Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PT quer MST para ajudar no programa de Dilma


Movimento é um dos convidados de encontro em SP para discutir governo

O PT convidou o MST e outros movimentos sociais para discutir o governo Lula e colaborar com a campanha e o programa de governo de Dilma Rousseff (Casa Civil) em 2010. A informação está na Folha, de hoje.

O movimento, objeto de uma CPI no Congresso, é um dos principais convidados de um "colóquio" com o PT neste fim de semana em São Paulo.

João Paulo Rodrigues, um de seus principais líderes, dividirá amanhã uma mesa de debates com o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e o presidente da CUT, Artur Henrique. Dilma também estará no evento, em uma mesa separada.

Ontem, o PT reuniu seu GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) para definir os próximos eventos da candidatura Dilma.

Em 10 de novembro, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, vai se reunir com os 27 presidentes estaduais do partido. Irá pressioná-los para priorizar a aliança pró-Dilma. Isso significa abrir mão de candidaturas a governador, vice e senador para aliados, sobretudo o PMDB.

6 comentários:

Fabrício Nunes disse...

A história está dizendo ao MST que o trem está passando. Tomara que o movimento embarque nele. E não vá sentar à mesa com Dilma. Corre o risco de compartilhá-la também com Sarney, Temer, Stephanes, Meirelles...
É possível construir algo com quem Lula, antigamente, nominava como picaretas?
O MST precisa acordar para a "pelegagem" de parte da sua direção.

Pedro disse...

Hum. Apesar de todas as críticas que eu tenho ao governo, e à minha má vontade em votar na Dilma (se tiver Marina é nela que eu vou), um governo chamar os movimentos sociais para discutir o atual governo e colaborar na criação do programa do próximo é um gesto muito bacana.

Fabrício Nunes disse...

Não é "gesto bacana", Pedro. É mais um movimento de cooptação a que o MST vem sendo submetido pelo lulismo convertido, com a conivência de parte da direção dos sem-terra.

Ptrol disse...

Gostaria de saber qual é a base social de PSOL e PSTU que vá além da "barnabelândia" de sempre.

Pedro Lobato disse...

É, pode ser. Mas o fato do Lula chamar o MST não quer dizer necessariamente que eles se deixarão cooptar. Nem o Lula, ouvindo-os, vai cumprir o que decidir com eles. É difícil saber até que ponto o MST saberá se manter independente deste esquema. O que não pode, eu acho, é não-dialogar, virar as costas.
Dialogar não quer dizer ceder.
Estou sendo ingênuo?
Mas o MST nunca vai conseguir nada isolado, sozinho, sem um projeto que abarque o resto dos seguimentos e anseios da galera. (Eu ia dizer do povo, ou da nação, mas tá mais pra galera mesmo, aquele povo que rema debaixo do chicote).

Alice disse...

Nada mais natural o Partido dos Trabalhadores convidar o MST e outros Movimentos Sociais para a Construção do Programa de governo de Dilma. Afinal, o nascimento do PT resultou da união de todas as forças da sociedade civil brasileira, em especial dos Movimentos Sociais e dos Sindicais. Quem serão os protagonistas do Programa de Dilma? Os atores sociais contemporaneos e de vanguarda, predispostos a trabalhar pela continuidade do projeto de democratização do Brasil, que vem se desenvolvendo no Governo Lula.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo