Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 5 de março de 2013

A guerra da bicicleta contra o automóvel



Na Holanda venceu a bicicleta, depois de uma luta de massa de dezenas de anos.

7 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Bicicleta é o transporte do futuro, torço por elas. Em Porto Alegre temos de tirar o espaço ocupado por carros particulares e colocar no lugar deles ciclovias. Tenho utilizado a ciclovia da Ipiranga, que ficou razoável, mas é necessário muito mais.

Anônimo disse...

Concordo que a bicicleta seja uma boa alternativa, todavia ela não é para todos.
Sem analisar o contexto urbano, esse discurso não passa de proselitismo contra carros, que querendo ou não, é uma opção de transporte como qualquer outra.
Também acho que tem carros em demasia em Porto Alegre, a frota atingiu 800 mil veículos!
Como adotar ciclovias para todos numa cidade cheia de lombas como Porto Alegre?
E quem não pode pedalar por qualquer motivo?
Alternativa de transporte pressupõe facilidade, não esforço.
Existem outras várias opções (metrô, aeromóvel, barcos etc).
Acho errado incentivar esse conflito de ciclistas e motoristas, até porque é fácil perceber o ódio daqueles contra quem dirige.
Raiva não pode ser o motivo de qualquer reivindicação justa.

Abraço,
Luciano.

Lucas Jerzy Portela disse...

Não há "guerra" nenhuma, Feil.

Ou melhor, há: do automóvel contra todos (contra o pedestre, a bicicleta, o bonde, etc.)


enquanto todos (bondes, bicicletas, pedestres) querem compartilhar espaço.

Nelson disse...

Excelente vídeo. Deve ser recomendado a um certo cidadão da nossa capital gaúcha que está a derrubar árvores para abrir mais espaço para automóveis. E justifica sua medida absurda afirmando que as pessoas não utilizam tais árvores.

Se bem que, aqui na minha cidade, a "Capital do Planalto", tem iluminados propondo a supressão do canteiro central da Avenida Brasil, o que tem de mais belo na via, para, em seu lugar, colocar corredores do ônibus e, claro, abrir mais espaço para os automóveis.

Carlos J. R. Araújo disse...

No Nordeste e no Norte, a bicicleta não é capaz de ser uma solução coletiva do transporte. Pedalar sob o sol, com o eterno calor, é impossível. Espero que os Estados do sul adotem. É uma solução que não tem volta nem opção: é a única possível, senão, em pouco tempo, pelo menos nas grandes cidades brasileiras, a vida ficará impossíbilitada.
A bicicleta tem dois inimigos: a indústria automobilística e vaidade satisfeita dos amantes do automóvel. Mas a vaidade é que sustenta aquela e constitui o único motivo de desejar a prevalência deste. Como dizia Bertrand Russel, as máquinas encantam. Digo eu: principalmente os vaidosos e elitistas.

Marcelo S. disse...

bicicleta nao é só ciclovia. É todo um conceito de cidade contrário ao que temos visto em porto alegre. Esse conceito vai a favor de parques, comercio de bairro, árvores, vida de bairro, transporte público, e vai contra prédios altos, shoppings, autos.

Callado disse...

Com os recursos da nova elevada sobre a av. Padre Cacique daria pra fazer um trecho quase completo de ciclovia em Porto Alegre. O projeto é muito feio e prevê uma ponte estaiada de mentirinha, coisa pra imitar S. Paulo. A prefeitura de Poa vai empregar dinheiro bom em estética discutível e inútil. Pura macaquice.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo