Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.
Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Contato com o blog Diário Gauche:
cfeil@ymail.com
Arquivo do Diário Gauche
-
▼
2013
(116)
-
▼
março
(8)
- Memória visual da ditadura civil-militar, em livro
- E a banda empresarial que ajudou na repressão e no...
- Populismo ou quando os processos históricos têm no...
- Pequeno debate sobre Chávez na Oxford University
- O despotismo infantil de nosso tempo: estamos cria...
- Santo Agostinho, o papa e a semântica do peido
- Se os humanos perturbarem o equilíbrio da Terra, s...
- A guerra da bicicleta contra o automóvel
-
▼
março
(8)
Links recomendados:
- Agência Brasil
- Agência Carta Maior
- Agência Pulsar
- Animot
- Biscoito Fino e a Massa
- Blog do Merten
- Blog do Nassif
- Blog do Planalto
- Blog Rádio COM
- Blogoleone
- Brasil de Fato
- Bullet Proof Blog
- Celeuma
- Cidadania.com
- Cloaca News
- Coletivo Catarse
- Coletivo Subverta
- Conversa Afiada
- Dialógico
- Diário Gauche (textos anteriores a Ago/2007)
- EconoBrasil - Economia Internacional
- Editora Expressão Popular
- Fórum de Reforma Urbana
- Grain.org
- Historiando
- Impedimento (Futebol)
- Instituto Humanitas - Unisinos
- Irã News
- Jornalismo B
- La Latina - Cinema
- La Vaca
- La Vieja Bruja
- Letteri Café
- Levante da Juventude
- Movimento Consulta Popular
- MST
- O petróleo tem que ser nosso
- Paideia Gaucha
- Partisan RS
- Pimenta Negra
- Ponto de Vista
- Porto Alegre Vive
- PT_Sul
- Página 12
- Pública, Jorn. Investigativo
- Radioagência NP
- RS Urgente
- Rádio da Universidade
- Sakamoto
- Sin Permiso
- Somos Andando
- Sátiro
- Tijolaço
- Varanda Cultural
- Vi o Mundo
- Via Campesina
Perfil do blogueiro:
- Cristóvão Feil
- Porto Alegre, RS, Brazil
- Sociólogo
7 comentários:
Bicicleta é o transporte do futuro, torço por elas. Em Porto Alegre temos de tirar o espaço ocupado por carros particulares e colocar no lugar deles ciclovias. Tenho utilizado a ciclovia da Ipiranga, que ficou razoável, mas é necessário muito mais.
Concordo que a bicicleta seja uma boa alternativa, todavia ela não é para todos.
Sem analisar o contexto urbano, esse discurso não passa de proselitismo contra carros, que querendo ou não, é uma opção de transporte como qualquer outra.
Também acho que tem carros em demasia em Porto Alegre, a frota atingiu 800 mil veículos!
Como adotar ciclovias para todos numa cidade cheia de lombas como Porto Alegre?
E quem não pode pedalar por qualquer motivo?
Alternativa de transporte pressupõe facilidade, não esforço.
Existem outras várias opções (metrô, aeromóvel, barcos etc).
Acho errado incentivar esse conflito de ciclistas e motoristas, até porque é fácil perceber o ódio daqueles contra quem dirige.
Raiva não pode ser o motivo de qualquer reivindicação justa.
Abraço,
Luciano.
Não há "guerra" nenhuma, Feil.
Ou melhor, há: do automóvel contra todos (contra o pedestre, a bicicleta, o bonde, etc.)
enquanto todos (bondes, bicicletas, pedestres) querem compartilhar espaço.
Excelente vídeo. Deve ser recomendado a um certo cidadão da nossa capital gaúcha que está a derrubar árvores para abrir mais espaço para automóveis. E justifica sua medida absurda afirmando que as pessoas não utilizam tais árvores.
Se bem que, aqui na minha cidade, a "Capital do Planalto", tem iluminados propondo a supressão do canteiro central da Avenida Brasil, o que tem de mais belo na via, para, em seu lugar, colocar corredores do ônibus e, claro, abrir mais espaço para os automóveis.
No Nordeste e no Norte, a bicicleta não é capaz de ser uma solução coletiva do transporte. Pedalar sob o sol, com o eterno calor, é impossível. Espero que os Estados do sul adotem. É uma solução que não tem volta nem opção: é a única possível, senão, em pouco tempo, pelo menos nas grandes cidades brasileiras, a vida ficará impossíbilitada.
A bicicleta tem dois inimigos: a indústria automobilística e vaidade satisfeita dos amantes do automóvel. Mas a vaidade é que sustenta aquela e constitui o único motivo de desejar a prevalência deste. Como dizia Bertrand Russel, as máquinas encantam. Digo eu: principalmente os vaidosos e elitistas.
bicicleta nao é só ciclovia. É todo um conceito de cidade contrário ao que temos visto em porto alegre. Esse conceito vai a favor de parques, comercio de bairro, árvores, vida de bairro, transporte público, e vai contra prédios altos, shoppings, autos.
Com os recursos da nova elevada sobre a av. Padre Cacique daria pra fazer um trecho quase completo de ciclovia em Porto Alegre. O projeto é muito feio e prevê uma ponte estaiada de mentirinha, coisa pra imitar S. Paulo. A prefeitura de Poa vai empregar dinheiro bom em estética discutível e inútil. Pura macaquice.
Postar um comentário