Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A economia simbólica de ZH


Um editorial antidemocrático 

Observem como é ambígua, gelatinosa e incerta a relação de Zero Hora com os seus leitores. Internamente, sabe-se que a classificação "leitor" inexiste na empresa midiática RBS. Eles tratam o indivíduo como consumidor/cliente, uma flagrante redução face ao que o leitor de fato deveria ser tratado, ou seja, como cidadão, portador de direitos. Mas, como o exercício da cidadania é o que menos se pratica e se fomenta nos veículos da RBS, nada mais consequente que chamar o leitor de consumidor.

No anúncio institucional veiculado hoje (fac-símile acima), o jornal da família Sirotsky exagerou na ambiguidade. A economia simbólica da peça produzida pela agência Escala consegue regredir e rebaixar mais ainda a relação jornal/leitor. O sujeito não é cidadão, não é leitor, não é consumidor, o sujeito agora é súdito de um imaginário regime monarquista. A imagem de uma coroa cravejada de pedrarias como insígnia do monarca informa que o universo de ZH está dividido entre o Rei (o próprio jornal) e os súditos, os consumidores/leitores. Os súditos - vocês sabem, mas ZH, não - são uma categoria social completamente destituída de direitos. O súdito é um não-cidadão, assim como o consumidor.  

É evidente que o jornal oferece outra interpretação para a peça de hoje. As palavras podem enganar, mas os simbolismos, no entanto, só contam a verdade.

Este anúncio é um verdadeiro editorial antidemocrático e anti-republicano, ainda que simbólico.    

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente comparativo entre LULA, FHC, Dilma e Serra.
Em diversos sites diferentes:

http://www.scribd.com/doc/40068440/Lula-Fhc-Dilma-Serra

http://www.4shared.com/document/dGNaAvNq/lula_fhc_dilma_serra.html

http://www.megaupload.com/?d=TMLZDUVA

http://tinyurl.com/7681631238u

Unknown disse...

parabéns pelo post. escrevi algo similar sobre esta campanha da rbs em http://antiblogdecriminologia.blogspot.com/2010/10/as-negacoes-e-os-empresarios-morais.html

Anônimo disse...

eles estão dando um tiro no pé com essas sucessivas peças de publicidade, que na verdade só reforçam o discurso ao contrário. Como são burros que não percebem...

Anônimo disse...

Ainda esperamos que aprovem os comentários no Clic RBS que perguntavam quem pagou o anúncio de uma ONG chamada MOVE POA favorável ao projeto Pontal do Estaleiro.
Essa ONG com poucos dias de vida anunciou um anúncio chamado "rouba página" no valor de tabela de R$ 37 mil. O anúncio saira também no mesmo dia no Correio do Povo.

Mais detalhes (nos comentários) aqui: http://poavive.wordpress.com/2009/04/12/satanas-e-o-pontal/

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo