Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 4 de dezembro de 2010

Microcontos Guascas



Em 1954, o peão de estância Sizenando Lopes Camargo, conhecido como Camarguito, comprou umas botas de cano longo em Viamão. À noite, na localidade rural de Capão da Porteira, foi ao circo já calçando as novas botas que rangiam muito alto.

Como achou o ingresso caro, Camarguito ficou no sereno espiando o espetáculo por um furo na lona do circo.

......

O rico fazendeiro maragato e coronel provisório Ambrósio Dutra comprou um Ford modelo T, em 1925. Pediu para entregar o carro direto na sua propriedade em São Sepé, região central do Rio Grande do Sul, tendo o cuidado de mandar que o colocassem na mangueira dos cavalos da fazenda.
- Vá que o bichinho escape de noite – pensou.

........

No dia 9 de janeiro de 1968, o alambrador e domador de cavalos Deoclécio Silveira, ainda de madrugada, apanhou carona com o caminhão do leite, do rincão de Costa do Oveiro para a área urbana de Viamão. Foi direto para uma casa de mulheres divertidas, dirigida por uma tal de Ophélia Camino ou Camini. Gastou como 15 cruzeiros novos em conhaque Dreher, cigarros Tufuma redondos e dois pastéis de vento. Logo depois do meio-dia pagou a conta e retirou-se embriagado.

Não comeu ninguém.

5 comentários:

Luis Fernando disse...

Nossa! onde arrumaste esse maço de TUFUMA??? voltei 45 anos no tempo, quando fazia coleção de maços de cigarro...

Anônimo disse...

não sei se é licito completar, lá vai. Já velhinho, em 2010, Sinezando, conhecidíssimo como Camarguito, morando em São Paulo, mandou comprar em sua querida terra, Viamão - de onde saiu não porque desejasse mas porque precisava de um emprego decente -, dois pares de botas que, como sempre, rangiam muito alto. Com elas foi à sessão eleitoral em São Bernardo do Campo e votou em Dilma Rousseff pra Presidente e Tiririca para deputado federal, porque na sua memória aquelas inesquecíveis cenas que viu pelo buraco da lona, se tornaram parte dele.

Anônimo disse...

A imagem da embalagem aberta do cigarro da marca TUFUMA me lembra famosa frase da decada de 60 que unia quatro marcas do nocívo fumo:
– Quetal, Presidente, Tufumas Hollywood?

Juarez disse...

excelente, Feil

Anônimo disse...

Completando, também?

Um pouco antes o Sinezando mandou comprar em Viamão, sua terra natal, um par de botas novo, e um par de chifres antigo para o pai do anônimo.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo