Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Líbia subtraída pela Otan


Poucos sabem, mas a Líbia tem vastos lençóis subterrâneos de água doce. Um dos motivos do presidente francês Nicolas Sarkozy ser o ponta de lança na invasão e massacre da Otan no norte da África é justamente o de defender os interesses das companhias francesas de beneficiamento (via produtos químicos como cloro e outros) da água potável. Assim, a Líbia será "liberada" (subtraída) não só de petróleo e gás, mas sobretudo, do chamado precioso líquido, a água cristalina e potável.

2 comentários:

Nelson disse...

Veja como são as coisas.
"Bem nutrido" de informações pelos órgãos da mídia hegemônica e seus (de)formadores de opinião, eu passei a acreditar que a única coisa que seria suprimida aos líbios era a ditadura de Kadhafi.

Nelson disse...

O problema que a Líbia apresentava aos EUA e à Europa Ocidental não era bem o regime ditatorial, mas a insistência de Kadhafi em guardar alguma autonomia* em relação aos ditames dos “donos do mundo” mantendo algumas posturas “retrógradas”, tais como:
- Um Banco Central público, realmente;
- Fornecimento de água gratuito à população;
- Educação gratuita;
- Apoio ao desenvolvimento autônomo e independente do continente africano. Exemplo: o satélite de comunicações lançado em 2007 e que poupou a 45 nações africanas o dispêndio de “um total de 500 milhões de dólares anuais que antes eram embolsados pelas companhias européias”, conforme informa o jornalista estadunidense, Ron Ridenour em http://www.rebelion.org/noticia.php?id=134850.
Ou seja, Kadhafi “roubou” mercado das empresas privadas o que é um pecado imperdoável.

Não, não! O Estado, ou seja, a sociedade, o povo, não pode ser dono desse ou daquele recurso/riqueza.
Na visão dos neoliberais, tudo que estiver sob estrito controle público/estatal e tiver potencial para gerar lucros, deve ser repassado à iniciativa privada – leia-se grandes empresários – para que esta acumule ainda mais ganhos.
Em verdade, os neoliberais vêem no assenhorear-se desses recursos/riquezas pertencentes à população a oportunidade de dar uma sobrevida de mais alguns anos/décadas ao capitalismo.

*Iniciada a década de 2000, Kadhafi “abriu as pernas”, escancarando, mesmo que não completamente, o país à espoliação do grande capital privado dos EUA e Europa. Como vemos, não foi suficiente.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo