Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A "novata" venceu em quatro regiões, o que "se preparou a vida toda" venceu só na região Sul


A "novata" Dilma obteve desempenhos como o de Lula em 2002 e 2006, no primeiro turno

Com 100% das urnas apuradas, a candidata Dilma Rousseff (PT), que obteve 46,91% dos votos válidos, vai ao segundo turno com José Serra (PSDB), com 32,61%. Marina Silva (PV) conseguiu 19,33% e Plínio Sampaio (PSol) teve 0,87%.

Por uma diferença de quase 6,3 milhões de votos, a petista não conseguiu se eleger no primeiro turno. Dilma venceu em quatro regiões, mas perdeu para Serra no Sul. No Nordeste e no Norte, Dilma ganhou com folga, mas liderou com vantagem menor no Sudeste e no Centro-Oeste.

No Sul, Serra ganhou, com 43,01%. Dilma teve 42,10%; e Marina, 13,64%. No Centro-Oeste, Dilma venceu por pequena vantagem, com 38,89%, contra 37,97% de Serra e 20,94% de Marina.

No Nordeste, Dilma teve o melhor desempenho com 61,63%. Serra obteve 21,48%; e Marina, 16,14%. No Norte, Dilma ficou com 49,23%; Serra, 31,95%; e Marina, 17,88%.

No Sudeste, região com o maior número de eleitores, Dilma obteve 40,88%, contra 34,58% de Serra e 23,18% de Marina.

Dilma venceu em 18 estados e Serra liderou em oito: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Marina ganhou no Distrito Federal, onde conseguiu 41,96% dos votos válidos, e ficou em segundo lugar em cinco estados - Acre, Amapá, Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro. No Ceará, ela empatou com Serra (16,36%).

Entre os votos no exterior, Dilma perdeu por cerca de quatro pontos percentuais. Ela obteve 36,81%, contra 40,25% de Serra e 20,43% de Marina. Entre os eleitores que votaram em trânsito, Dilma venceu com 39,15%. Serra obteve 31,18% e Marina ficou com 28,11%.

Os votos em branco somaram 3.479.320 (3,13%); e os nulos, 6.124.083 (5,51%). O Brasil tem 135,804 milhões de eleitores. A abstenção foi de 18,12%.

23 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Em Porto Alegre Serra venceu Dilma. Um presidente que tem 82% de aprovação, conforme as pesquisas, não conseguiu transferir 51% dos votos para sua criatura, estranho não é?

Luís disse...

A direita brasileira sofreu uma derrota histórica, pelo menos eleitoral.

No RGS quase não teve graça - aquele mesmo estado que os pós-modernistas diziam que o PT jamais voltaria a ganhar, talvez na esperança de que venais e fascistóides se eternizassem no Piratini.
No resto do país, talvez menos espetacular mas não menos importante: a "despreparada", o "poste", a "neófita" quase levou no primeiro-turno, e a maioria parlamentar e de governadores eleitos são da base governista.

Apesar da expectativa criada recentemente de que Dilma fosse ser eleita já, e eu também passei a acreditar que poderia, até 1 mês atrás eu enxergava 2 turnos, simplesmente porque jamais imaginei uma disputa limpa, ou que o baronato brasileiro fosse ficar contemplando a campanha revólver-na-mão-de-macaco de José-minha-filha-e-Dantas-Serra afundar sozinha.

Então, senhores, à luta, porque a vitória continua ao nosso alcance!

luciano disse...

se a vida fosse simples como teus números, Maia....

Anônimo disse...

Estranho é o mais preparado, com amplo apoio e parceria da midia fazer os votos que fez. Agora, nem com isso tudo vai adiantar, adiemos pois, a vitória que nos possibilitará ter apoio de Brasília para o RS sair desse atraso e mediocridade, onde os últimos governos enterraram o estado na puta lama da roubalheira.

Anônimo disse...

Tava lindo ontem em Porto Alegre, meus amigos. Realmente quando se trata dos PMDB's da vida ninguém pega uma bandeira com paixão e sai às ruas. Nem no ódio petista disfarçado de alegria qdo Fogaça ganhou a prefeitura.

Maia, sabe qual a diferença? é que ontem as pessoas se encontram e se abraçavam, comemoravam de verdade (coisa q acho que não sabes como é), pois sabem que um projeto está indo adiante. Ninguém ganhou um sanduíche e uma guaraná pra ir lá, como fazem os PMDB's da vida. Eu sai da frente dos meus livros e do meu PC, fui pra João Pessoa me alegrar com a gente toda, festejar que um projeto vai levar nosso país e nosso estado a um novo patamar.

Militância, sem golpe, é uma coisa que a direita nunca vai saber como é.

Anônimo disse...

O Maia tá com dor de cotovelo pq a chefa dele foi pro beleléu e ele vai perder o CC...tá em um dia de fúria!!!

sil

Anônimo disse...

E Dilma conseguiu tudo isso sendo atacada diariamente por veiculos de "comunicação" de massas (rádio e TV) que entram na casa de 99% dos brasileiros vendendo sua ideologia caduca, sua seita do livre mercado e suas baixarias mais abjetas como a etica seletiva e obscurantismo religioso . Mesmo assim seu ridiculo candidato não emplacou e só adiou sua derrota. Estranho né? Leonel-Alvorada-rs

Anônimo disse...

O principal fator que determinou a esmagadora vitória de Tarso aqui no RS foi o desastrosso "governo" da queridinha do ridiculo da maia. Foi sem dúvida o pior governo da história desse estado( rivalizando com o de antonio brito).Não adiantou a convocação de um batalhão de jornalistas corruptos,não adiantou fazer uma campanha carissima, de milhões (bastava andar pelas ruas para ver)e nem os conselhos de seu "mentor" antonio brito. Foi um fiásco hitórico de quem deveria sair do piratini direto para o pelletier.E o "jenio" da maia dizia que a quadrilheira crussius iria surpreender.

Fabricio disse...

da MAIA MUITO EXTRANHO FOI O PMDB AFUNDAR JUNTO COM A YEDINHA TODA PURA !! E O SERRA (ZÉ PEDÁGIO) TAMBÉM AFUNDOU NA LAMA DA YEDINHA !!

Anônimo disse...

Onde anda a jovem promessa da política gaúcha - o Fernando Schuller?

Remindo disse...

É que queremos mais 27 dias, Maia. Para pregarmos nosso programa de governo e a Dilma ir com maioria de mais de 60% de votos do 2º turno. São 27 dias para o PT poder falar do que já fez para o bem do Brasil. Acho que vais ter que te mudar para Santa Catarina.

Anônimo disse...

Certeza que no RGSul Dilma perdeu?

Anônimo disse...

Estranho é Serra ter tão poucos votos, apoiado pela maior parte da mídia e por tantas baixarias.
Além de tudo, vir nos apagar da luzes da campanha, desesperadamente , colocar o dinheiro a vista do eleitorado, na TV as cédulas de dinheiro, prometendo aumento das aposentadorias e salário mínimo.
Desespero, truculência - acho até mesmo crime eleitoral, oferecendo dinheiro -comprando votos.
Isso é muito estranho...

Anônimo disse...

O meu medo é que o RS sempre esteve com o sinal trocado em relação ao restante do país. Com exceção do famigerado governo Brito, quando o presidente era o FHC de triste memória, todos os governos no RS foram oposição ao governo federal.
Oxalá Tarso quebre mais esta tradição. Outra razão é o fato da eleição de Dilma depender de uma incógnita que foi e será incensada por toda a direita deste país. Sem falar no festival de baixarias e de pesquisas (compradas??) de ocasião tentando mostrar uma virada do candidato tucano.
Atentem para as próximas pesquisas, desconfiem de empate técnico ou leve vantagem do candidato oposicionista.
Eles não tem militância e nem Lula, mas tem a mídia e seus sabujos, aliado aos medos da classe média dita esclarecida e moderna. Serão tempos de muita luta.
Abraços,
José Luís.

Anônimo disse...

Feil

Aguardo uma postagem tua sobre o Paim (se achares que é o momento).

Abs

Christian

Anônimo disse...

Feil

Aguardo uma postagem tua sobre o Paim (se achares que é o momento).

Abs

Christian

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pessoal, gostei muito dos primeiros acordes do Tarso Genro pregando governo de coalizão, concertação etc. É exatamente esse o caminho. Tarso é sério, é competente e tem tudo para fazer um grande governo no RS. VAmos tocer por ele.

Anônimo disse...

Não vale a Dilma agora quando perder o Governo fazer aquela cara de choro da Maria Chorona do Rosário quando perdeu a Prefeitura.
Fiquei muito sensibilizado com aquela cena. Não entendo como as pessoas se adonam do que não é seu e sentem tanto a perda.
Lamentável.

Jéssica

Cristóvão Feil disse...

Prezado Christian,

Vamos deixar para quando terminar o processo eleitoral. Tenho muitas críticas ao senador Paim. Ele teve uma trajetória errante no Senado e nunca conseguiu politizar suas discordâncias com o Planalto. Discordar é positivo, mas deve ser sustentado politicamente, uma vez que ele fazia parte da base do governo.

Não acho o momento adequado para manifestar publicamente estas objeções.

Abç.

CF

cao@dino disse...

o maia joga de acordo com o vento.ele sempre deu pitacos aqui defendendo a direitona e atacando o pt e tudo que viesse da esquerda,agora que secou a teta ele simplesmente faz dois comentários no mesmo assunto provando que continua bipolar(não vou dizer que é mal intencionado,mas que ele não esta tomando os remédios),tarso é o caminho,é sério e competente. e vc vai torcer por ele.tá bom,eu acredito;qual é o cargo,e quanto vc quer ganhar?kkkkkkkkkkkkkkkkmeia vá chupar um prego até fazer rosca.

Anônimo disse...

Ficou sensibilizado é "jessica" ? Como assim "o que não é seu" ? Ah tá , tu es daquelas criaturas com mentalidade patrimonialistas que entende que a presidencia no Brasil(PARTE do "poder" politico) pertence aos donos de escravos, senhores da casa grande,as velhas oligarquias que comandaram o país por mais de 500 anos e não aceitam nem mesmo ceder um pouquinho do seu poder? O que um metalurgico ou uma gerrilheira querem se meter com "aquilo que não é seu" ? Pobre criatura és tu né "jessica" ? Vai derramar muitas lagrimas pois quem vai decidir isso é o povo em 31 de outubro e tu ja sabe o resultado. Né chorona?

Anônimo disse...

Acho que o maia quer um carguinho no próximo governo estadual. Ta ficando sem opções né babaca? Precisa se qualificar um pouquinho mais,volta daqui ha quatro anos.

Oscar T. disse...

Quem vem preparado é o peru Sadia...o resto é cópia, um tucano intragável!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo