Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Google e a luta de classes dos algoritmos



Vc está sendo vigiado e classificado. Vídeo de 9 minutos que vai lhe interessar, se vc é um navegante virtual.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por divulgar este vídeo.
É muito importante que todos tenhamos noção das limitações do Google (pessoalmente, assustam-me menos as manipulações feitas pelo Facebook, por achar uma ferramenta prescindível).
Vejo algumas saídas para isto:

1 - Mecanismos de busca operados por empresas públicas, que garantiriam a transparência de critérios (os tais algoritmos, que serão sempre necessários) e a possibilidade de ajustá-los individualmente de acordo com as preferências de cada um, já que a internet é pública, antes de ser também comercial;

2 - Mecanismos de busca alternativos. Na medida em que sabemos que a exigência de capacidade de processamento e armazenamento em memória para "rodar" um sistema de mecanismo de busca é gigantesca (demandando, portanto, grande investimento inicial para qualquer empresa que se proponha a servir de alternativa ao Google) e fica difícil competir com a estrutura já montada pelo Google, a saída pode estar no conceito das redes distribuídas par-a-par (ou peer-to-peer - P2P). Com esta arquitetura, o processamento e o armazenamento são realizados pelos nós da rede - ou seja, pelos próprios usuários. Sugiro dar uma olhada no mecanismo de busca YaCy
Atenção: Existe uma demonização das redes P2P devido a um dos seus usos: o compartilhamento de arquivos. A grande polêmica - especialmente nos países centrais - a respeito da pirataria tem levado à criminalização desses aplicativos P2P. Mas esse é apenas um uso possível do conceito abstrato das redes par-a-par. O YaCY, até onde vi, não implica em absolutamente nenhuma ilegalidade, na medida em que não tem por objetivo o compartilhamento de arquivos, apenas dos dados necessários para o mecanismo de pesquisa.

severo disse...

muito boa dica do YaCy, já baixei e estou usando.
obrigado, glacê

Oscar T disse...

Muito boa dica! Vou baixar! Infelizmente não há nada novo pois esta busca direcionada já ocorria antes do Google. Por exemplo, ao entrar no site de lojas inglesas ou do Victoria & Albert Museum, logo surgem janelas em PORTUGUES! Provedor deles identifica aonde está o internauta.
Sugiro que pesquisem no Google "partido", do PC de casa, de notebook e de Lan house. Sugestões variam mesmo!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo