Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Parlamentar petista paga pedágio ao paleojornalismo


Pode?

É de lamentar que parlamentares do campo popular e democrático (pero no mucho) ainda precisem desse expediente para se comunicar com a sua base eleitoral: usar a mediação da mídia oligárquica como método privilegiado de informar e expor as suas atividades congressuais.

Como não existe almoço grátis, também não existe divulgação sem pedágio. O custo não está calculado em moeda líquida, mas em informação, moeda igualmente valiosa e solvente no mundo da política convencional.

Admira que alguém que se tenha como politizado mantenha relação subalterna com o paleojornalismo de Ana Amélia Lemos, a geromusa do agronegócio e da transgenia. O caso se agrava quando sabemos das oportunidades que as novas tecnologias nos oferecem para criar e manter laços variados (sociais, políticos, comunitários, eleitorais, etc.) com pessoas, grupos e instituições usando os meios e recursos dos blogs, twitter, portais de relacionamento e outros. O custo econômico é quase nulo, o pedágio político-ideológico é zero e a submissão moral, inexistente.

Tem uma fábula, acho que é do La Fontaine, cuja conclusão moral é a seguinte: "Raposa que muito vai ao moinho beber água, tanto vai, que perde o focinho". Ou seja, perdem as suas feições, se despersonalizam, desfiguram a identidade.

Coisas da vida.

Fac-símile parcial da página 17 do jornal Zero Hora, edição de hoje, 20/out/2009.

12 comentários:

Fabrício Nunes disse...

Ô, Feil, isso não é meio sectário da tua parte?
Rosário é uma "adaptada", claro. Isso não se discute.
Mas qual o problema de ver-se veiculada na coluna da Margareth Tatcher da mídia guasca?
Penso que devemos cobrar de Rosário a omissão, por exemplo, sobre os índices de produtividade rural que o governo dela não mexe. Nem fala mais. Ou seja, cobrá-la pela omissão. Não porque - em princípio sem qualquer consequência - figura na inefável coluna.
Ou estarei ingenuamente enganado?

Anônimo disse...

Em relação a campo popular etc., a Rosário é beeeeeeem "pero no mucho"...

Já perdeu completamente a feição que a tornou uma das mais respeitadas vozes que se erguiam contra o "sistemão"...

Hoje, ela é um arremedo do que já foi um dia.

E isso é muito triste.

Cazé disse...

e vc acha que maria vai cobrar do lulismo os novos índices de produtividade, Nunes?

faça-me rir!

a praia de maria é outra, ela se formou na "acadimia" de quadros do pcdoB, o ninho do oportunismo e da traição.

Anônimo disse...

Até nos seus melhores momentos a Maria se relacionou bem com a mídia. Abriu o espaço por ser jovem, bonita e, na época de outra esquerda (exótica) que não o PT. Não vejo problema em ocupar esses espaços, mesmo que há gtempos a Rosário milite no "PT que Diz Sim" tb conhecido por "Amplo e Democrático" ou "Moderados".
(pborges)

Anônimo disse...

Cazé disse tudo, alias PCdoB quer dizer Partido dos Cargos do Brasil,
e não esqueçamos do ode a RBS feito por esta deputada no aniversario dos sionistas

jukão disse...

Maria é do partido do queromeu. Só isso. Oportunista lavada e enxaguada.

Fabrício Nunes disse...

Claro que não estamos debatendo a perspectiva de Rosário sair do campo oportunista.
Quis apenas assinalar que não é o fato dela estar na coluna inefável que a faz assim, uma adaptada - eu diria uma traidora fundamentalista, até. Como, de resto, é o lulismo.

bocó-de-mola disse...

Será mesmo que ela esta se metendo com a representante do latifundio gaucho?
Nossa !
Essa anamelialemos, irmã do presidente do banrisul, fernandolemos, não deixa nem o irmão ir prestar contas de supostas falcatruas denunciadas nos últimos anos no banco. Imagina se não vai cobrar pedágio.

severo disse...

É Lemos mas não é irmã do filhote de Simon do Banrisul.

van-poa-rs disse...

Ouvi na Band, que Ana Amélia Lemos tem planos de candidatar-se ao cargo de Senadora, em 2010! Procede esta triste notícia?

Anônimo disse...

A senhora maria do rosário, junto com manuela d'vila e luciana genrro prestaram homenagens a famiglia sirotski no aniversário da rbs no ano passado num festival de bajulação constrangedor! Foram cobradas por isso e sequer responderam aos e-mails. A rosário além disso loteu cargos nos correios do rs entre seus apanigudos. Esses vivem se escondendo pelos corredores da empresa com medo de encarar os funcionários pois fazem uma gestão pior que a do periodo da tucanalha. É vergonhoso. Ontem faziam piquetes na fente da empresa xingando os que não aderiam as greves,hoje perseguem os grevistas e fazem verdadeiro terrorismo psicologico tentando subter os funcionários pelo medo além de muitas outras barbaridades quem não cabem neste curto espaço.Por tudo isso, não me surpreendo, só espero que a resposta venha nas eleições.

Prestes disse...

Que a Maria do Rosário é "adaptada" como o Fabrício comentou não resta dúvidas.

Agora, não vejo mal na divulgação. Ruim é não divulgar. E não acho q seja necessário moeda de troca para q se divulgue aquela informação. A pessoa pode mandar um email e ver se é publicado ou não. Não necessariamente significa que se está tentando construir uma troca de favores.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo