Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Filisteu, traíra e ratazana moral



A permanência do fala-fina

O compositor e escritor Chico Buarque na recente campanha eleitoral, ao comentar a política internacional do governdo Lula, disse o seguinte: "É um governo que fala de igual para igual: não fala fino com Washington e não fala grosso com a Bolívia e o Paraguai e, por isso mesmo, é respeitado no mundo inteiro".

Com a divulgação dos documentos diplomáticos feito pelo WikiLeaks ficamos sabendo - sem nenhuma surpresa - que a assertiva de Chico não vale para todo o governo Lula. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, por exemplo, estava fazendo uma fala distinta (fala fina), ainda que particular, zé-com-zé, sussurrada, venenosa e covarde. Chegou a passar informações - acreditem - sobre a saúde pessoal do presidente Evo Morales. Apreciou de forma arbitrária, moralista e subjetiva o modo como colegas seus de governo vêem os Estados Unidos. Jobim, assim, experimentou uma forma particular de lamber-botas e de se colocar de quatro para o que certamente julga serem os patrões do mundo conhecido.

O grande escritor russo Vladimir Nabokov tem um pequeno texto (hora dessas eu traduzo aqui para os nossos leitores) chamado "Filisteus e Filisteísmo". É delicioso e hilário. O grande autor de "Lolita", conceitua o tipo vulgar que está satisfeito com tudo ao seu redor, em especial, o que é falsamente importante, falsamente bonito, falsamente valioso, falsamente inteligente, etc. À medida que se vai avançando na leitura, na nossa imaginação desfilam dezenas de idiotas que podem representar o "filisteu satisfeito e com pretensões". Nossa imaginação, estimulada pelo genial Nabokov, reúne mais ratazanas que o enfeitiçador flautista de Hamelin, vanguardeados - claro - pelo indizível ministro lulista.

Em tempo: A permanência de Jobim no ministério lulo-dilmista tem conexão com as negociações para a compra de uma frota de aviões de caça da França?

19 comentários:

Franz Neumann disse...

A permanência de Nelson Jobim se deve à cota (não explicitada)da guardiã em última instância da democracia brasileira - e por conseguinte da atual forma burguesa de dominação - as Forças Armadas. Essas postergarão ao infinito, se possível, a revisão da anistia, este monstrengo jurídico que impede o país de reexaminar seu passado. O papel de "guardiã" foi preservado na Constituição Federal.Aqui está o tema absolutamente tabu, inclusive para parte da esquerda brasileira.

Francisco Goulart disse...

NÃO VAMOS OFENDER AS TRAÍRAS E RATAZANAS.

luix disse...

Ave, herr Neumann, como vai a saúde?

Franz Neumann disse...

Herr Luix, meine Gesundheit geht schlecht,aber ich werde bis der sozialistische Revolution "uberleben!

luix disse...

Herr Neumann, quer dizer que a revolução é apenas uma espécie de terapia para o senhor? Não tem nenhuma transcendência? É como operar o apêndice?

Anônimo disse...

um ministro de estado passando informações confidenciais, do seu próprio governo e de governo de terceiro país (para qualquer país) para um representante de outro país (qualquer país parece que não casa com república. Se este ministro é da defesa, sua justificativa de que de fato comentou com autoridade estrangeira sobre posições de alta autoridade (qualquer autoridade)do governo do seu país (qualquer país)"em algum momento" (qualquer momento), mas que "é amigo" dessa autoridade, é indefensável sua permanência em posto (qualquer posto) de responsabilidade. Como se diz, não basta ser, a mulher de césar precisa parecer leal. Se o próximo governo mantiver um tal ministro (qualquer ministro)já sai perdendo poder que ganhou democraticamente nas urnas. Como se diz: ninguém merece...Se isso aconteceu o tal tem que pegar o boné e se mandar se não por vontade própria por força de autoridade. Ninguem (qualquer ninguem) consegue governar com um tipo desse nas altas esferas...Qualquer de nós que votou contra ou a favor do próximo governo, sente-se ultrajado como cidadão.

zé bronquinha disse...

O problema não é o Jobim agindo em defesa de seus interesses de classe.É sim um problema o lula guardar um misto de respeito e temor por esta nefasta personalidade do mundo da lustrosa malandragem. Não fosse assim não estaria ele "recomendando" a Dilma manter este Cabo Anselmo a frente do ministério da defesa.

Franz Neumann disse...

Wenn ich noch Kräfte habe, werde ich gern mitkämpfen. Das hat nicht zu tun mit Therapien!Herr Luix,Genosse (?), was Sie sagen, ist so gemein und sogar feige...

Anônimo disse...

Quê? Chico Buarque de Holanda? Mais um stalinista, assim como Jorge Amado, Oscar Niemayer, Graciliano Ramos,Mario Lago e outros que só tiveram projeção porque foram estimulados pelo ouro de Moscou.

luix disse...

Sim, é uma terapia Herr Franz, como vc fala é sim. E não tem nada de mesquinho nem covarde. O sr. está muito estressado. E a Hanke?

Franz Neumann disse...

Oja! Wo bist du Hanke? A s últimas notícias é que estaria - no alto de seus trinta anos - amasiada (é este o termo?) com um surfista que me pareceu última vez que os vi- algo degenerado, limítrofe no uso da linguagem humana e algo ambíguo quanto à definição sexual, próximo aos Schwulle que conheci à distância (!) na Berlin dos anos 20... Minhas esperanças de ter netos esfumam-se.

Luix disse...

Como assim, "onde vc está" Hanke? Então perdeste a moça?

Franz Neumann disse...

Fui muito rigoroso com a moça.Tentei combinar esquerdismo dos anos 30 à la Thälmann - com o prussianismo endêmico da época. Uma pitada de educação reichiana (Reich foi hoje recuperado pela mídia), apóstolo do uso intenso da genitália - teria permitido a minha querida neta um ambiente menos sombrio desde a adolescencia. Mas a obrigava a tomar banho vestida para não fitar as partes...

Demetrio disse...

De que partido mesmo é o Jobin? Ah, PMDB...

Não me surpreendo.

Fernando Coelho disse...

Ultimamente, por coincidencia ou nao, toda vez que assisto a TV Senado me deparo com o Simon e o Suplicy trocando salamaleques. E' um tal de "Vossa Excelencia para ca, Vossa Excelencia para la, quanta honra receber um aparte de um tal bastiao da democracia etc." Intragavel. Neste contexto nada mais natural que o FILISTEU Jobim no governo, de novo. Haja Estomazil.

edu disse...

Comprar avioes de guerra da França é ridiculo.

Se o Brasil declara guerra a um pais, digamos o pais X, nos compramos da França 20 avioes, digamos, basta ao pais X comprar 30 e perderemos a batalha no ar.

No fim quem vai ganhar a guerra é a França!!! Vamos falir comprando avioes para tentar ganhar a guerra do pais X, e eles tambem...

Porque nao desenvolver um programa de pesquisas que nos permita a produçao NACIONAL de avioes de guerra?

Bons ou ruins que sejam, ao menos serao feitos aqui e poderemos produzir milhoes, se necessario.

Alem das vantagens assessorias de um programa de pesquisas do genero, tantissimas coisas sao fruto do trabalho de criaçao e produçao de aeronaves do tipo, novos materiais, motores mais economicos e de maior desempenho etc etc.

So vejo vantagens em usar esses BILHOES em pesquisa e desenvolvimento de nossa industria.

lgonzales disse...

Edu. O objetivo deste complicadíssimo projeto FX-2 é justamente comprar tecnologia para o desenvolvimento da indústria aeronáutica. As propostas de aquisição do Gripen e do Rafale prevêem a fabricação futura de caças no Brasil.

edu disse...

Igonzales,

Obrigado, aprofundaste o tema com uma vertente interessante.

Anônimo disse...

um bom exemplo a ser seguido, lido no site: http://www.guardian.co.uk/news/blog/2010/dec/03/wikileaks-us-embassy-cables-live-updates

11.22am: The WikiLeaks affair has claimed its first victim, according to the EU Observer. It reports that Germany's vice-chancellor Guido Westerwelle today sacked his chief of staff for spying for the Americans.
Westerwelle's chief of staff, Helmut Metzner, admitted that he gave regular information to the US embassy in Berlin, and has been "relieved from his duties," a spokesman for the Liberal Free Democrats (FDP) said in a statement.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo