Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 3 de outubro de 2009

Ministra diz que investimentos nos jogos serão controlados


Dilma prometeu criar estrutura especial de fiscalização dos gastos comandada pela Controladoria Geral da União

Para Dilma Rousseff, "vamos fazer a melhor Olimpíada de todos os tempos". "O Brasil tem outras fontes de financiamento [além do BNDES] e vamos usar todas. O governo federal não vai faltar, vamos usar todos os recursos que o Brasil tem, e temos muitos", afirmou a ministra-chefe da Casa Civil.

Mais cedo, ao ver o diretor de Inclusão Social e de Crédito do BNDES, Élvio Gaspar, nem lhe deu bom dia: "Prepare-se que você vai ter muito trabalho!".

Dilma prometeu criar estrutura especial de fiscalização dos gastos comandada pela Controladoria Geral da União.

"É um ponto com que vamos ter de nos preocupar muito. Quanto mais transparência, mais eficaz o gasto e a garantia de que resulte em obras, estádios e melhora na infraestrutura, aeroportos. Essa transparência é crucial", disse.

Perguntada se haverá um "PAC Olímpico", disse que era uma boa ideia e que a acataria.

Pré-candidata de Lula, esquivou-se de falar como possível presidente à época dos Jogos. "Tenho certeza de que Lula terá continuidade na figura de um representante da base na próxima eleição."

Dilma visitou obras do PAC no complexo do Alemão e esteve em duas futuras estações do teleférico e na construção de conjunto residencial. As informações são da Folha Online.

.............................

Para bem além da mera disputa esportiva, os jogos olímpicos representam disputa por recursos públicos investidos na infraestrutura urbana, no caso o Rio de Janeiro. Essa disputa acontece por meios lícitos e ilícitos, sobretudo estes. Por isso, o Estado brasileiro precisa se preparar para as demandas não-republicanas enroladas de contrabando na bandeira olímpica de 2016.

O planejamento econômico estrutural para a realização de um evento do porte das olimpíadas mundiais deve vir acompanhado de um planejamento dos controles físico-financeiros do mesmo.

Os exemplos abundam, se desconhece evento esportivo internacional - em qualquer latitude do globo terretre - que não tenha sido acompanhado de desvio de recursos públicos e apropriação privada do benefício que seria - em tese - público.

A corrupção é quase que imanente aos mega eventos esportivos da segunda metade do século 20 para cá. Assim como a natureza do gelo é ser frio, a natureza dos jogos olímpicos e futebolísticos é ser corrompido pelos oportunistas de sempre.

Por isso, folgamos em saber que a ministra-chefe da Casa Civil, mesmo em clima de festa e euforia, não esqueceu as regras básicas para fazer diminuir ao máximo a sanha onipresente da corrupção.

5 comentários:

Luís disse...

Independentemente das considerações necessárias desta matéria, eu, particularmente, estou saudando e vibrando muito mais com a decisão de ontem do que a da Copa do Mundo!!! Toda uma geração de jovens - em especial os que já são desportistas - será muito mais instada, de uma forma ou outra, e mesmo não seguindo carreira, a se aproximar do esporte, a viver o esporte, a praticar um esporte.

E uma provocaçãozinha básica para os anti-lulistas mais ferrenhos: o Serra, Arthur Virgílio & Cia só não enlouquecem de vez porque não será o Lula em 2010 - além de poderem contar com o quase-monopólio da grande mídia, claro. Só por estas duas razões eles tem chance no ano que vem...
KKKKKKKKKKKKKKK...

Oscar T. disse...

Abriu-se uma porta pra escandalos, superfaturamentos etc etc.. fatos não-republicanos, digamos.

Pelo Brasil nao sei de foi bom, mas pelo Lula foi otimo, alem de ver os tucanalhas desesperados!!

Luís disse...

Oscar: entendo perfeitamente o sentido mais do que necessário desta matéria, mas é bom não esquecer: corrupção é inerente ao capitalismo, não às Olimpíadas.

juarez disse...

Luís vc está falando das Olimpíadas atenienses, não?

Sim, porque as Olimpíadas modernas viraram um business capitalista como qualquer outro, onde os jogos são atrações pra manter a platéia ligada no espetáculo.

Vc está com uma visão muito romântica do esporte, meu caro.

Luís disse...

Juarez:
Em outras palavras: com ou sem Olimpíadas, a corrupção continuará inerente ao capitalismo, aqui ou em Atenas. Mas se preferes outros atividades, ok; eu sou desportista.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo