naturalizada aos atávicos espíritos camponeses.

Um comentário:

Sueli disse...

Obrigada pela oportunidade de ver esse cantinho parado no tempo. Se a paz se confirmar, talvez tenham tempo e vitalidade para serem livres também.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo